Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4991
Tipo documento: Dissertação
Título: Aprendendo o movimento circular uniforme com o auxílio do ambiente virtual 3D VPython
Autor(es): Borges Junior, Agnaldo Gonçalves
Orientador(a): Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Sousa, Adellane Araujo
Membro da Banca: Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Resumo : Vivemos numa época em que o ensino de física necessita de mudanças. Métodos de ensino nos quais utilizam-se apenas material tradicional, como giz e quadro, não condiz com a realidade de aprendizado do aluno do século XXI adepto ao mundo virtual. É sabido da dificuldade do aluno de se imaginar e interpretar um fenômeno físico adequadamente. A dificuldade aumenta quando é preciso compreender algo que muda no espaço e no tempo dispondo para isso apenas de uma figura estática. Hoje temos a nosso favor opções modernas que funcionam como material pedagógico. Nesse âmbito destacamos as simulações computacionais contendo recursos didáticos atraentes na sua riqueza visual e ainda permitem a interatividade do aprendiz com o fenômeno que se deseja estudar. Nesse trabalho utilizaremos simulações de própria autoria desenvolvidas no ambiente virtual 3D conhecido por Vpython, a fim de discutir e compreender os conceitos relacionados ao movimento circular uniforme.
Resumo em lingua estrangeira: We live in a time when physics education demands change. Because teaching methods in which only traditional materials, such as chalk and chalkboard, do not match the learning reality of the 21st century virtual word adept student. It is well known the difficult students have to imagine and interpret a physical phenomenon properly. The difficulty increases when it is necessary to understand something that changes in space and time with only a static figure. Today we have many new options that work as pedagogical material. In this context we highlight the computational animations as didactic resources attractive for their visual richness and interactivity with the phenomenon studied. In this work we will use animations elaborated in the 3D virtual environment known as Vpython to discuss and understand the Uniform Circular Motion and the relations that surround this content.
Palavra-chave: Animação computacional
Ensino de física
Movimento circular uniforme
Material pedagógico
Vpython
Palavra-chave em lingua estrangeira: Computer animation
Physics teaching
Circular uniform motion
Teaching material
Vpython
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: BORGES JUNIOR, Agnaldo Gonçalves. Aprendendo o movimento circular uniforme com o auxílio do ambiente virtual 3D VPython. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4991
Data defesa documento: 14-Feb-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Agnaldo Gonçalves Borges Junior.pdf4.76 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_ Agnaldo Gonçalves Borges Junior - Prod. Educacional.pdf887.28 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.