Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5102
Tipo documento: Tese
Título: O ‘ocaso’ do curso de formação de professores em Ciências Biológicas : constructos multidimensionais do ‘crepúsculo’ acadêmico
Autor(es): Silva, Nadja Fonsêca da
Orientador(a): Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Pinheiro, Jackson Costa
Membro da Banca: Burak, Dionisio
Membro da Banca: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Membro da Banca: Pedrosa, Eliane Maria Pinto
Resumo : Esta pesquisa tem por objetivos conhecer para compreender e analisar – crítica e reflexivamente – as razões e motivações de professores e estudantes que levaram ao ‘ocaso’ do curso de ciências biológicas na UNICEUMA; identificar e explicitar as representações do ‘ocaso’ do curso de ciências biológicas tais como compreendidas pelos professores e estudantes integrantes da última edição deste curso; explicitar visões, concepções, crenças, aspirações, percepções, sentimentos e conhecimentos que possam ser significativos para expressar pontos de vista de estudantes e professores no curso de formação, bem como no exercício profissional da docência em ciências biológicas. A tese contida é o ‘ocaso’ do curso de Ciências Biológicas que pode ser redimensionado para propiciar a aurora de novo/outro curso a partir do envolvimento efetivo do seu corpo social específico – professores, estudantes e gestores – na universidade em uma nova proposição, justamente pela qualidade de suas ações e reações de superação. Para o desenvolvimento deste trabalho em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas individuais com os seis professores restantes, as quais foram gravadas, transcritas e os episódios recortados – transformados em dados – a partir da análise textual discursiva, além de aplicação de questionários a doze estudantes concluintes do curso de Ciências Biológicas buscando analisar as interações verbais que revelam os sentidos e significados do ‘ocaso’ no curso de licenciatura em Ciências Biológicas na instituição pesquisada. Tendo como diretrizes de investigação as vozes imbricadas dos sujeitos professores e estudantes, decorrentes da abordagem da pesquisa narrativa, foram estabelecidos eixos temáticos, que têm se explicitam na formação de professores e na comunidade de prática, para estudar o movimento dos processos auto-organizados – autoformação, autoconhecimento; autoeficácia, autoregulação; autossistema; autoria/autonomia - que, por meio de reflexões e ações, ampliaram o sentido e significados do corpo social da universidade – professores/estudantes/gestores. A análise e reflexão crítica sobre a possibilidade de superação do ‘ocaso’ no curso de ciências biológicas possibilitam compreender que a partir do que foi denominado de resiliência acadêmica, professores, estudantes e gestores têm condições de propor novo curso de ciências biológicas em termos eficientes e eficazes para formação de professores formadores nesta área.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to understand and analyze – critical and reflexively — the reasons and motivation of teachers and students who took the metaphorical ‘sunset’ - that is defined in astronomy as the moment when the trailing edge of the Sun's disk disappears below the horizon - of the Biological Sciences course from UNICEUMA University in Maranhao State; identify and clarify the representations of the ' sunset ' of biological sciences such as understanding in methodological terms by teachers and students of the last edition of this course; clarify visions, concepts, beliefs, aspirations, perceptions, feelings and knowledge that may be significant to express views of students and teachers in the theaching course, as well as in professional practice teaching in biological sciences. The thesis contained in this process is concerned the ' sunset ' of the Biological Sciences course which can be resized for the dawn of a new/other course from the effective involvement of their specific social body - teachers, students and administrators – at the University in a new proposal, precisely for the quality of its actions and reactions. For the methodological terms of development of this work individual interviews were held with six education teachers which were recorded, transcribed and the episodes cut – transformed into data — from the discursive, textual analysis of questionnaires with the twelve graduating students of the Biological Sciences, aiming to analyze the verbal interactions that reveal the senses and meanings of ' sunset ' in this profissional course in biological sciences research institution. With the research guidelines the interaction voices of subject teachers and students from the research approach to narrative, thematic axes were established, which array the training of teachers and community of practice in order to study the movement of self-organizing processes such as: independent learning, self-knowledge; self-efficacy, self-regulation; selfsystem; authorship/autonomy through reflections and actions, expanded the senses and meanings of the social body of the University which includes faculty/students/managers. From the analysis and critical reflection on the possibility of overcoming the ' sunset ' in the course of biological sciences makes it possible to understand that from what it was called academic resilience teachers, students and administrators can afford to propose a new course of biological sciences efficiently and effectively for teacher education in this area.
Palavra-chave: Formação de professores
Performatividade
Constructos multidimensionais da resiliência acadêmica
Qualidade de ensino
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher training
Performativity
Multidimensional constructs of academic resilience
Teaching quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SILVA, Nadja Fonsêca da. O ‘ocaso’ do curso de formação de professores em Ciências Biológicas: constructos multidimensionais do ‘crepúsculo’ acadêmico. 2017. 302 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5102
Data defesa documento: 13-Feb-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2017_Nadja Fonsêca da Silva.pdf3.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.