Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5117
Tipo documento: Tese
Título: “A Jornada do Herói” em narrativas sobre professor pesquisador em Ciências Biológicas
Autor(es): Anic, Cinara Calvi
Orientador(a): Gonzaga, Amarildo Menezes
Membro da Banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Membro da Banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Membro da Banca: Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Membro da Banca: Ponciano, Nilton Paulo
Membro da Banca: Leal, Davi Avelino
Resumo : Esta pesquisa investiga as percepções sobre pesquisa de oito professores formadores de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, colhidas por meio de entrevista oral e escrita de memorial de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na abordagem narrativa, tendo como premissa o ato de narrar como uma oportunidade aos professores de refletirem sobre suas vivências e experiências, conferindo-lhes novos sentidos e significados e consistindo, portanto, numa atividade formativa. O contexto institucional investigado é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) que oferta o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desde 2002 e cujo Projeto Pedagógico do Curso (PPP) é norteado pela tendência professor pesquisador e desenvolvimento do professor reflexivo. Parte-se da narrativa da trajetória formativa do próprio pesquisador para dialogar com os teóricos que discutem temáticas como a formação para a pesquisa, a tendência professor pesquisador e o papel das narrativas como instrumento de formação para os professores. Elegeu-se a ―Jornada do Herói‖, proposta na década de 1940 por Joseph Campbell, como forma de estruturar a narrativa. As análises realizadas nos permitiram inferir aspectos que explicam a prática docente desses professores, os quais tiveram uma formação tecnicista e com poucas experiências em pesquisa na Educação Básica e formação inicial. Constatou-se que a consolidação teórica, epistemológica e metodológica para a formação do professor pesquisador no IFAM, especialmente no curso de Ciências Biológicas, é um processo que exige investimentos intelectuais, institucionais, discussões e reflexão sistematizada, ação essa que pode ser potencializada pelas narrativas de si.
Resumo em lingua estrangeira: This research investigates the research perceptions of eight professors of a Biological Sciences undergraduate course, obtained through an oral interview and written training memorial. This is a qualitative research based on the narrative approach, based on the premise of narrating as an opportunity for teachers to reflect on their experiences and experiences, giving them new meanings and meanings and thus constituting a formative activity. The institutional context investigated is the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) that offers the course of Degree in Biological Sciences since 2002 and whose Pedagogical Project of the Course (PPP) is guided by the trend professor researcher and development of the reflective teacher . It begins with the narrative of the formative trajectory of the researcher himself to dialogue with the theorists who discuss themes such as the formation for the research, the tendency professor researcher and the role of the narratives as an instrument of formation for the teachers. The "Journey of the Hero", proposed in the 1940s by Joseph Campbell, was chosen as a way of structuring the narrative. The analyzes allowed us to infer aspects that explain the teaching practice of these teachers, who had a technical background and with few experiences in research in Basic Education and initial formation. It was verified that the theoretical, epistemological and methodological consolidation for the training of the researcher professor in the IFAM, especially in the Biological Sciences course, is a process that requires intellectual, institutional investments, discussions and systematized reflection, which can be enhanced by narratives of itself.
Palavra-chave: Formação de professores
Narrativas
Ciências biológicas
Professor pesquisador
Jornada do herói
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher training
Narratives
Biological sciences
Research teacher
Hero's journey
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ANIC, Cinara Calvi. “A Jornada do Herói” em narrativas sobre professor pesquisador em Ciências Biológicas. 2016. 214 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5117
Data defesa documento: 8-Nov-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2016_Cinara Calvi Anic.pdf1.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.