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http://ri.ufmt.br/handle/1/4922
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Dificuldades de aprendizagem : influência da Educação Física sob o olhar da psicomotricidade |
Autor(es): | Brito, Talita Zanon |
Orientador(a): | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Membro da Banca: | Schuller, Juliana Aparecida de Paula |
Membro da Banca: | Salerno, Marina Brasiliano |
Resumo : | Baseado na minha experiência como professora de Educação Física, percebo as dificuldades que os alunos apresentam no desenvolvimento do aspecto físico, nas alterações no corpo, nas habilidades motoras, na capacidade sensorial e no aspecto cognitivo em decorrência de sua interação constante com o meio, implicando na forma como as crianças aprendem na escola. Portanto, o presente trabalho teve o objetivo de analisar o efeito das aulas de Educação Física, planejadas sob a ótica da Psicomotricidade, como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem de alunos com dificuldades na leitura e na escrita. Foram considerados, para o estudo, 12 crianças de ambos os sexos, com idades entre 11 e 12 anos, que frequentam o 5o e o 6o anos do Ensino Fundamental regular, e a sala de articulação de aprendizagem de uma Escola Estadual no Município de Primavera do Leste - MT. Os participantes da pesquisa passaram por uma avaliação diagnóstica inicial, feita pela professora pedagoga que atende na sala de Articulação da Aprendizagem, na qual foi feito um ditado com palavras de sílabas simples e complexas, antes e após as aulas de Educação Física planejadas sob a ótica da psicomotricidade. Foram elaboradas 18 aulas de Educação Física, por um período de 60 dias, cada aula com duração de uma hora. Para o levantamento dos dados, utilizando pressupostos da pesquisa de ação com uma abordagem qualitativa e para o procedimento de coleta de dados, foram utilizadas observações das aulas seguindo um roteiro, com registro no diário de campo. De maneira geral, pôde-se verificar que todas as crianças desse estudo apresentaram grandes dificuldades motoras. Isso já era de se esperar, uma vez que os estudos que relacionam desenvolvimento motor e rendimento escolar demonstram uma forte significância estatística entre o que a criança é capaz de aprender (cognitivo) e o que é capaz de realizar (motor). Nesta pesquisa, podemos afirmar que as crianças conseguiram avanços significativos em seu rendimento escolar, melhorando a performance na leitura e na escrita através de um plano de ação, com aulas de Educação Física em uma ação planejada e desenvolvida conjuntamente com a sala de articulação da escola, sob a ótica da psicomotricidade. Não se pretende, com isto, dizer que a psicomotricidade é um recurso para todos os problemas de aprendizagem, e tampouco afirmar que um desenvolvimento psicomotor inadequado pode ser a causa de todas as dificuldades escolares, mas queremos deixar a ressalva através da sua contribuição, que é corroborada pelas evidências da nossa intervenção. Uma criança ativa e bem estimulada tende a ter menos dificuldades escolares. Considera-se oportuna a continuidade de investigação, uma vez que estes resultados podem orientar os profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem a chegarem ao sucesso almejado no processo de escolarização. |
Resumo em lingua estrangeira: | As a Physical Education teacher, we realized that students showed difficulties in their physical development, body changes, motor skills, sensory and cognitive capacity due to their constant interaction with the environment, implying in the way children can learn at school. Therefore, this study aimed to analyze Physical Education classes effect, planned from the Psychomotricity perspective, as an auxiliary tool in the teaching-learning process of students with reading and writing difficulties. For the study, 12 children of both sexes, aged between 11 and 12 years old, who attend the 5th and 6th years of regular elementary school, and also the learning articulation room of a State School in the Municipality of Primavera do Leste - MT were considered. The articulation room is an alternative service for students with learning difficulties who attend the regular class and receive a specialized teacher assistance on the shift or in the counter-shift, with appropriate material and pedagogical resources. The research subjects underwent an initial diagnostic evaluation, in which a dictation was made with simple and complex syllable words, before and after the P. E. classes planned from psychomotricity perspective. Eighteen P. E. classes were developed, for a 60 days period and each class lasting one hour. For the data survey, using assumptions of action research with a qualitative approach, and for the data collection process, classes observations were used following a script, recorded in the field diary. In general, it was possible to verify that all children in this study had great motor difficulties. This was to be expected, since studies relating motor development and school performance demonstrate a strong statistical significance between what children are capable of learning (cognitive) and what they are capable of doing (motor). In this research, we can say that children achieved significant advances in their school performance, improving performance in reading and writing through an action plan, with P. E. classes in an action planned and developed jointly with the school's articulation room, under the psychomotricity perspective. This is not intended to say that psychomotricity is a resource for all learning problems, nor to say that inadequate psychomotor development can be the cause of all school difficulties, but we want to leave the proviso through its contribution, which is supported by the evidence of our intervention. An active and well-stimulated child tends to have less school difficulties. Continuity of research is considered opportune, since these results can guide the professionals involved in teaching-learning process to reach the desired success in the schooling process. |
Palavra-chave: | Educação física Dificuldades de aprendizagem Psicomotricidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education Learning difficulties Psychomotricity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | BRITO, Talita Zanon. Dificuldades de aprendizagem: influência da Educação Física sob o olhar da psicomotricidade. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4922 |
Data defesa documento: | 27-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
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