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Tipo documento: Tese
Título: A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)
Autor(es): Lima, José Ivanildo de
Orientador(a): Valente, Wagner Rodrigues
Membro da Banca: Valente, Wagner Rodrigues
Membro da Banca: Ghedin, Evandro
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Oliveira, Maria Cristina Araujo de
Membro da Banca: Chaquiam, Miguel
Resumo : A pesquisa que embasou este trabalho, intitulada “A Matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares - Roraima (1940 a 1990)” teve por objetivo analisar a Matemática presente na formação de professores para os primeiros anos escolares em Roraima, nas décadas de 1940 a 1990. Está assentada na linha de pesquisa “Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática” do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Intenta responder a questão: como esteve presente a Matemática na formação do professor dos primeiros anos escolares em Roraima nas décadas de 1940 a 1990? O recorte temporal da pesquisa se inicia na década de 1940, período em que se institucionalizou o sistema de ensino no antigo Território Federal do Rio Branco (1943), passando pela criação do Curso Normal Regional Monteiro Lobato (1949) até chegar a Escola de Formação de Professores de Boa Vista (1977), que se projetou, no âmbito regional, como principal instituição responsável por formar professores dos anos iniciais em Roraima, tendo seu auge na primeira metade da década 1990 e seu declínio nos finais da segunda metade. A base teórico-metodológica se ancora em ferramentas conceituais da história cultural, tais como: representação, apropriação e práticas, amparadas em Roger Chartier (1990). Outros conceitos da história das disciplinas escolares, tais como: a ideia de finalidades de objetivos e finalidades reais, cultura escolar compõem o ferramental, tomadas a partir de André Chervel (1990) e de Dominique Julia (2001). As categorias advindas da História da Educação, como os modelos dos conteúdos culturais-cognitivos e o pedagógicodidático de Dermeval Saviani (2008), além dos conceitos de saberes a ensinar e para ensinar descritos por Borer (2009) e Hofstetter e Schneuwly (2009) também são referenciados. O campo mais específico da História da Educação Matemática tem sua base nas pesquisas de Valente (1999, 2007a, 2010, 2011b). As fontes utilizadas na análise são: literatura memorialística, atas, grades curriculares, diários de classe, a legislação, decretos, cadernos de planos de aulas, relatórios e parte da entrevista de ex-aluno e professor que atuou nessas Escolas. A Matemática na formação do professor dos primeiros anos escolares descreve uma trajetória que passa, num momento, pela priorização da presença de saberes matemáticos do Ensino Secundário de 1.º e do 2.º Ciclos, em detrimento daqueles mais voltados para o nível de atuação do professor. Em outro, o movimento de organização curricular decreta em maior ou menor medida que os saberes para ensinar oscilam entre um saber de cultura geral e um saber profissional do nível de atuação do futuro docente.
Resumo em lingua estrangeira: The research entitled "Mathematics in teacher training of the first school years - Roraima (1940 to 1990)", aims to analyze the mathematics present in teacher training for the school exams in Roraima, in the 1940s to 1990s. It is in the research line "Training of Teachers for Education in Science and Mathematics" of the PhD Program of the Amazon Network of Education in Science and Mathematics (REAMEC). It tries to answer the question: how was mathematics present in the teacher training of the first school years in Roraima in the 1940s to 1990s? The temporal cut of the research began in the 1940s, when the education system in the former Federal Territory of Rio Branco (1943) was institutionalized, and the Monteiro Lobato Regional Normal Course was created (1949) until the Teacher School Training in Boa Vista started (1977), which was projected at the regional level as the main institution responsible for training teachers from the initial years in Roraima, having its peak in the first half of the 1990s and its decline in the latter half of the second half. The theoretical-methodological basis is anchored in cultural history conceptual tools , such as: representation, appropriation and practices, supported by Roger Chartier (1990). Other concepts in the school history subjects, such as: the idea of goals and real purposes, school culture make up the tooling, taken from André Chervel (1990) and Dominique Julia (2001). The categories derived from the Education History , such as the models of cultural-cognitive content and the pedagogicaldidactic of Dermeval Saviani (2008), besides the knowledge concepts to teach and to teach described by Borer (2009) and Hofstetter and Schneuwly (2009), are also used. The most specific field in the History of Mathematical Education has its basis in the researches of Valente (1999, 2007a, 2010, 2011b). The sources used in the analysis are: memorial literature, minutes, school frameworks, class diaries, legislation, decrees, lesson plans, reports and part of an ex-student interview and a teacher interview who acted in these Schools. The mathematics in teacher training from early school years describes a trajectory that passes at a time through prioritizing the presence of mathematical knowledge Secondary Teaching in 1 and 2 cycles at the expense of those more focused on the teacher’s level of activity. In another time, the curricular movement organization decrees to a greater or lesser extent, the knowledge articulation to teach with the knowledge to teach, it is oscillate between the general knowledge culture and those more professional in the level of the future teacher action.
Palavra-chave: História da educação matemática
Roraima
Formação de professores
Saberes matemáticos
Palavra-chave em lingua estrangeira: History of mathematics education
Roraima
Teacher training
Mathematical knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: LIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990). 2017. 276 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5095
Data defesa documento: 10-Feb-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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