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http://ri.ufmt.br/handle/1/5051
Tipo documento: | Tese |
Título: | Praxeologias da educação estatística na formação de professores dos anos iniciais : o caso do pensamento transnumerativo |
Autor(es): | Maranhão, Wilson Monteiro de Albuquerque |
Orientador(a): | Nunes, José Messildo Viana |
Membro da Banca: | Nunes, José Messildo Viana |
Membro da Banca: | Sales, Elielson Ribeiro de |
Membro da Banca: | Sá, Pedro Franco de |
Membro da Banca: | Pereira, José Carlos de Souza |
Membro da Banca: | Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva |
Resumo : | Em todas as sociedades e gerações, dados sempre foram gerados e informações também foram repassadas a todo momento, mas nunca na história da humanidade as pessoas tiveram acesso tão amplo e imediato a esses dados e informações. Sendo que em certas situações, são intencionalmente distorcidos gerando transtornos informacionais para toda uma comunidade. Estes são os tempos em que vivemos, em que urge a necessidade de os cidadãos serem preparados para questionar os conhecimentos que chegam até eles. Para estes tempos, duas teorias são muito adequadas a Estatística e a Teoria Antropológica do Didático (TAD): a Estatística com seus construtos permite ao indivíduo acolher, trabalhar e tirar conclusões acerca dos dados que lhe estão disponíveis e a TAD com a sua visão de um novo paradigma educacional, o paradigma de questionamento do mundo, contrapõem-se ao paradigma vigente, o paradigma monumentalista. Na pedagogia de questionamento do mundo, o sujeito é incentivado a exercer sua cidadania investigando os fenômenos de qualquer natureza (sociais, físicos etc.), e as ferramentas estatísticas possibilitam o tratamento das respostas obtidas. Porém, essa capacidade de questionamento e análise não se adquire de uma hora para a outra, deve-se edificar uma cultura estatística e de questionamento do mundo. O presente estudo, de metodologia qualitativa, tem como objetivo: Analisar as contribuições de praxeologias que favoreçam desenvolvimento do pensamento transnumerativo no equipamento praxeológico de graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia. E responder à questão: Quais praxeologias podem favorecer o desenvolvimento do pensamento transnumerativo com graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia a partir de um Percurso de Estudo e Pesquisa? Para isso foi realizado um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, voltado às praxeologias que possibilitam o desenvolvimento do pensamento transnumerativo. Como aponta o seu idealizador, Yves Chevallard, todo PEP é composto de condições e restrições que devem ser administradas no seu decorrer, assim a pandemia da COVID-19 e um apagão de energia no estado do Amapá se mostraram como restrições ao PEP realizado, e as condições impostas por elas foram administradas como, por exemplo, o uso de plataforma de ensino remoto para a realização das sessões. Durante esta pesquisa revelaram-se dois percursos, um relativo à investigação e outro referente à prática, sendo o primeiro com características de um Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores. A realização do percurso de estudo e pesquisa da prática proporcionou a confirmação da tese: Um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) aplicado no curso de Licenciatura em Pedagogia desencadeará praxeologias favoráveis ao desenvolvimento do pensamento transnumerativo. Acredita-se que o presente estudo tem grande potencial de contribuição à educação e outras pesquisas que busquem o desenvolvimento e sofisticação do letramento estatístico de nossa sociedade, permitindo assim a formação de cidadãos cada vez mais conscientes da realidade que os cerca. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: In all societies and generations, data has always been generated and information has also been
passed on at all times, but never in human history have people had such broad and immediate
access to this data and information. In certain situations, they are intentionally distorted,
generating informational disorders for the entire community. These are the times we live in,
where there is an urgent need for citizens to be prepared to question the knowledge that comes
to them. For these times, two theories are very suitable for Statistics and the Anthropological
Theory of Didactics (ATD): Statistics with its constructs allows the individual to receive, work
and draw conclusions about the data that are available to them and ATD with its vision of a
new educational paradigm, the paradigm of questioning the world, is opposed to the current
paradigm, the monumentalist paradigm. In the pedagogy of questioning the world, the subject
is encouraged to exercise his citizenship by investigating phenomena of any nature (social,
physical etc.), and statistical tools enable the treatment of the answers obtained. However, this
capacity for questioning and analysis is not acquired overnight, a statistical culture and
questioning of the world must be built. The present study, of qualitative methodology, aims to:
Analyze the contributions of praxeologies that favor the development of transnumerative
thinking in the praxeological equipment of undergraduates in the Licentiate Degree in
Pedagogy. And answer the question: What praxeologies can favor the development of
