Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5138
Tipo documento: Dissertação
Título: Construindo um “herói” : o filme O Jardim das Aflições, o quid pro quo do jardim e o quiprocó no Cine PE 2017
Autor(es): Volpi, Heron Cristiano Mairink
Orientador(a): Fernandes, Estevão Rafael
Membro da Banca: Silva, Marcos Aurélio da
Membro da Banca: Araújo, Juliano José de
Membro da Banca: Fernandes, Estêvão Rafael
Resumo : Esta dissertação tem como objetivo pesquisar através de matrizes antropológicas o documentário O Jardim das Aflições de 2017, dirigido por Josias Teófilo. O filme retrata uma figura importante da direita política brasileira: Olavo de Carvalho. No primeiro capítulo, busquei construir um panorama teórico-metodológico sobre a análise fílmica na antropologia. Ou seja, fui em busca de referências teóricas para poder analisar um filme que não foi analisado antes. Por ser do campo das ciências sociais, a análise fílmica tem diversas incidências de escolas acadêmicas diferentes. A partir do segundo, capítulo tenho uma tarefa definida: pesquisar o próprio filme. Na minha primeira tarefa, defino os contornos sociais da produção e recepção pelo público e pela crítica. Já no segundo momento do mesmo capítulo, busco tecer a minha análise, calcada principalmente no conceito teórico de “Descrever O Visível”, de Marcius Freire e Philippe Lourdou. Esse conceito se trata de um quadro teórico-metodológico da antropologia fílmica que remonta ao trabalho precursor do antropólogo-cineasta Jean Rouch. Minhas análises procuram contemplar tanto noções maiores como as claras mise-en-scènes editadas pelo diretor do filme, isso inclui o personagem principal: Olavo de Carvalho. Até noções menores, como as nuances comportamentais do próprio Carvalho e de sua mulher Roxane Carvalho e como eles se apresentam e/ou são apresentados no filme. As relações estabelecidas pelo que se vê na tela são vertentes importantes para a análise de qualquer filme, de maneira que essas análises mostram camadas visíveis do comportamento humano, mas escondidas pelo dinamismo das interações dia a dia enunciadas pela lógica do audiovisual. Para essas análises fiz uso principalmente de Clifford Geertz e sua “Antropologia Simbólica”. É importante salientar que como objeto de pesquisa não fiz uso de recursos extra fílmicos além de autores de Antropologia, sendo Clifford Geertz, o principal. Essa foi uma opção metodológica importante, de maneira que isso reduziu a complexidade deste trabalho, já que não busco outros elementos da vida de Olavo de Carvalho, além daqueles apresentados no filme. Meu principal objetivo de pesquisa é compreender como Olavo de Carvalho vê o outro. Essa pergunta, penso eu como pesquisador, é a mais alcançável a partir do filme referido, pois Carvalho fala quase que o tempo todo sobre o outro. Isso quer dizer que mesmo quando o autor faz autorreferências é para se distanciar do outro.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation aims to research through anthropological matrices the documentary O Jardim das Aflições, 2017 directed by Josias Teófilo. The film portrays an important figure on the Brazilian political right: Olavo de Carvalho. In the first chapter, I sought to build a theoretical-methodological overview of film analysis in anthropology. In other words, I went in search of theoretical references in order to analyze a film that had not been analyzed before. As it belongs to the field of social sciences, film analysis has several incidences from different academic schools. From the second chapter onwards I have two defined tasks. Defend the film as an object of research and research the film itself. In my first task, I define the social contours of production and reception by the public and critics. So the failures and successes were presented without analysis. In the second moment of the same chapter, I try to weave my analysis, based mainly on the theoretical concept of “Descriver O Visível”, by Marcius Freire and Philippe Lourdou. This concept is a theoretical-methodological framework of film anthropology that goes back to the precursor work of the anthropologist-filmmaker Jean Rouch. My analyzes seek to contemplate both larger notions and the clear mise-en-scènes edited by the film's director, this includes the main character: Olavo de Carvalho. Even minor notions, such as the behavioral nuances of Carvalho himself and his wife Roxane Carvalho and how they present themselves and/or are presented in the film. The relationships established by what is seen on the screen are important aspects for the analysis of any film, so that these analyzes show visible layers of human behavior, but hidden by the dynamism of day-to-day interactions enunciated by the audiovisual logic. For these analyses, I used mainly Clifford Geertz and his “Symbolic Anthropology”. It is important to point out that as an object of research I did not make use of extra-film resources other than Anthropology authors, with Clifford Geertz being the main one. This was an important methodological option, so that it reduced the complexity of this work, since I do not look for other elements of Olavo de Carvalho's life, besides those presented in the film. My main research objective is to understand how Olavo de Carvalho sees the other. This question, I think as a researcher, is the most achievable from the aforementioned film, as Carvalho talks almost all the time about the other. This means that even when the author makes self-references, it is to distance himself from the other.
Palavra-chave: Jardim das aflições
Antropologia fílmica
Antropologia simbólica
Olavo de Carvalho
Descrever o visível
Palavra-chave em lingua estrangeira: Jardim das aflições
Film anthropology
Symbolic anthropology
Olavo de Carvalho
Describe the visible
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Referência: VOLPI, Heron Cristiano Mairink. Construindo um “herói”: o filme O Jardim das Aflições, o quid pro quo do jardim e o quiprocó no Cine PE 2017. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5138
Data defesa documento: 21-Sep-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGAS – Dissertações de mestrado

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