Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4811
Tipo documento: Dissertação
Título: Escala de orientação profissional com sentido : adaptação e evidências de validade e de precisão
Autor(es): Nascimento, Raul Bruno Tibaldi
Orientador(a): Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Aquino, Thiago Antonio Avellar de
Membro da Banca: Alves, Rauni Jandé Roama
Resumo : Estudos psicológicos sobre o sentido de vida ganharam força com o desenvolvimento da Logoterapia e têm demonstrado a importância desse construto para aspectos de saúde, bemestar e qualidade de vida, entre outros. No campo da Orientação Profissional e de Carreira, um construto que se destaca são os interesses profissionais, cuja avaliação tem forte relevância para processos de construção de escolhas ocupacionais. A partir de articulações entre essas duas áreas de estudo, a presente pesquisa pretende contribuir com a disponibilidade, em contexto brasileiro, de um instrumento que avalie interesses profissionais em estreita associação com o sentido de vida. Diante disso, este trabalho teve como principal objetivo adaptar e reunir evidências de validade e de precisão para o uso da Escala de Orientación Vocacional con Sentido® no Brasil. A pesquisa foi executada em duas fases: na primeira, procedeu-se à tradução, avaliação por especialistas, avaliação por público-alvo, e retrotradução do instrumento; na segunda, a escala adaptada foi respondida por 141 estudantes de duas escolas da cidade de Cuiabá/MT, junto com o teste Avaliação de Interesses Profissionais (AIP) e um questionário socioeconômico. Na primeira fase, foi analisado o Coeficiente de Validade de Conteúdo em relação à avaliação dos especialistas sobre os critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica dos itens da escala. Na segunda fase, foram realizadas quatro análises fatoriais exploratórias, uma para cada componente de sentido de vida (emoção, cognição, coerência e identidade); também foram verificados os índices de correlação Tau-b de Kendall entre os fatores do instrumento adaptado e os campos de interesse profissional do AIP. Essas análises de dados foram realizadas nos programas Excel, Factor Analysis e SPSS, respectivamente. O coeficiente de validade de conteúdo total para cada um dos critérios e para o instrumento foram considerados aceitáveis. As análises fatoriais sugeriram uma estrutura composta por seis fatores distintos, mas alguns itens não apresentaram carga fatorial satisfatória. Em determinados componentes de sentido de vida, alguns fatores não apresentaram fidedignidade composta (precisão) aceitável, porém todos eles foram apontados como estáveis para possível replicação em estudos futuros. De maneira coerente e reiterada, os fatores do instrumento adaptado apresentaram índices de correlação moderada ou forte com campos de interesse profissional do AIP. De um modo geral e apesar das limitações quanto à amostra do estudo, os objetivos foram atendidos e foi possível fazer recomendações para novos estudos sobre a escala.
Resumo em lingua estrangeira: Psychological studies on the meaning in life gained strength with the development of Logotherapy and have demonstrated the importance of this construct for aspects of health, wellbeing and quality of life, among others. In the field of Vocational and Career Guidance, a construct that stands out are the professional interests, whose evaluation has strong relevance for the processes of construction of occupational choices. Based on articulations between these two areas of study, the present research intends to contribute to the availability, in the Brazilian context, of an instrument that assesses professional interests in close association with the meaning of life. Therefore, this study aimed to adapt and gather evidence of validity and reliability for the use of the Escala de Orientación Vocacional con Sentido® in Brazil. The research was carried out in two phases: in the first one, translation, evaluation by specialists, evaluation by target audience, and back-translation of the instrument were carried out; in the second one, the adapted scale was answered by 141 students from two schools in the city of Cuiabá/MT, along with the Avaliação de Interesses Profissionais (AIP) test and a socioeconomic questionnaire. In the first phase, the Content Validity Coefficient was analyzed in relation to the experts' assessment of the criteria for language clarity, practical relevance and theoretical relevance of the scale items. In the second phase, four exploratory factor analyzes were performed, one for each component of meaning of life (emotion, cognition, coherence and identity); Kendall's Tau-b correlation indices between the factors of the adapted instrument and the fields of professional interest of the AIP were also verified. These data analyzes were performed in Excel, Factor Analysis and SPSS programs, respectively. The total content validity coefficient for each of the criteria and for the instrument were considered acceptable. Factor analysis suggested a structure composed of six different factors, but some items did not present satisfactory factor loading. In certain components of the meaning of life, some factors did not show acceptable composite reliability, but all of them were identified as stable for possible replication in future studies. Consistently and repeatedly, the factors of the adapted instrument showed moderate or strong correlation indices with fields of professional interest in the AIP. In general, and despite the limitations of the study sample, the objectives were achieved and it was possible to make recommendations for further studies about the scale.
Palavra-chave: Logoterapia
Sentido de vida
Interesses profissionais
Orientação profissional
Avaliação psicológica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Logotherapy
Meaning in life
Professional interests
Vocational guidance
Psychological assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: NASCIMENTO, Raul Bruno Tibaldi. Escala de orientação profissional com sentido: adaptação e evidências de validade e de precisão. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4811
Data defesa documento: 23-Feb-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Raul Bruno Tibaldi Nascimento.pdf1.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.