Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4901
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
Autor(es): Brito, André Domingos de
Orientador(a): Sena, Ernesto Cerveira de
Membro da Banca: Sena, Ernesto Cerveira de
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Assumpção, Luis Filipe Bantim de
Resumo : Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para a produção de Histórias em Quadrinhos visando uma aprendizagem histórica significativa para os estudantes do ensino fundamental. Para isso, buscou-se compreender a conceitualização, definição e historicidade das histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino e a aprendizagem em história. Também procurou-se apresentar o debate sobre a inserção da aula-oficina de história como proposta construtivista para a aprendizagem histórica; e por fim indicou-se a elaboração de uma aula-oficina de história por meio da construção de histórias em quadrinhos que tenham como critério a mobilização da linguagem desses artefatos culturais e a cultura histórica dos estudantes de ensino fundamental. Esta pesquisa está voltada para os saberes referentes a Educação Histórica, visando atender jovens de escolas públicas.
Resumo em lingua estrangeira: This academic work has as a goal to propose a methodology for the production of Comic Books aiming a meaningful historical learning for students in the Elementary School. Therefor, we sought to understand the conceptualization, definition and historicity of comic books and their relationship with teaching and learning in History; we also sought to present a debate about the insertion of the History´s workshop-class as a constructivist proposal for historical learning; and finally, it was indicate the elaboration of a History´s workshop-class through the construction of Comic Books that have as a criterion the mobilization of the language of these cultural artifacts and historical culture of the students from Elementary School. This research is turned to the knowledge’s referred the Historical Education, aiming looking to youngers from public school.
Palavra-chave: Histórias em quadrinhos
Aprendizagem histórica
Aula - oficina
Palavra-chave em lingua estrangeira: Comic book
Historical learning
Workshop - class
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: BRITO, André Domingos de. Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4901
Data defesa documento: 29-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_André Domingos de Brito.pdf6.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.