Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4806
Tipo documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre a qualidade de vida no trabalho de docentes que exercem cargos administrativos em uma instituição federal de ensino
Autor(es): Araújo, Marina Farias de
Orientador(a): Paula, Alessandro Vinicius de
Membro da Banca: Paula, Alessandro Vinicius de
Membro da Banca: Malvezzi, Sigmar
Membro da Banca: Masaro, Rita Eliana
Resumo : O trabalho e as complexas atividades desenvolvidas pelos docentes do ensino superior têm sido objeto de análise e investigação pelos pesquisadores, principalmente, após a expansão do ensino superior (ocorrida nas últimas décadas) e pelas transformações de natureza socioeconômicas e tecnológicas. No Brasil, é comum que os professores universitários assumam cargos administrativos sem prévia capacitação e orientação técnica referente às atividades e atribuições da gestão que irão exercer, ou seja, de forma geral, a formação dos docentes é marcada por algumas lacunas, especialmente, no quesito relacionado à gestão universitária. Adicionalmente, a pandemia de Covid-19 tem causado mudanças significativas no âmbito pessoal, político, socioeconômico, cultural etc. Para os docentes das Instituições de Ensino Superior (IES), uma destas transformações envolveu medidas de distanciamento social e a necessidade de ressignificar/redesenhar suas práticas profissionais, isto é, o fazer docente. Dessa maneira, verificou-se também a necessidade de investigar os impactos do trabalho remoto emergencial para estes profissionais docentes. O objetivo deste estudo foi identificar como a atuação nos cargos administrativos/gestão afeta a saúde e percepções de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos docentes da UFMT. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa de método misto (quantitativo e qualitativo) dividido em duas etapas: A) coleta de dados realizada por meio de um questionário on-line com itens referente ao perfil sociodemográfico/profissional; questões sobre a (in)satisfação com o trabalho/ensino remoto emergencial; e os instrumentos Qualidade de Vida no Trabalho Total (TQWL-42) e a Escala Multifuncional de Conflito Trabalho-Família (EMCT-F). B) realização de entrevistas semiestruturadas on-line. Para a análise quantitativa dos dados (primeira etapa), utilizou-se a análise descritiva simples e análises inferenciais (correlação e regressão). Já para a análise qualitativa dos dados (segunda etapa) utilizou-se o método de análise de conteúdo para a categorização/análise dos dados da pesquisa. Os participantes deste estudo foram os docentes ativos permanentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A etapa quantitativa considerou os dados de 290 docentes que participaram nas análises descritivas simples; 220 docentes compuseram a amostra das análises inferenciais. Nove docentes que exercem cargos administrativos remunerados participaram da etapa qualitativa (entrevistas). A análise dos resultados demostra que assumir cargos administrativos acarreta mudanças significativas na rotina de trabalho do docente, impactando, assim, na saúde e na percepção de QVT. Quanto ao trabalho/ensino remoto emergencial, ficou evidente o descontentamento docente com tal modalidade de trabalho, visto que relatam uma piora das condições de trabalho. Nota-se que as universidades públicas precisam investir em políticas de QVT direcionadas para os docentes gestores, dado que tais iniciativas contribuirão para a melhora do desempenho desses profissionais e, consequentemente, aumento do nível de saúde e QVT, bem como poderão prestar bons serviços para a população.
Resumo em lingua estrangeira: The work and complex activities developed by higher education professor have been the object of analysis and investigation by researchers, mainly after the expansion of higher education (which has taken place in recent decades) and by the transformations of socioeconomic and technological nature. In Brazil, it is common for university professors to assume administrative positions without prior training and technical guidance regarding the activities and management attributions they will exercise, that is, in general, the training of professors is marked by some gaps, especially in terms of related to university management. In addition, the Covid-19 pandemic has caused significant changes in the personal, political, socioeconomic, cultural areas, etc. For professors at Higher Education Institutions (HEIs), one of these transformations involved social distancing measures and the need to resignify/redesign their professional practices, that is, teaching. In this way, it was also verified the need to investigate the impacts of the emergency remote work for these teaching professionals. The aim of this study was identifying how performance in administrative/management positions affects health and perceptions of Life Quality at Work (LQW) of UFMT professors. It is a mixed method descriptive and explanatory research (quantitative and qualitative) divided in two stages: A) data collection carried out through an online questionnaire with items related to sociodemographic/professional profile; questions about (dis)satisfaction with emergency remote work/teaching; and the Life Quality instruments in the Total Work (TQWL-42) and the Multifunctional Work-Family Conflict Scale (EMCT-F). B) conducting online semi-structured interviews. For data quantitative analysis (first step), we used simple descriptive analysis and inferential analysis (correlation and regression). As for the qualitative analysis of the data (second step) the content analysis method was used for the categorization/analysis of research data. The participants in this study were the permanent active professors at the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The step of quantitative analysis considered the data of 290 professors who participated in the analysis's simple descriptions; 220 professors composed the sample of inferential analyses. Nine professors who hold paid administrative positions participated in the qualitative (interviews). The analysis of the results shows that assuming administrative positions procedures entails significant changes in the professor's work routine, thus impacting on health and on the perception of LQW. Regarding emergency remote work/teaching , the dissatisfaction of teachers with such a modality of work was evident , as they report a worsening of working conditions. Note that the public universities need to invest in LQW policies aimed at managing professors, given that such initiatives will contribute to the improvement of these professionals’ performance and, consequently, an increase in the level of health and LQW, as well as will be able to provide good services to the population.
Palavra-chave: Qualidade de vida no trabalho (QVT)
Saúde docente
Interferência trabalho-família
Docente gestor
Trabalho remoto
Gestão universitária federal
Palavra-chave em lingua estrangeira: Life quality at work (LQW)
Professor’s health
Work-family interference
Manager teacher
Remote work
Federal university mangement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: ARAÚJO, Marina Farias de. Um estudo sobre a qualidade de vida no trabalho de docentes que exercem cargos administrativos em uma instituição federal de ensino. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4806
Data defesa documento: 25-Feb-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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