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Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino de Filosofia e a experiência filosófica no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA)
Autor(es): Chagas, Divina Mendes
Orientador(a): Theobaldo, Maria Cristina
Membro da Banca: Theobaldo, Maria Cristina
Membro da Banca: Olea, Hilda Regina Pereira Menezes
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Resumo : O questionamento que deu origem a esta pesquisa foi: como ensinar Filosofia para estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA)? As respostas iniciais me levaram ao conceito de experiência e me fizeram notar a sua relevância para pensar o ensino de Filosofia nesta modalidade da Educação Básica. O projeto de pesquisa surge da experiência em sala de aula e para ela retorna. A dinâmica na qual se movimenta a redação dos capítulos é aquela da colcha de retalhos, vou costurando questionamentos, possibilidades e autores. Nesse sentido, foi traçado um breve histórico da Educação de Adultos tendo por referência as Conferências Internacionais da Unesco (2012), mas também dos estudos da Andragogia de Knowles (2015) e educação para adultos presente nas obras de Paulo Freire (1996). Investigo, brevemente, o histórico do CEJA no Estado do Mato Grosso e da Filosofia documentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, é apresentado um suscinto histórico do conceito de experiência na História da Filosofia, com vistas a construir uma apropriação criativa das obras de Gelamo (2006), Aspis (2012) e Deleuze (2010); sigo com a caracterização da experiência filosófica e finalizo com a sustentação desta por meio da leitura e escrita filosóficas. Na sequência, são destacadas as diferenças que podem existir entre ensinar, comunicar e filosofar; para defender o ensino de Filosofia como experiência filosófica, Rancière (2002) foi o autor que me auxiliou neste momento. Por fim, apresento uma proposta de intervenção filosófica em sala de aula. tendo como apoio trechos da obra de Frantz Fanon (2008) e a metodologia proposta por Silvio Gallo (2012).
Resumo em lingua estrangeira: The question that gave rise to this research was: how to teach Philosophy to students at the Youth and Adult Education Center (CEJA)? The initial answers led me to the concept of experience and made me notice its relevance for thinking about the teaching of Philosophy in this modality of Basic Education. The research project arises from the classroom experience and returns to it. The dynamics in which the writing of the chapters moves is that of the patchwork, I start to sew questions, possibilities and authors. In this sense, a brief history of Adult Education was traced with reference to the Unesco International Conferences (2012), but also the studies of Andragogy of Knowles (2015) and adult education present in the works of Paulo Freire (1996). I briefly investigate the history of CEJA in the State of Mato Grosso and the Philosophy documented at BNCC. Next, a brief history of the concept of experience in the History of Philosophy is presented, with a view to building a creative appropriation of the works of Gelamo (2006), Aspis (2012) and Deleuze (2010); I continue with the characterization of the philosophical experience and conclude with its support through philosophical reading and writing. In the sequence, the differences that may exist between teaching, communicating and philosophizing are highlighted; to defend the teaching of Philosophy as a philosophical experience, and Rancière (2002) was the author who helped me at this time. Finally, I present a proposal for a philosophical intervention in the classroom, supported by excerpts from the work of Frantz Fanon (2008) and the methodology proposed by Silvio Gallo (2012).
Palavra-chave: CEJA
Experiência
Filosofia
Palavra-chave em lingua estrangeira: CEJA
Experience
Philosophy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO
Referência: CHAGAS, Divina Mendes. O ensino de Filosofia e a experiência filosófica no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4956
Data defesa documento: 30-Jul-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

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