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Tipo documento: Tese
Título: Necessidades formativas da pós-modernidade e a formação contínua de professores de Ciências
Autor(es): Maia, Dayse Peixoto
Orientador(a): Barbosa, Ierecê dos Santos
Membro da Banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Forsberg, Maria Clara da Silva
Membro da Banca: Nagem, Ronaldo Luiz
Membro da Banca: Siqueira, Thomaz Décio Abdalla
Resumo : Este trabalho analisa as necessidades formativas de professores de Ciências através da dimensão psicossocial, em suas relações com a identidade, a cultura e a formação contínua no contexto da pós-modernidade. Para seu desenvolvimento buscamos as elaborações de alguns teóricos que discutem as modificações características da pós-modernidade, entre eles Bauman (2014, 2013a,b,c, 2009, 2005, 2002, 2001), Hall (2014), Lipovetsky (2014, 2013, 2012, 2009, 2007, 2005), Giroux (2011) e Hargreaves (2005, 2003, 2002), que nos ajudaram a discutir as modificações culturais e sociais vivenciadas no contexto da escolarização formal. Dialogamos com as proposições de Leite e Yamashiro (2013), Ramos (2013), Galindo (2011) entre outros autores brasileiros, para contextualizarmos à nossa realidade, as interferências no trabalho docente e suas possibilidades de enfrentamento através da formação contínua. A pesquisa desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa fenomenológica, empregou técnicas de observações, questionários e discussões em grupos, que envolveram vinte professores de Ciências de quatro escolas da rede pública de ensino da cidade de Manaus. Propusemos a tese de que o atendimento às necessidades formativas dos professores de Ciências, por meio de intervenções voltadas à formação contínua, através da abordagem psicossocial constitui-se como condição propiciadora ao desenvolvimento da identidade e da profissionalização docente. A análise feita nos dados obtidos foi de natureza empírico-interpretativa. Os resultados mostraram que a identidade e a cultura docente estão em processo de adaptação às novas condições socioculturais postas pela pós-modernidade e que os processos de formação contínua nos modelos realizados pelas secretarias de educação não tem atendido à sua função formadora por serem distanciados do contexto subjetivo que caracteriza as novas condições de vida e de desenvolvimento profissional. Cabe reformular a proposta formativa ampliando o acesso a mestrados e doutorados na área do Ensino e da Educação, assim como a reformulação das propostas de formação contínua no âmbito das escolas públicas para um atendimento mais adequado às demandas formativas psicossociais dos professores, decorrentes dos desdobramentos culturais da pós-modernidade.
Resumo em lingua estrangeira: This paper analyzes the training needs of science teachers through the psychosocial dimension in its relations with the identity, culture and lifelong learning in the context of post-modernity. For its development we seek the elaboration of some theorists that argue about changes of the characteristics of postmodernity, including Bauman (2014, 2013th, b, c, 2009, 2005, 2002, 2001), Hall (2014), Lipovetsky (2014, 2013 2012, 2009, 2007, 2005), Giroux (2011) and Hargreaves (2005, 2003, 2002), which helped us to discuss the cultural and social changes experienced in the context of formal schooling. Dialogued with the propositions of Milk and Yamashiro (2013), Ramos (2013), Galindo (2011) and other Brazilian authors to contextualize to our reality, interferences in teaching and their coping possibilities through continuous training.The research was developed from the phenomenological qualitative approach used observing techniques, questionnaires and group discussions, involving twenty science teachers from four schools of public schools in the city of Manaus. We proposed the thesis that the meeting the training needs of science teachers, through interventions aimed at continuous training through the psychosocial approach is constituted as a pledge condition for the development of identity and professionalization. The analysis on the data obtained was empirical and interpretative nature. The results showed that the identity and teaching culture are in the process of adapting to new socio-cultural conditions posed by postmodernity and the continuous development processes in models made by education departments has not met its formative function by being distanced from the context subjective featuring the new conditions of life and professional development. It reformulate the training proposal expanding access to masters and doctoral degrees in the field of Teaching and Education, as well as the reformulation of proposals for continuing education within public schools to a more appropriate care to psychosocial training demands of teachers, resulting from cultural developments of postmodernity.
Palavra-chave: Formação contínua
Pós-modernidade
Necessidades psicossociais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Continuous training
Postmodernity
Psychosocial needs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: MAIA, Dayse Peixoto. Necessidades formativas da pós-modernidade e a formação contínua de professores de Ciências. 2015. 177 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5154
Data defesa documento: 31-Mar-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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