Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5150
Tipo documento: Tese
Título: Percorrendo usos/significados da Matemática na problematização de práticas culturais na formação inicial de professores
Autor(es): Bezerra, Simone Maria Chalub Bandeira
Orientador(a): Moura, Anna Regina Lanner de
Membro da Banca: Moura, Anna Regina Lanner de
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Lima, Simone de Souza
Membro da Banca: Faria, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos
Resumo : Esta tese, com título “Percorrendo Usos/significados da Matemática na Problematização de Práticas Culturais na Formação Inicial de Professores”, descreve os usos/significados que alunos e docente fazem da matemática na problematização de práticas culturais no âmbito de quatro disciplinas, campo da pesquisa, do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Acre - UFAC, quais sejam: Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa I e II; Prática de Ensino de Matemática I e II. Ao descrever os usos e significados, buscou-se inspiração nos espectros4 citacionais, sobretudo do filósofo Ludwig Wittgenstein e de Jacques Derrida. Com referência na terapia filosófica wittgensteiniana e na desconstrução derridiana, orientou-se a pesquisa por uma atitude metódica de caráter terapêutico-desconstrucionista, com o objetivo de ampliar o campo de significação dos usos da palavra “matemática”, problematizando seus usos e significados em práticas situadas em minha formação docente, bem como nas práticas culturais da formação inicial de futuros professores de matemática, dialogando com outros usos da literatura e de outras práticas culturais que não a escolar, tendo por referência o conceito de uso/significado de Wittgenstein e sua visão de que aprender é aprender a ver de outras maneiras. O percurso e discussão dos usos/significados foi feito com base na noção de ‘performance’, em encenações narrativas da linguagem que se performatam nos rastros do corpus da pesquisa, constituído pelas produções escritas de estudantes e da docente no âmbito das quatro disciplinas, pelas produções apresentadas em eventos de Educação Matemática, bem como por gravações em vídeo das aulas dessas disciplinas. Dentre as práticas culturais problematizadas no âmbito das disciplinas, foram enfocadas, com o objetivo de pesquisa, usos feitos em práticas de enigmas, dos noves-fora, feitos na leitura e produção de boletos de energia e da conta de água, de artefatos indígenas, e da prática do uso de QR Code. Supõe-se que a atitude terapêutica desconstrucionista dos usos e significados de matemática discutidos nessa pesquisa possa esclarecer como as práticas culturais realizadas podem constituir diferentes formas de mobilizar a matemática na formação inicial. Não se trata de orientar se um ou outro uso/significado está certo ou errado, ou se é o mais adequado ou não, mas apontar outras formas de significações/usos possíveis de olhar para a matemática não somente como uma ciência universal, essencialista, unicista, mas como um conjunto de práticas culturais/jogos de linguagem que têm semelhanças de família entre si.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This thesis, entitled "Stepping Through Uses / Meanings of the Mathematical in the Curriculum of Cultural Practices in Basic Training of Teachers ", describes the uses / meanings that students and teachers do the math on the questioning of cultural practices in four disciplines, research field, the degree course in mathematics at the Federal University of Acre - UFAC, namely: Supervised Internship in Extension and Research I and II; Teaching Practice of Mathematics I and II. Describing the uses and meanings, we are inspired in the spectra5 citacionaly, especially the philosopher Ludwig Wittgenstein and Jacques Derrida. With reference in Wittgenstein's philosophical therapy and Derrida's deconstruction, we look for a methodical attitude of therapeutic-deconstructionist character with the aim of expanding the significance of the field of uses of the word "mathematics", questioning its uses and meanings in situated practices in my training teaching, and cultural practices of the initial training of future mathematics teachers, dialoguing with other uses of literature and other cultural practices other than the school, with reference to the concept of use / meaning of Wittgenstein and his view that learning is learning to do in other ways. The route and discussion of the uses / meanings was based on the notion of 'performance', in stagings narrative language that constitute in the search corpus of traces constituted by the written productions of students and teachers under the four disciplines, the presented productions in mathematics education events, as well as video recordings of lessons of those disciplines. Among the problematized cultural practices in the disciplines were focused, for the purpose of research, uses made of puzzles practices, nine-out, made in reading and energy production of billets and water bill of Indian artifacts, and the practice of using QR Code. It is assumed that the deconstructionist attitude of therapeutic uses and math meanings discussed in this research may clarify how cultural practices performed may constitute different ways to mobilize mathematics in initial training. It is not geared to either use / meaning is right or wrong, or whether, it is the most appropriate or not but point out other forms of meanings / possible uses of looking at mathematics not only as a universal science, essentialist, Oneness, but as a set of cultural practices / language games that have family resemblances between them.
