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Tipo documento: Tese
Título: Praxeologias da educação estatística na formação de professores dos anos iniciais : o caso do pensamento transnumerativo
Autor(es): Maranhão, Wilson Monteiro de Albuquerque
Orientador(a): Nunes, José Messildo Viana
Membro da Banca: Nunes, José Messildo Viana
Membro da Banca: Sales, Elielson Ribeiro de
Membro da Banca: Sá, Pedro Franco de
Membro da Banca: Pereira, José Carlos de Souza
Membro da Banca: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo : Em todas as sociedades e gerações, dados sempre foram gerados e informações também foram repassadas a todo momento, mas nunca na história da humanidade as pessoas tiveram acesso tão amplo e imediato a esses dados e informações. Sendo que em certas situações, são intencionalmente distorcidos gerando transtornos informacionais para toda uma comunidade. Estes são os tempos em que vivemos, em que urge a necessidade de os cidadãos serem preparados para questionar os conhecimentos que chegam até eles. Para estes tempos, duas teorias são muito adequadas a Estatística e a Teoria Antropológica do Didático (TAD): a Estatística com seus construtos permite ao indivíduo acolher, trabalhar e tirar conclusões acerca dos dados que lhe estão disponíveis e a TAD com a sua visão de um novo paradigma educacional, o paradigma de questionamento do mundo, contrapõem-se ao paradigma vigente, o paradigma monumentalista. Na pedagogia de questionamento do mundo, o sujeito é incentivado a exercer sua cidadania investigando os fenômenos de qualquer natureza (sociais, físicos etc.), e as ferramentas estatísticas possibilitam o tratamento das respostas obtidas. Porém, essa capacidade de questionamento e análise não se adquire de uma hora para a outra, deve-se edificar uma cultura estatística e de questionamento do mundo. O presente estudo, de metodologia qualitativa, tem como objetivo: Analisar as contribuições de praxeologias que favoreçam desenvolvimento do pensamento transnumerativo no equipamento praxeológico de graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia. E responder à questão: Quais praxeologias podem favorecer o desenvolvimento do pensamento transnumerativo com graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia a partir de um Percurso de Estudo e Pesquisa? Para isso foi realizado um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, voltado às praxeologias que possibilitam o desenvolvimento do pensamento transnumerativo. Como aponta o seu idealizador, Yves Chevallard, todo PEP é composto de condições e restrições que devem ser administradas no seu decorrer, assim a pandemia da COVID-19 e um apagão de energia no estado do Amapá se mostraram como restrições ao PEP realizado, e as condições impostas por elas foram administradas como, por exemplo, o uso de plataforma de ensino remoto para a realização das sessões. Durante esta pesquisa revelaram-se dois percursos, um relativo à investigação e outro referente à prática, sendo o primeiro com características de um Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores. A realização do percurso de estudo e pesquisa da prática proporcionou a confirmação da tese: Um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) aplicado no curso de Licenciatura em Pedagogia desencadeará praxeologias favoráveis ao desenvolvimento do pensamento transnumerativo. Acredita-se que o presente estudo tem grande potencial de contribuição à educação e outras pesquisas que busquem o desenvolvimento e sofisticação do letramento estatístico de nossa sociedade, permitindo assim a formação de cidadãos cada vez mais conscientes da realidade que os cerca.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: In all societies and generations, data has always been generated and information has also been passed on at all times, but never in human history have people had such broad and immediate access to this data and information. In certain situations, they are intentionally distorted, generating informational disorders for the entire community. These are the times we live in, where there is an urgent need for citizens to be prepared to question the knowledge that comes to them. For these times, two theories are very suitable for Statistics and the Anthropological Theory of Didactics (ATD): Statistics with its constructs allows the individual to receive, work and draw conclusions about the data that are available to them and ATD with its vision of a new educational paradigm, the paradigm of questioning the world, is opposed to the current paradigm, the monumentalist paradigm. In the pedagogy of questioning the world, the subject is encouraged to exercise his citizenship by investigating phenomena of any nature (social, physical etc.), and statistical tools enable the treatment of the answers obtained. However, this capacity for questioning and analysis is not acquired overnight, a statistical culture and questioning of the world must be built. The present study, of qualitative methodology, aims to: Analyze the contributions of praxeologies that favor the development of transnumerative thinking in the praxeological equipment of undergraduates in the Licentiate Degree in Pedagogy. And answer the question: What praxeologies can favor the development of transnumerative thinking with undergraduates of the Licentiate Degree in Pedagogy from a Study and Research Path? For this, a Study and Research Pathway (SRP) was carried out to train teachers in the early years of elementary school, aimed at praxeologies that enable the development of transnumerative thinking. As its founder, Yves Chevallard, points out, every SRP is composed of conditions and restrictions that must be managed during its course, so the COVID-19 pandemic and a power outage in the state of Amapá proved to be restrictions on the SRP carried out, and the conditions imposed by them were administered, such as, for example, the use of a remote learning platform to carry out the sessions. During this research, two paths were revealed, one related to research and the other related to practice, the first with characteristics of a Study and Research Pathway for Teacher Education. The completion of the study and research path of practice provided confirmation of the thesis: A Study and Research Pathway (SRP) applied in the Licentiate Degree in Pedagogy will trigger praxeologies favorable to the development of transnumerative thinking. It is believed that this study has great potential to contribute to education and other research that seek the development and sophistication of statistical literacy in our society, thus allowing the formation of citizens increasingly aware of the reality that surrounds them.
