Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4800
Tipo documento: Dissertação
Título: O uso de smartphone/internet e indicadores psicossociais : estudo com adolescentes do ensino médio
Autor(es): Semensato, Cristiane Cruz Pereira Dias Guerra
Orientador(a): Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Soares, Ana Karla Silva
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Brito, Thiago Marques de
Resumo : Desde o surgimento das inovações da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s) cientistas tem se atentado a investigar aspectos favoráveis e desfavoráveis do seu uso, considerando uma linha tênue entre o uso e a dependência. Nesse sentido evidências científicas revelam que o uso demasiado do acesso à internet via smartphone está associado ao surgimento e manutenção de problemas emocionais, como, ansiedade, depressão, estresse, distúrbio do sono, entre outros. Este estudo investigou a relação entre o uso de internet via smartphone e indicadores emocionais (ansiedade, estresse e depressão) em adolescentes. Foram realizados dois estudos: a) Estudo 1 - revisão da literatura sobre pesquisas que investigam dependência de internet em adolescentes de 11 a 18 anos. Quatro bases de dados foram utilizadas e 115 artigos analisados. Os resultados corroboraram uma ascendência de estudos sobre o assunto nos anos de 2017, 2018 e 2020. Com evidências do uso demasiado de aparelhos eletrônicos conectados à internet, intitulado por dependência tecnológica ou riscos de desenvolvê-la, atrelado a impactos na saúde física, psicológica, assim como, influências em fatores de risco e proteção da juventude; b) Estudo 2 – realizou-se um delineamento transversal com abordagem quantitativa com uma amostra do tipo não-probabilística constituída por 73 estudantes com idade entre 14 e 15 anos, do ensino médio, de duas escolas particulares do município de Cuiabá-MT. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: Questionário sociodemográfico e de estratégias de coping, Teste de Dependência em Internet (YIAT), Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A). Os resultados revelaram que mais da metade dos participantes (n=44; 60%) apresentaram classificação média de dependência de internet. O uso de smartphone entre os adolescentes, foi proeminente, sendo que 44% dos participantes utilizam por mais de 7 horas por dia. Em relação aos indicadores psicossociais constatou-se classificação alta para depressão (25; 36%) e estresse (27; 37%) e classificação moderada para ansiedade (n=33; 45%). Sobre a condição preditiva entre as variáveis verificouse o poder explicativo da dimensão depressão e estresse na dependência do uso de Smartphone/Internet. Os resultados preliminares aproximam-se daqueles encontrados na área, indicando a importância de pesquisar e desenvolver estratégias preventivas de promoção de saúde voltadas para os adolescentes em relação ao uso de tecnologias digitais
Resumo em lingua estrangeira: Since the emergence of Information and Communication Technology (ICT) innovations, scientists have tried to investigate favorable and unfavorable aspects of its use, considering a fine line between use and dependence. In this sense, scientific evidence reveals that excessive use of internet access via smartphone is associated with the emergence and maintenance of emotional problems, such as anxiety, depression, stress, sleep disorder, among others. This study investigated the relationship between internet use via smartphone and emotional indicators (anxiety, stress and depression) in adolescents. Two studies were carried out: a) Study 1 - literature review on research that investigates internet addiction in adolescents aged 11 to 18 years. Four databases were used and 115 articles were analyzed. The results corroborated an ascendancy of studies on the subject in the years 2017, 2018 and 2020. With evidence of excessive use of electronic devices connected to the internet, called technological dependence or risks of developing it, linked to impacts on physical, psychological health , as well as influences on risk factors and protection of youth; b) Study 2 – a cross-sectional design with a quantitative approach was carried out with a non-probabilistic sample consisting of 73 high school students aged between 14 and 15 years, from two private schools in the city of Cuiabá-MT. Participants answered the following instruments: Sociodemographic and Coping Strategies Questionnaire, Internet Addiction Test (YIAT), Depression, Anxiety and Stress Scale for Adolescents (EDAE-A). The results revealed that more than half of the participants (n=44; 60%) had an average internet addiction rating. Smartphone use among teenagers was prominent, with 44% of participants using it for more than 7 hours a day. Regarding psychosocial indicators, a high rating was found for depression (25; 36%) and stress (27; 37%) and a moderate rating for anxiety (n=33; 45%). Regarding the predictive condition among the variables, the explanatory power of the depression and stress dimension in the dependence on the use of Smartphone/Internet was verified. The preliminary results are close to those found in the area, indicating the importance of researching and developing preventive health promotion strategies aimed at adolescents in relation to the use of digital technologies.
Palavra-chave: Adolescentes
Internet
Dependência de internet
Palavra-chave em lingua estrangeira: Adolescents
Internet
Internet addiction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: SEMENSATO, Cristiane Cruz Pereira Dias Guerra. O uso de smartphone/internet e indicadores psicossociais: estudo com adolescentes do ensino médio. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4800
Data defesa documento: 25-Feb-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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