RÉSUMÉ: Cette thèse, intitulé “Des parcours sur les utilisations et les significations de mathématiques dans les questions et dans les pratiques culturelles, dans la formation initiale des enseignants”, décrite les utilisations et les significations que les élèves et les enseignants font de la mathématiques dans les pratiques culturelles dans les quatres disciplines, domaine de la recherche, le cours en mathématiques à l'Universidade Federal do Acre, UFAC qui sont : stage supervisé dans le domaine de la vulgarisation et de la recherche I et II ; la pratique de l'Enseignement des Mathématiques I et II. Décrivant les usages et les significations, nous nous sommes inspirés dans les spectres6 citacionaly, en particulier celui du philosophe Ludwig Wittgenstein et du Jacques Derrida. En ce qui concerne la thérapie philosophique de Wittgenstein et la deconstruction de Derrida, nous cherchons une attitude méthodique de caractère therapeutique-déconstructiviste, visant élargir la portée de la signification et de l’utilisation du mot “mathématique”, déjá travaillé dans nos recherches comme aussi bien d’autres pratiques culturelles utilisées dans la formation des ensegnants de mathématiques, tout en posant des questionemments sur l’utilisations et les pratiques culturelles de la formation initiale des futurs ensegnants de mathématique, en reference à la notion et l’utilisation/signification de Wittgenstein, que selon son point de vue, aprendre est voir d’une autre façon. L’itinéraire et la discussion des usages/ significations a été basée sur la notion de “performance”,de mises en scène des narratives du langage qui constituent les traces du corpus de la recherche, et qui comprend les productions écrites par les élèves et par les enseignants dans les quatre disciplines; par des productions présentées dans les événements d’éducation en mathématique, ainsi que des enregistrements en vidéo, des leçons de ces disciplines. Tout en objectivant la recherche, les pratiques culturelles problematisées dans les diciplines, concentrées dans les utilizations faites de la lecture comme des factures énergie et des factures d’eau, dans des objets indiens, dans les pratiques d’utiliser le code QR , des utilisations faites avec des énigmes et des pratiques du neuf sur. On suppose que l’attitude déconstructiviste des usages thérapeutiques et des significations mathématiques abórdes dans cette recherché peuvent préciser comment les pratiques culturelles effectuées peuvent établir différents moyens de mobiliser les mathématiques dans la formation initiale. Il n’a pas été orienté vers l’une ou l’autre usage/significations si est bon ou mauvais ou s’il est appoprié ou non, mais montrer d’autres formes de significations/utilisations possibles à regarder les mathématiques non seulement comme une sciense universelle, essentialiste, unicité, mais comme un ensemble des pratiques culturelles/jeux de langage qui ont un air famillier ensemble.
Palavra-chave: Terapia wittgensteiniana
Formação inicial docente
Práticas culturais
Usos da expressão matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Wittgensteinian therapy
Training initial teacher
Cultural practices
Uses mathematical expression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: BEZERRA, Simone Maria Chalub Bandeira. Percorrendo usos/significados da Matemática na problematização de práticas culturais na formação inicial de professores. 2016. 262 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5150
Data defesa documento: 8-Dec-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2016_Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra.pdf4.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.