Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5045
Tipo documento: Tese
Título: A cultura científica e o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura na Universidade do Estado do Amazonas – UEA
Autor(es): Segura, Eduardo Alberto das Chagas
Orientador(a): Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Brito, Licurgo Peixoto de
Membro da Banca: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Membro da Banca: Pantoja, Glauco Cohen Ferreira
Resumo : Esta Pesquisa apresenta a discussão a respeito do tema, cultura científica, nos cursos de licenciatura da Universidade do Estado do Amazonas e tem por objetivo geral, analisar como se dá a relação do processo de ensino/aprendizagem entre a cultura científica e os cursos de licenciatura de física, ciências biológicas e matemática desta Universidade. O estudo está embasado por Vogt (2006), Fernandez (2006), Oleícola (2009), Bauer, Shukla e Allum (2012), Suisso e Galieta (2015), Teixeira (2013), Vilela-Ribeiro e Benite (2013) e Brandi e Gurgel (2002), Vilanova (2015); dentre outros teóricos utilizados pela pesquisa. A perspectiva epistemológica da pesquisa segue direcionamentos da concepção de Stephem Toulmin que tem por característica reconhecer a autoridade dos conceitos que depende dos fatores históricos, sociais e culturais. O percurso metodológico está ancorado em uma pesquisa qualitativa que utiliza da técnica de entrevista com os coordenadores de cursos de licenciatura de física, ciências biológicas e matemática. Com os estudantes foi realizado, previamente um diagnóstico, por meio de um questionário, com o objetivo de identificar a percepção dos estudantes em relação ao tema cultura científica e como está sendo estimulada no ambiente acadêmico. Posteriormente, realizou-se um novo questionário com os estudantes a partir da perspectiva sociodemografica e das atitudes e valores que os estudantes possuem em relação à cultura científica. Foi realizada uma triangulação de dados com os resultados obtidos das entrevistas e do questionário aplicado aos estudantes. Desta forma, a tese da pesquisa, “a relação entre cultura científica e o processo de ensino aprendizagem nos cursos de licenciatura, não é suficiente para tornar o futuro docente um agente de enculturação”, foi testada e foram apresentadas sugestões e propostas de como realizar um curso de licenciatura articulado com a cultura científica a partir da perspectiva processual da relação ensino-aprendizagem. Como contribuição da pesquisa para área da Educação em Ciências, diz-se que a cientificidade precisa estar presente nos cursos de licenciatura, pois são os futuros professores que irão perpetuar a ciência na Educação Básica do País.
Resumo em lingua estrangeira: This research presents the discussion about the topic, scientific culture, in the undergraduate courses of the State University of Amazonas and its general objective is to analyze how the relation of the teaching / learning process between the scientific culture and the undergraduate courses physics, biological sciences and mathematics at this University. The study is based on Vogt (2006), Fernandez (2006), Oleícola (2009), Bauer, Shukla and Allum (2012), Suisso and Galieta (2015), Teixeira (2013), Vilela- Ribeiro e Benite Brandi and Gurgel (2002), Vilanova (2015); among other theorists used by the research. The epistemological perspective of the research is based on StephemToulmin, whose characteristic is to recognize the authority of concepts that depends on historical, social and cultural factors. The methodological course is anchored in a qualitative research that uses the technique of interview with the coordinators of undergraduate courses in physics, biological sciences and mathematics. The students were previously diagnosed using a questionnaire to identify students' perceptions regarding the subject of scientific culture and how scientific culture has been stimulated in the academic environment. Subsequently, a new questionnaire was carried out with the students from the sociodemographic perspective and the attitudes and values that the students possess in relation to the scientific culture. A triangulation of data was performed with the results obtained from the interviews and the questionnaire applied to the students. Thus, the research thesis, "the relationship between scientific culture and the process of teaching learning in undergraduate courses, is not enough to make the future teacher an agent of enculturation", was tested and suggestions and proposals were presented on how to perform a degree course articulated with the scientific culture from the procedural perspective of the teaching-learning relationship.
Palavra-chave: Cultura científica
Processo ensino-aprendizagem
Educação científica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Scientific culture
Process teaching-learning
Science education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SEGURA, Eduardo Alberto das Chagas. A cultura científica e o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. 2018. 139 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5045
Data defesa documento: 3-Dec-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2018_Eduardo Alberto das Chagas Segura.pdf2.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.