RÉSUMÉ: Dans toutes les sociétés et générations, des données ont toujours été générées et des informations ont également été transmises à tout moment, mais jamais dans l'histoire de l'humanité les gens n'ont eu un accès aussi large et immédiat à ces données et informations. Dans certaines situations, ils sont volontairement déformés, générant des troubles informationnels pour toute une communauté. C'est l'époque où nous vivons, où il est urgent que les citoyens soient prêts à remettre en question les connaissances qui leur parviennent. Pour ces temps, deux théories conviennent très bien à la statistique et la théorie anthropologique de la didactique (TAD): la statistique avec ses construits permet à l'individu de recevoir, de travailler et de tirer des conclusions sur les données dont il dispose et la TAD avec sa vision d'un nouveau paradigme éducatif, le paradigme du questionnement du monde, s'oppose au paradigme actuel, le paradigme monumentaliste. Dans la pédagogie du questionnement sur le monde, le sujet est encouragé à exercer sa citoyenneté en explorant des phénomènes de toute nature (social, physique etc.), et des outils statistiques permettent de traiter les réponses obtenues. Cependant, cette capacité de questionnement et d'analyse ne s'acquiert pas du jour au lendemain, il faut construire une culture statistique et un questionnement du monde. La présente étude, de méthodologie qualitative, vise à: Analyser les apports des praxéologies qui favorisent le développement de la pensée transnumérative dans l'équipement praxéologique des étudiants de licence en pédagogie. Et répondez à la question: Quelles praxéologies peuvent favoriser le développement de la pensée transnumérative chez les étudiants de Licence en Pédagogie de la Voie d'Etudes et de Recherche? Pour cela, un Parcours d'Etudes et de Recherches (PER) a été réalisé pour former les enseignants des premières années du primaire, visant à des praxéologies permettant le développement de la pensée transnumérative. Comme le souligne son créateur, Yves Chevallard, chaque PER est composé de conditions et de restrictions qui doivent être gérées au cours de son déroulement, ainsi la pandémie de COVID-19 et une panne de courant dans l'état d'Amapá se sont avérées être des restrictions sur le PER réalisé, et les conditions qu'elles imposaient étaient administrées, comme par exemple l'utilisation d'une plateforme d'apprentissage à distance pour réaliser les séances. Au cours de cette recherche, deux voies ont été révélées, l'une liée à la recherche et l'autre liée à la pratique, la première ayant les caractéristiques d'un parcours d'études et de recherche pour la formation des enseignants. La réalisation du parcours d'études et de recherche de pratique a permis de valider la thèse: Un parcours d'études et de recherche (PER) appliqué en Licence Pédagogie déclenchera des praxéologies favorables au développement de la pensée transnumérative. On pense que cette étude a un grand potentiel pour contribuer à l'éducation et à d'autres recherches qui visent le développement et la sophistication de la littératie statistique dans notre société, permettant ainsi la formation de citoyens de plus en plus conscients de la réalité qui les entoure.
Palavra-chave: Formação de professores
Anos iniciais
Ensino remoto
Percurso de estudo e pesquisa
Pensamento transnumerativo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher training
Early years
Remote teaching
Study and research pathway
Transnumerative thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: MARANHÃO, Wilson Monteiro de Albuquerque. Praxeologias da educação estatística na formação de professores dos anos iniciais: o caso do pensamento transnumerativo. 2021. 248 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5051
Data defesa documento: 16-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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