Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5046
Tipo documento: Tese
Título: O ensino de ciências com agroecologia em uma abordagem interdisciplinar
Autor(es): Coelho, Fernando Antonio Oliveira
Orientador(a): Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Coorientador: Silva, Francisco Hermes Santos da
Membro da Banca: Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Membro da Banca: Silva, Francisco Hermes Santos da
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Michelotti, Fernando
Membro da Banca: Trevisan, Inês
Resumo : O presente texto corresponde à tese construída a partir do questionamento “Que práticas de ensino de Ciências, interligadas aos saberes tradicionais e à Agroecologia, favorecem a formação do pensamento interdisciplinar do conhecimento científico?”. O objetivo geral da pesquisa é analisar a capacidade crítica dos alunos por meio de práticas de ensino de Ciências que permitam desenvolver o pensamento interdisciplinar. A tese em referência baseou-se nos fundamentos da interdisciplinaridade e em mapas conceituais na aprendizagem significativa. A pesquisa é de natureza qualitativa com pesquisa de campo, em que buscou-se compreender os significados e as interpretações dos dados obtidos. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida por meio de práticas em Quintais Produtivos complementada nas salas de aula, de caráter interdisciplinar entre ensino de Ciências, conhecimentos tradicionais e práticas agroecológicas com metodologias ativas, em que os alunos passaram da condição de observadores a pesquisadores. Nas práticas houve a exploração dos Quintais Produtivos sob diferentes aspectos, tais como percepções e modos de compreender os conceitos e significados. As atividades de campo foram complementadas com discussões e produção de mapas conceituais sobre o tema “Quintal Produtivo”. Os procedimentos metodológicos ocorreram em duas etapas: realização de oficinas com a construção de mapas conceituais e realização de duas visitas aos Quintais Produtivos em duas comunidades. Participaram da pesquisa um total de 48 alunos do 7º ano de duas escolas públicas, localizadas na zona rural do município de Bacabal, no Estado do Maranhão. Os instrumentos utilizados para a obtenção de dados foram os cadernos individuais, nos quais os alunos fizeram suas anotações durante as oficinas, os registros das visitas aos quintais produtivos, os momentos de discussão e de negociação de significados, as rodas de conversas com os proprietários dos quintais, os mapas conceituais, construídos pelos alunos após as duas visitas aos quintais produtivos. As análises dos resultados foram fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, na formação do pensamento interdisciplinar sobre o conhecimento científico e na evolução da aprendizagem dos alunos. A pesquisa revelou que o ensino contextualizado de Ciências associado aos conhecimentos prévios dos alunos, aos saberes tradicionais, aos conceitos de Agroecologia e a fenômenos naturais presentes nos Quintais Produtivos que a construção do conhecimento científico se manifesta de forma interdisciplinar; que o ensino contextualizado de Ciências associado aos conhecimentos prévios dos alunos se constitui um instrumento pedagógico capaz de motivar e provocar interesse na formação científica de jovens.
Resumo em lingua estrangeira: This text corresponds to the thesis from the following question, "Which Science teaching practices, interconnected with traditional knowledge and Agroecology, foment the development of interdisciplinary thinking in scientific knowledge?". The general objective of this inquiry is to analyze the critical capacity of students by Science teaching practices that allow them to develop interdisciplinary thinking. The thesis was based on foundations of interdisciplinarity and conceptual maps for meaningful learning. The research is qualitative in nature with field survey to understand the meanings and interpretations of the data obtained, and it was carried out in Productive Backyards and complemented into classrooms, with an interdisciplinary character between Science teaching, traditional knowledge and agroecological practices with active methodologies, where students moved from a condition of observers to researchers. In those practices, there was the exploration of Productive Backyards under different aspects such as perceptions and ways of understanding concepts and meanings. Field activities were complemented with deliberation and production of conceptual maps concerning the theme “Productive Backyard”. The methodological procedures took place in two stages: workshops with construction of conceptual maps and visits to Productive Backyards in two communities. A total of 48 7th grade students from two public schools, located in the rural area of the municipality of Bacabal, State of Maranhão, Brazil, were participants in this research. The instruments used to obtain data were personal notebooks, in which the students took notes during workshops and visits to the productive yards, in moments of discussion and negotiation of meanings and during conversation circles with yard owners. Conceptual maps made by the students themselves after two visits to the productive yards were also used for the data. The analysis of results was based on Meaningful Learning Theory, on development of interdisciplinary thinking about scientific knowledge and on the evolution of the students learning. In response to the guiding question of this research, it was revealed that a contextualized teaching of Science associated with the students' prior knowledge, traditional knowledge, concepts of Agroecology and natural phenomena present in Productive Backyards confirmed that the construction of scientific knowledge is manifested in a interdisciplinary way. The contextualized teaching of Science associated with the students' prior knowledge constitutes a pedagogical tool capable of motivating and arousing interest in a education of young people with scientific basis.
Palavra-chave: Aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Formação científica
Quintais produtivos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Meaningful learning
Conceptual maps
Scientific education
Productive backyards
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: COELHO, Fernando Antonio Oliveira. O ensino de ciências com agroecologia em uma abordagem interdisciplinar. 2021. 215 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5046
Data defesa documento: 2-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Fernando Antonio Oliveira Coelho.pdf6.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.