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Tipo documento: Dissertação
Título: Esporte de invasão : inovações para o ensino do futsal no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Eduardo Silva dos
Orientador(a): Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Rodrigues, Heitor de Andrade
Resumo : Reconhecendo o desafio de romper com a tradição tecnicista e com o atual cenário de desinvestimento pedagógico, percebido no conhecido “rola bola”, buscamos com esse estudo apontar alternativas para a inovação da abordagem didático-pedagógica do conteúdo Esporte nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo dessa pesquisa foi implementar um processo de ensino e aprendizagem do esporte de invasão nas aulas de educação física, pautado nas novas tendências da Pedagogia do Esporte de forma articulada às recomendações da BNCC. Mais especificamente, analisar as potencialidades, as dificuldades e os desafios da implementação de uma proposta de ensino do Futsal pautada nas intenções táticas e nos jogos condicionados. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Natal/RN com uma turma de 6o ano do ensino fundamental. O método de pesquisa qualitativa adotado foi a Etnografia da Prática Escolar. Para coleta dos dados foram utilizados o questionário aberto, o diário de aula e o grupo focal, sendo os dados obtidos tratados por meio da análise de categorias de codificação proposta por Bogdan e Binken (1994). Dentre as potencialidades identificadas destacamos: definição de expectativas de aprendizagem alinhada aos saberes prévios dos alunos; capacidade de interação entre os saberes conceituais e corporais, assim como a possibilidade de sistematização dos elementos técnico-táticos inerente ao esporte de invasão ao longo dos anos da educação básica; participação ativa do alunos na resolução das situações-problemas geradas pelos jogos condicionados e atuação docente na mediação de sua compreensão tática; utilização da avaliação processual como aliada no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as dificuldades identificadas durante a implementação da proposta, destacamos: número excessivo de alunos por turma; escassez de material didático; tempo pedagógico reduzido para atingir os objetivos propostos; desequilíbrio nos conhecimentos prévios entre os alunos; inexperiência do professor-pesquisador e dos alunos na utilização da metodologia no contexto das aulas de Educação Física. Porém, constamos que nenhuma dessas dificuldades estão diretamente relacionadas as premissas das novas tendências da pedagogia do esporte, mas principalmente às condições objetivas do próprio contexto da educação física escolar. O desafio principal a ser enfrentado está relacionado ao processo de formação inicial e continuada de professores para que estes possam ser capacitados e se apropriar de novas competências ligadas as novas tendências da Pedagogia do Esporte, visando propiciar ao aluno uma educação esportiva significativa, que lhe permita o desenvolvimento de competências para usufruir de diferentes modalidades relacionadas ao esporte coletivo de invasão com proficiência e incorporar essas práticas corporais em sua vida para os fins que desejarem. Concluímos que esse estudo apontou uma alternativa de inovação no trato pedagógico do esporte de invasão Futsal nas aulas de Educação Física, ao propor o ensino pautado na compreensão dos princípios operacionais e intenções táticas através dos jogos condicionados. Ofereceu a possibilidade de uma participação ativa dos alunos, assim como a interação entre diferentes dimensões do conhecimento.
Resumo em lingua estrangeira: Reconociendo el desafío de romper con la tradición tecnicista y con el escenario actual de desinversión pedagógica, percibido en la conocida "roda pelota", buscamos con este estudio señalar alternativas para la innovación del enfoque didáctico-pedagógico del contenido deportivo en las clases de educación física de la escuela. El objetivo de esta investigación fue implementar un proceso de enseñanza y aprendizaje sobre los deportes de invasión en las clases de educación física, basado en las nuevas tendencias en la pedagogía deportiva de una manera que esté vinculada a las recomendaciones del BNCC. Más específicamente, para analizar el potencial, las dificultades y los desafíos de implementar una propuesta de enseñanza de fútbol sala basada en intenciones tácticas y juegos condicionados. El estudio se llevó a cabo en una escuela municipal en Natal/RN con una clase de sexto grado de primaria. El método de investigación cualitativa adoptado fue Etnografía de la práctica escolar. Para la recolección de datos, se utilizaron el cuestionario abierto, el diario de clase y el grupo focal, y los datos obtenidos se trataron mediante el análisis de las categorías de codificación propuestas por Bogdan y Binken (1994). Entre las potencialidades identificadas destacamos: definición de expectativas de aprendizaje en línea con el conocimiento previo de los estudiantes; capacidad de interacción entre el conocimiento conceptual y corporal, así como la posibilidad de sistematizar los elementos técnico-tácticos inherentes al deporte de invasión durante los años de educación básica; participación activa de los estudiantes en la resolución de situaciones problemáticas generadas por juegos condicionados y desempeño docente en la mediación de su comprensión táctica; uso de la evaluación de procedimientos como un aliado en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Entre las dificultades identificadas durante la implementación de la propuesta, destacamos: numero excesivo de estudiantes por clase; escasez de material didáctico; tiempo pedagógico reducido para alcanzar los objetivos propuestos; desequilibrio en el conocimiento previo entre los estudiantes; inexperiencia de docentes-investigadores y estudiantes en el uso de metodología en el contexto de las clases de Educación Física. Sin embargo, observamos que ninguna de estas dificultades está directamente relacionada con las premisas de las nuevas tendencias en la pedagogía deportiva, sino principalmente con las condiciones objetivas del contexto de la educación física escolar. El principal desafío a enfrentar se relaciona con el proceso de capacitación inicial y continua de los docentes para que puedan ser entrenados y apropiarse de nuevas habilidades vinculadas a las nuevas tendencias en la pedagogía deportiva, con el objetivo de proporcionar al estudiante una educación deportiva significativa, que le permita el desarrollo de habilidades para aprovechar diferentes modalidades relacionadas con los deportes de equipo con competencia e incorporar estas prácticas corporales en su vida para los fines que desee. Concluimos que este estudio señaló una alternativa innovadora en el tratamiento pedagógico del deporte de invasión de fútbol sala en las clases de Educación Física, al proponer una enseñanza basada en la comprensión de los principios operativos y las intenciones tácticas a través de juegos condicionados. Ofrecía la posibilidad de una participación activa de los estudiantes, así como la interacción entre diferentes dimensiones del conocimiento.
Palavra-chave: Pedagogia do esporte
Esporte de invasão
Ensino e aprendizagem
Intenções táticas
Jogos condicionados
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pedagogía deportiva
Deporte de invasión
Enseñanza y aprendizaje
Intenciones tácticas
Juegos condicionados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: SANTOS, Eduardo Silva dos. Esporte de invasão: inovações para o ensino do futsal no ensino fundamental. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5032
Data defesa documento: 25-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

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