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Tipo documento: Dissertação
Título: Orientação profissional : impasses na escolha na graduação
Autor(es): Cruz, Edileuza Aparecida Silva
Orientador(a): Lee, Henrique de Oliveira
Membro da Banca: Alves, Paola Biasoli
Membro da Banca: Lee, Henrique de Oliveira
Membro da Banca: Castilho, Pedro Teixeira
Resumo : Esta pesquisa propõe uma investigação sobre a construção da identidade ocupacional de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que apresentaram em suas queixas e demanda de atendimento ao Serviço de Psicologia Aplicada da UFMT, dilemas, medos, frustrações etc. que experimentam na vivência da graduação que escolheram. Tal investigação se constitui como uma pesquisa-intervenção, sendo a metodologia para coleta de dados a oferta de atendimento orientação profissional em modalidade clínica para estes estudantes. A identidade ocupacional é, segundo Bohoslavsky, a autopercepção, ao longo do tempo, em termos de papéis ocupacionais. A construção de uma identidade ocupacional relaciona-se, para modalidade clínica, com variáveis diversas como identificações familiares, narrativas de reparações afetivas e validação social da profissão. O objetivo deste estudo é empreender uma investigação dos processos subjetivos, bem como a percepção de determinações socias envolvidas na escolha de um curso de graduação e no posterior desenvolvimento de uma identidade ocupacional. Foram oferecidos até oito atendimentos individuais para estudantes que procuraram o Serviço de Psicologia Aplicada Universidade Federal de Mato grosso, com impasses a respeito do curso de graduação que escolheram. Os estudantes relataram tanto inseguranças com escolha que fizeram tanto quanto as escolhas posteriores que devem realizar cotidianamente em seus espaços de formação. As principais queixas permearam sensação de solidão, a falta de apoio familiar e acadêmico institucional para as angústias vivenciadas durante a graduação. Os atendimentos evidenciaram os conflitos internos dos discentes e auxiliaram no processo de significação pessoal das escolhas para a construção da identidade ocupacional.
Resumo em lingua estrangeira: The choice of an undergraduate course is a crucial moment in the lives of subjects whose insertion in the university space, in addition to enabling the acquisition of specific knowledge in professional fields and preparing students to enter the world of work, has consequences in several aspects in the construction of an adult identity. Most individuals begin to question and be asked about their professional choice in adolescence, a period of physical, emotional and social changes that may be accompanied by doubts, insecurities and, for some young people, capable of generating intense psychological suffering. In the literature within the field of Psychology, which has focused on professional guidance, variables such as family identifications, affective repairs, social validation of the profession, identity construction processes can be present when the subject experiences his process of defining an undergraduate course. The objective of this study is to undertake an investigation of the subjective processes involved in the professional choice through the assistance in professional guidance by the clinical modality. Up to eight individual consultations were offered to students who sought the Applied Psychology Service at the Federal University of Mato Grosso, with impasses regarding the degree they chose. Most students report insecurities with the choice they made, a sense of loneliness and feel a lack of family and academic support for the anxieties experienced during graduation. The assistance helped to understand the students' internal conflicts and the personal meaning of the choice for the construction of occupational identity.
Palavra-chave: Orientação profissional clínica
Escolha profissional na universidade
Psicanálise
Palavra-chave em lingua estrangeira: Clinical professional guidance
Professional choice at the university
Psychoanalysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: CRUZ, Edileuza Aparecida Silva. Orientação profissional: impasses na escolha na graduação. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4804
Data defesa documento: 3-Jul-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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