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Tipo documento: Dissertação
Título: A evasão no ensino superior : a partir da perspectiva de estudantes que acessaram a assistência estudantil na UFMT
Autor(es): Oliveira, Gilvane Maria de
Orientador(a): Santos, Tania Maria Santana dos
Membro da Banca: Santos, Tania Maria Santana dos
Membro da Banca: Velasco, Erivã Garcia
Membro da Banca: Giolo, Jaime
Resumo : Esta dissertação tem como objetivo analisar a evasão de estudantes, que tiveram acesso a assistência estudantil entre os anos de 2012 e 2018 na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa (o que não exclui a recorrência de dados quantitativos). Para concretizá-lo se recorreu- à pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa empírica com a construção prévia de questionários que foram enviados, via e-mail, aos (as) discentes evadidos (as). A evasão no Ensino Superior é um fenômeno complexo que há algum tempo se tornou objeto de preocupação, em escala mundial, pelo fato de resultar em consequências de ordem econômica, social e acadêmica, que têm despertado o interesse das Instituições de Ensino Superior, que têm buscado implementar ações para diminuir os índices de evasão, de pesquisadores, que se dedicam à temática com objetivo de levantar indicadores que venham a subsidiar a elaboração de políticas públicas, e de outros estudiosos que se interessam pela questão. A diversidade conceitual em torno desse tema se constitui como um primeiro desafio a ser superado. Não existe consenso em relação ao que é a evasão. Não obstante se possa afirmar que a maior parte dos estudos considera como evasão a saída definitiva de um curso sem concluí-lo. Quanto às estratégias adotadas pelo Estado para erradicá-la, cabe destacar o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, que é voltado para o apoio à permanência estudantil e enfrentamento da evasão discente no Ensino Superior. Porém, o que se pode constatar, mesmo após a implantação do PNAES, é que os estudantes amparados pela assistência estudantil, ainda que em menor proporção em relação aos demais, continuam evadindo de seus cursos. Conclui-se afirmando que a evasão discente é um fenômeno de origem multicausal, porém a maior parte das razões que explica a problemática tem relação direta ou indireta com questões de ordem socioeconômica.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation aims to analyze the evasion of students who had access to student assistance between the years 2012 and 2018 at the Federal University of Mato Grosso -UFMT. This is a qualitative study (which does not exclude the recurrence of quantitative data). In order to achieve this, bibliographic, documentary and empirical research were used, with the previous construction of questionnaires that were sent, via email to dropout students. Evasion in higher education is a complex phenomenon that for some time has become an object of worldwide concern because it results in economic, social and academic consequences that have aroused the interest of Higher Education Institutions, which have sought to implement actions to reduce the dropout rates, of researchers, who dedicate themselves to the theme in order to raise indicators that may subsidize the elaboration of public policies, and of other scholars who are interested in the issue. The conceptual diversity around this theme constitutes a first challenge to be overcome. There is no consensus on what evasion is. However, it can be said that most studies consider evasion as the definitive departure from a course without completing it. Regarding the strategies adopted by the State to eradicate it, it is worth mentioning the National Student Assistance Plan - PNAES, which is aimed at supporting student permanence and facing student evasion in higher education. However, what can be seen, even after implementation of PNAES, is that students supported by student assistance, although in a lesser proportion in relation to the others, continue to evade their courses. It concludes by stating that student dropout is a phenomenon of multicausal origin, but most of the reasons that explain the problem are directly or indirectly related to socioeconomic issues.
Palavra-chave: Evasão
Ensino superior
Permanência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Evasion
University education
Permanence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: OLIVEIRA, Gilvane Maria de. A evasão no ensino superior: a partir da perspectiva de estudantes que acessaram a assistência estudantil na UFMT. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4973
Data defesa documento: 10-Jun-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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