transnumerative thinking with undergraduates of the Licentiate Degree in Pedagogy from a
Study and Research Path? For this, a Study and Research Pathway (SRP) was carried out to
train teachers in the early years of elementary school, aimed at praxeologies that enable the
development of transnumerative thinking. As its founder, Yves Chevallard, points out, every
SRP is composed of conditions and restrictions that must be managed during its course, so the
COVID-19 pandemic and a power outage in the state of Amapá proved to be restrictions on the
SRP carried out, and the conditions imposed by them were administered, such as, for example,
the use of a remote learning platform to carry out the sessions. During this research, two paths
were revealed, one related to research and the other related to practice, the first with
characteristics of a Study and Research Pathway for Teacher Education. The completion of the
study and research path of practice provided confirmation of the thesis: A Study and Research
Pathway (SRP) applied in the Licentiate Degree in Pedagogy will trigger praxeologies favorable
to the development of transnumerative thinking. It is believed that this study has great potential
to contribute to education and other research that seek the development and sophistication of
statistical literacy in our society, thus allowing the formation of citizens increasingly aware of
the reality that surrounds them. RÉSUMÉ: Dans toutes les sociétés et générations, des données ont toujours été générées et des informations ont également été transmises à tout moment, mais jamais dans l'histoire de l'humanité les gens n'ont eu un accès aussi large et immédiat à ces données et informations. Dans certaines situations, ils sont volontairement déformés, générant des troubles informationnels pour toute une communauté. C'est l'époque où nous vivons, où il est urgent que les citoyens soient prêts à remettre en question les connaissances qui leur parviennent. Pour ces temps, deux théories conviennent très bien à la statistique et la théorie anthropologique de la didactique (TAD): la statistique avec ses construits permet à l'individu de recevoir, de travailler et de tirer des conclusions sur les données dont il dispose et la TAD avec sa vision d'un nouveau paradigme éducatif, le paradigme du questionnement du monde, s'oppose au paradigme actuel, le paradigme monumentaliste. Dans la pédagogie du questionnement sur le monde, le sujet est encouragé à exercer sa citoyenneté en explorant des phénomènes de toute nature (social, physique etc.), et des outils statistiques permettent de traiter les réponses obtenues. Cependant, cette capacité de questionnement et d'analyse ne s'acquiert pas du jour au lendemain, il faut construire une culture statistique et un questionnement du monde. La présente étude, de méthodologie qualitative, vise à: Analyser les apports des praxéologies qui favorisent le développement de la pensée transnumérative dans l'équipement praxéologique des étudiants de licence en pédagogie. Et répondez à la question: Quelles praxéologies peuvent favoriser le développement de la pensée transnumérative chez les étudiants de Licence en Pédagogie de la Voie d'Etudes et de Recherche? Pour cela, un Parcours d'Etudes et de Recherches (PER) a été réalisé pour former les enseignants des premières années du primaire, visant à des praxéologies permettant le développement de la pensée transnumérative. Comme le souligne son créateur, Yves Chevallard, chaque PER est composé de conditions et de restrictions qui doivent être gérées au cours de son déroulement, ainsi la pandémie de COVID-19 et une panne de courant dans l'état d'Amapá se sont avérées être des restrictions sur le PER réalisé, et les conditions qu'elles imposaient étaient administrées, comme par exemple l'utilisation d'une plateforme d'apprentissage à distance pour réaliser les séances. Au cours de cette recherche, deux voies ont été révélées, l'une liée à la recherche et l'autre liée à la pratique, la première ayant les caractéristiques d'un parcours d'études et de recherche pour la formation des enseignants. La réalisation du parcours d'études et de recherche de pratique a permis de valider la thèse: Un parcours d'études et de recherche (PER) appliqué en Licence Pédagogie déclenchera des praxéologies favorables au développement de la pensée transnumérative. On pense que cette étude a un grand potentiel pour contribuer à l'éducation et à d'autres recherches qui visent le développement et la sophistication de la littératie statistique dans notre société, permettant ainsi la formation de citoyens de plus en plus conscients de la réalité qui les entoure. |
Palavra-chave: | Formação de professores Anos iniciais Ensino remoto Percurso de estudo e pesquisa Pensamento transnumerativo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher training Early years Remote teaching Study and research pathway Transnumerative thinking |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | MARANHÃO, Wilson Monteiro de Albuquerque. Praxeologias da educação estatística na formação de professores dos anos iniciais: o caso do pensamento transnumerativo. 2021. 248 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5051 |
Data defesa documento: | 16-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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