Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5105
Tipo documento: Dissertação
Título: A educação física no último ano do ensino fundamental : construindo saberes significativos
Autor(es): Freitas, Ana Paula Oliveira
Orientador(a): Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Schneider, Omar
Resumo : A investigação tem como tema “A Educação Física no último ano do Ensino Fundamental: Construindo saberes significativos”, e seu objetivo principal é entender como os alunos vêm construindo seus saberes na disciplina de Educação Física, bem como quais os significados atribuídos a esses saberes. A pesquisa levou em consideração a trajetória percorrida durante o mestrado, bem como a trajetória profissional da pesquisadora como professora. A pesquisa-ação aconteceu em um Centro Municipal de Educação Básica, em um bairro periférico, na cidade de Barra do Garças – MT, na turma do nono ano A. A partir do planejamento com o professor da turma, a professora pesquisadora desenvolveu diferentes atividades pedagógicas com os alunos, utilizando alguns instrumentos de pesquisa, como o questionário, a roda de conversa gravada e o diário de campo. A análise dos dados coletados demonstra que os alunos vêm construindo saberes e atribuindo significados sobre a Educação Física, mas que, nem sempre esses saberes aprendidos são fáceis de serem identificados, precisando uma análise mais profunda, pois se evidenciou que quanto mais expresso pelo corpo o saber, mais difícil sua expressão verbal ou escrita. A Educação Física é entendida pela maioria como uma disciplina curricular e não só como um momento de lazer. Mesmo assim, consegue ainda envolver os alunos, que participam na maioria pelo gosto e não só pela obrigatoriedade. A Educação Física é vista como momento de aprender diferentes práticas corporais, bem como momento de conhecimento de diferentes saberes sobre o corpo e sua relação com o outro e com o mundo que o cerca. O estudo aponta que a prática da Educação Física está atrelada ao gosto, fazem porque gostam. Uma evidência de que o ensino está voltado ao protagonismo, no qual os alunos tenham mais liberdade e autonomia, bem como a partir de temas de seus cotidianos.
Resumo em lingua estrangeira: Its theme is "Physical Education in the last year of Elementary School: Building meaningful knowledge", and its main objective is to understand how students have been building their knowledge in the subject of Physical Education, as well as the meanings attributed to this knowledge. The action research took place in a Municipal Basic Education Center, in a peripheral neighborhood, in the city of Barra do Garças - MT, in the class of the ninth grade A. Based on the planning with the class teacher, the research teacher developed different activities with the students, using some research instruments, such as the questionnaire, the recorded conversation wheel and the field diary. The analysis of the data collected shows that students have been building knowledge and assigning meanings about Physical Education, but that these learned knowledge are not always easy to be identified, requiring a deeper analysis, as it seems to us that the more expressed by the body the know, the more difficult its verbal or written expression Physical Education is understood by the majority as a curricular discipline and not only as a leisure moment. Even so, it still manages to involve the students, who participate in the majority for the pleasure and not only for the obligation. The students of the ninth grade of elementary school at the researched school, have recognized the construction of knowledge in Physical Education classes. Understanding it beyond knowing how to do. Physical Education is seen as a time to learn different body practices, as well as a time to learn different knowledge about the body and its relationship with the other and the world around it. The study points out that the practice of Physical Education is linked to taste, they do it because they like it. Evidence that teaching is focused on protagonism, in which students have more freedom and autonomy, as well as from themes of their daily lives.
Palavra-chave: Educação física
Pesquisa-ação
Saberes significativos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical education
Action research
Significant knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: FREITAS, Ana Paula Oliveira. A educação física no último ano do ensino fundamental: construindo saberes significativos. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5105
Data defesa documento: 24-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Ana Paula Oliveira Freitas.pdf954.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.