Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5131
Tipo documento: Tese
Título: Recursos didáticos em ensino de Biologia : configurações epistemológicas da produção doutoral brasileira (1972-2014)
Autor(es): Freitas, Lilliane Miranda
Orientador(a): Ghedin, Evandro
Membro da Banca: Ghedin, Evandro
Membro da Banca: Teixeira, Paulo Marcelo Marini
Membro da Banca: Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
Membro da Banca: Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
Membro da Banca: Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Resumo : A presente pesquisa problematiza a constituição teórica da subárea de pesquisa em Ensino de Biologia partindo da seguinte questão: Que pressupostosteóricos emergem da pesquisa sobre Recursos Didáticos no Ensino de Biologia, a partir das pesquisas brasileiras em nível doutoral, e como eles projetam epistemologicamente a área de Ensino de Biologia no Brasil? Para responder tal questão, o objetivo geral desta investigação é analisar o quadro histórico-epistemológico que tem fundamentado a produção doutoral brasileira sobre Recursos Didáticos no Ensino de Biologia desde sua fundação (1972-2014). Como metodologia utilizamos, na dimensão conceitual da pesquisa, a hermenêutica crítica proposta por Paul Ricoeur para análise das obras em Ensino de Biologia. A dimensão concreta da pesquisa foi realizada em duas etapas: i) sistematização das 876 dissertações e teses em Ensino de Biologia defendidas no período de 2005 a 2014, baseada nos descritores: ano, instituição, foco temático, conteúdos biológicos e nível de ensino; ii) dentre as 171 teses em Ensino de Biologia defendidas neste período, foram selecionadas para compor o conjunto analítico aquelas teses cujo foco temático era ‘Recursos Didáticos’, que agregam um total de 29 obras. Analisamos hermeneuticamente 24 teses as quais tivemos acesso ao texto na íntegra, identificando autores e referências, interpretando contextos e sentidos. A partir disso, operamos a síntese das principais teorias e expressões simbólicas que têm fundamentado a área de Ensino de Biologia nos últimos anos nesse foco temático. No conjunto de teses sobre Recursos Didáticos encontramos fundamentos teóricos relacionados com abordagens Construtivistas, Teoria Histórico-Cultural, Teoria Progressista de Paulo Freire, Teorias da Linguagem e a Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Além desses quadros teóricos, identificamos algumas expressões simbólicas que foram recorrentes nas obras analisadas. São discursos que tem sustentado e provocado discussões sobre determinados aspectos do ensinoaprendizagem em Biologia, são elas: ‘formação do cidadão’, ‘como, por que e o que ensinar?’, e a ‘(re)contextualização do conhecimento’. Quanto aos referenciais das obras sobre Recursos Didáticos, identificamos a predominância de referências a autores brasileiros e especialmente de pesquisadores nacionais com destacada experiência na área de Educação em Ciências/Biologia e da Educação em geral. A análise empreendida nos levou a defender a tese de que as pesquisas sobre Recursos Didáticos em Ensino de Biologia no Brasil estão fundamentadas em um compêndio teórico particular, que se vincula epistemologicamente à produção acadêmica da própria área, às perspectivas cognitivistas, educacionais e críticas do conhecimento. Acreditamos que a partir de meados da década de 1990, momento em que a área entra em seu terceiro período histórico, ocorreu o processo de estruturação desse compêndio teórico de referência para a área de Ensino de Biologia/Ciências, que não mais fundamentam-se apenas em referências gerais da Educação, da Psicologia ou da Filosofia, mas leva em conta a realidade educacional brasileira e as especificidades dos conteúdos biológicos tanto nas práticas de ensino quanto nas práticas de formação para o ensino de Biologia.
Resumo em lingua estrangeira: This research analyzes the theoretical constitution of the subarea of research in Biology Teaching starting with the question: What theoretical assumptions emerge from research on Didactics Resources in Biology Teaching, from the Brazilian research of doctoral level, and how they projects epistemologically the area of Teaching of Biology in Brazil? To answer this question, the general objective of this research is to analyze the historical and epistemological framework that is based Brazilian doctoral production in Didactics Resources in Teaching of Biology since its inception (1972-2014). The methodology used in the conceptual dimension of research, was critical hermeneutics proposed by Paul Ricoeur to analyze the works in Teaching of Biology. The dimension concrete of the research was conducted in two stages: i) systematization of 876 dissertations and theses in Biology Teaching defended in the period 2005-2014, according to the descriptors: year , institution, thematic focus, biological content and level of education; ii) among the 171 theses in Biology Teaching defended in this period, were selected to the analytical set those theses whose thematic focus was 'Didactics Resources', that add a total of 29 works. In the set of Didactics Resources theses, we found theoretical foundations related to Constructivist approaches, historical-cultural theory, Progressive theory of Paulo Freire, Language Theory and the theory of Didactic Transposition of Chevallard. In addition to these theoretical frameworks, we identified some symbolic expressions that recurred in the analyzed works. Are speeches that have sustained and provoked discussions on certain aspects of teaching and learning in biology, they are: 'formation of the citizen', 'how, why and what to teach?' and the '(re) contextualization of knowledge'. As for the reference works on Didactics Resources, identified the predominance of references to Brazilian authors and especially national researchers with outstanding expertise in the field of Education Sciences/Biology and general education. The undertaken analysis led us to defend the thesis that the development and use of Didactic Resources in Biology Teaching in Brazil is based mainly on its own theoretical compendium of the area, which epistemologically, is linked to cognitive, educational and critical perspectives knowledge. We believe that from the mid-1990s, when the area comes into its third historical period, there was the process of structuring this theoretical compendium of reference to the area of Biology Education/Science Education, which no longer rely exclusively in general references of Education, Psychology or Philosophy, but takes into account the Brazilian educational reality and characteristics of the biological contents in both teaching practices and in the teacher training of Biology.
Palavra-chave: Ensino de biologia
Recursos didáticos
Estado da arte
Pressupostos teóricos
Hermenêutica crítica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Biology teaching
Didactics resources
State of the art
Theoretical assumptions
Critical hermeneutics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: FREITAS, Lilliane Miranda. Recursos didáticos em ensino de Biologia: configurações epistemológicas da produção doutoral brasileira (1972-2014). 2016. 250 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5131
Data defesa documento: 14-Dec-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2016_Lilliane Miranda Freitas.pdf2.81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.