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Tipo documento: Tese
Título: Práticas epistemológicas de estágios curriculares de Matemática : o caso da produção científica e pedagógica de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Autor(es): Neves, Sandra do Socorro de Miranda
Orientador(a): Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Pinheiro, Sheila Costa Vilhena
Membro da Banca: Mendes, Iran Abreu
Membro da Banca: Alves, José Moysés
Membro da Banca: Nunes, José Messildo Viana
Resumo : Neste estudo apresento uma investigação da produção científica stricto sensu de um Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática em especial na área de Educação Matemática atinente ao período de 2012 a 2016. Meu propósito é conhecer os termos epistemológicos de construção de conhecimento matemático nos Estágios Curriculares de Matemática, assim como desvelar discussões de pesquisadores dessa temática. A base empírica da pesquisa resultou em três teses dentro da totalidade de 22 teses produzidas no período definido. A investigação é de caráter qualitativo, posto que tem em vista tratar epistemologicamente da produção cientifica referida e orientada pela utilização de um estudo correlato. Este exige análises atentivas nas diversas leituras das teses que foram selecionadas a partir do esquema paradigmático inspirado em Gamboa (1987) para identificar estruturalmente as características dos textos definidos como teses nos níveis metodológico, teórico, técnico e epistemológico, evidenciando os pressupostos lógico-gnoseológicos e os pressupostos ontológicos do objeto de estudo. Nesse âmbito, investigo a produção científica que se debruça sobre as práticas epistemológicas de Estágios Curriculares de Matemática investigando seu desenvolvimento, tendências e perspectivas sustentadas pela indagação inicial de pesquisa relativa aos termos pelos quais o professor-formador trata a epistemologia da matemática quer em estágios curriculares quer lidando com projeções de ensino e de aprendizagem no âmbito da formação docente de professores de matemática. Explicitamente, meu objetivo é identificar, organizar e documentar para compreender as bases epistemológicas que subjazem às práticas de ensino de matemática que se evidenciam, como práticas epistemológicas e tornam-se cerne de estágios curriculares. Com base nos resultados da pesquisa, trato de discutir marcos e marcas significativas que dão identidade a essa área, apresentando fragilidades que precisam ser superadas, bem como sucessos alcançados. O estudo permite afirmar que as teses evidenciam ações desenvolvidas no estágio supervisionado no curso da formação do professor de Matemática, ampliando possibilidades formativas, proporcionando reflexão e buscando imprimir unidade entre teoria-e-prática. Nas teses analisadas há restrições em função da fragmentação e da falta de enfoque e de abordagens para consideração epistemológica na relação sujeito-objeto, fazendose necessário explicitar a concepção do professor que se deseja formar e as concepções matemáticas relacionadas, tal como a do próprio estágio. Em termos epistemológicos específicos, os resultados dessa investigação possibilitam concluir que, a produção cientifica sob análise em geral e em particular sobre a pesquisa em Educação Matemática, não devem ser realizadas de maneira parcimoniosa, com ênfases apenas relativas à ações metodológicas, mas, sobretudo, atribuindo sentido e significados a questões epistemológicas da matemática, tendo em vista romper com o ecletismo simplista no que tange à abordagem metodológica e valorizando a complexidade epistemológica da matemática para o professor como fio condutor que compreende as necessidades de aprimoramento da formação docente.
Resumo em lingua estrangeira: In this study I present an investigation of the scientific production stricto sensu of a Graduate Program in Teaching Science and Mathematics specially concerned to the area of Mathematics Education for the period 2012 to 2016. My purpose is to know the epistemological terms of construction of Mathematical knowledge in Mathematics Curricular Stages, as well as unveiling discussions of researchers on this subject. The empirical basis of the research resulted in three theses within the total of 22 theses produced in the defined period. The research is qualitative in nature, since it aims to treat epistemologically the scientific production referred to and guided by the use of a correlated study. This study requires careful analysis in the various readings of the theses that were selected from the paradigmatic scheme inspired by Gamboa (1987) to identify the structurally characteristics of the texts defined as theses at the methodological, theoretical, technical and epistemological levels, in order to evidence the assumptions logicalgnoseological and the ontological of the object of study. In this context, I investigate the scientific production that deals with the epistemological practices of Mathematics Curricular Stages investigating their development, trends and perspectives supported by the initial inquiry of the research regarding the terms by which the teacher-trainer treats the epistemology of mathematics either in curricular stages or dealing with teaching and learning projections within the framework of teacher training for mathematics teachers. Explicitly, my goal is to identify, organize, and document to understand the epistemological underpinnings underlying mathematical teaching practices that are evidenced as epistemological practices and become the core of curricular stages. Based on the research results I try to discuss significant marks that give identity to this area presenting weaknesses that need to be overcome as well as achieved successes. The study allows to affirm that the theses show actions developed in the supervised stage in the course of the teacher training of Mathematics expanding formative possibilities and providing reflection and seeking to impart unity between theory-and-practice. In the theses analyzed there are restrictions due to fragmentation and lack of focus and approaches to epistemological consideration in the subject-object relationship, making it necessary to explicit the conception of teacher one wishes to form and the related mathematical conceptions, such as one's own internship. In specific epistemological terms, the results of this investigation make it possible to conclude that the scientific production under analysis in general and in particular on research in Mathematics Education should not be done in a parsimonious way, with emphasis only on methodological actions, attributing sense and meaning to the epistemological questions of mathematics with a view to break with the simplistic eclecticism regarding the methodological approach, evaluating the epistemological complexity of mathematics for the teacher as a guiding thread that understand the needs of improvement of the teacher training.
Palavra-chave: Educação matemática
Estágio curricular
Epistemologia da matemática
Formação de professores
Teses de doutorado
Professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Curricular internship
Epistemology of mathematics
Teacher training
PhD theses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: NEVES, Sandra do Socorro de Miranda. Práticas epistemológicas de estágios curriculares de Matemática: o caso da produção científica e pedagógica de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. 2017. 145 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5119
Data defesa documento: 29-Aug-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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