Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4971
Tipo documento: Dissertação
Título: Proposta de ensino de Dinâmica adaptado ao sistema de ensino remoto com viés da aprendizagem significativa
Autor(es): Dourado, Marco Aurélio Rodrigues
Orientador(a): Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Maionchi, Daniela de Oliveira
Membro da Banca: Rodrigues, Thiago Rangel
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Resumo : Este trabalho é a culminância, por parte do professor, da realização do Mestrado Nacional Profissional de Ensino em Física, pela Universidade Federal de Mato Grosso através do Instituto de Física, campus Cuiabá. Teve como resultado a preocupação em se viabilizar a aprendizagem significativa no contexto de ensino remoto tendo em vista a pandemia da doença de COVID-19, entre os meses de abril e maio do ano de dois mil e vinte e um. O produto educacional se propõe à construção de uma relação dialógica entre o estudante e o material didático intermediada pelo professor, sendo este mecanismo adaptado ao ambiente de ensino online. O produto consiste em uma sequência de aulas sobre o tema Dinâmica Newtoniana e foi aplicado a alunos do primeiro ano do ensino médio da escola pública da rede estadual Governador José Frageli. Como inspiração teórica para a construção do produto se buscou os autores Novak e Gowin. A aplicação do produto se deu em quinze encontros online através da plataforma do google meet e do aplicativo whatsapp. A sequência didática tem duas etapas, a primeira é a construção de um mapa conceitual e aplicações de vídeos elaborados pelo autor, a segunda etapa consiste em estudos de textos própria autoria, por encontro síncrono. A avaliação de aprendizagem dos estudantes se deu com base em observações de indicadores de aprendizagem significativa através de aplicações de formulários, mapas conceituais, textos e discussões. A busca de evidências de aprendizagem recorreu ao aporte metodológico qualitativo de análise de conteúdo.
Resumo em lingua estrangeira: This work is the culmination, on the part of the professor, of the completion of the Professional National Masters in Teaching in Physics, by the Federal University of Mato Grosso through the Institute of Physics, Cuiabá campus. The result was the concern to enable meaningful learning in the context of remote education, in view of the COVID-19 disease pandemic, between the months of April and May of the year two thousand and twenty-one. The educational product aims to build a dialogic relationship between the student and the teaching material mediated by the teacher, this mechanism being adapted to the online teaching environment. The product consists of a sequence of classes on the topic of Newtonian Dynamics and was applied to first-year high school students at the public school of the Governador José Frageli state network. As theoretical inspiration for the construction of the product, the authors Novak and Gowin were sought. The product was applied in fifteen online meetings through the google meet platform and the whatsapp application. The didactic sequence has two stages, the first is the construction of a concept map and video applications prepared by the author, the second stage consists of studies of the author's own texts, by synchronous meeting. Student learning assessment was based on observations of significant learning indicators through application of forms, concept maps, texts and discussions. The search for evidence of learning resorted to the qualitative methodological contribution of content analysis.
Palavra-chave: Ensino de física
Aprendizagem significativa
Mecânica newtoniana
Ensino remoto
Dinâmica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Meaningful learning
Newtonian mechanics
Remote teaching
Dynamics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: DOURADO, Marco Aurélio Rodrigues. Proposta de ensino de Dinâmica adaptado ao sistema de ensino remoto com viés da aprendizagem significativa. 2021. 283 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4971
Data defesa documento: 19-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Marco Aurélio Rodrigues Dourado.pdf3.43 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.