Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5182
Tipo documento: Tese
Título: A implementação do processo de ensino e aprendizagem de Matemática através de resolução de problemas na perspectiva da aprendizagem significativa
Autor(es): Santos, Rossiter Ambrósio dos
Orientador(a): Nicot, Yuri Expósito
Membro da Banca: Nicot, Yuri Expósito
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Sousa, Josimar de
Membro da Banca: Oliveira, Nilomar Vieira de
Resumo : Desde o último quarto do Século XX, tem se percebido uma crescente presença da Matemática em diversos campos da atividade humana. Este fato coloca diante da escola, a seguinte questão: Como tornar o processo de ensino aprendizagem da Matemática mais agradável, mais significativo, mais prazeroso e mais aplicável no dia a dia? Nesse sentido, desde 1980, as reformas ocorridas no currículo escolar brasileiro têm dado destaque à Resolução de Problemas como um Método didático e pedagógico de relevância para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para tornar mais eficaz o processo de ensino aprendizagem de Matemática. No entanto, as pesquisas realizadas por estudantes de Graduação Matemática, da Universidade Estadual de Roraima – UERR, Campus Rorainópolis, podem atestar os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) que afirmam que os professores pouco conhecem sobre os conceitos e abordagens do método de Resolução de Problemas. Tal fato supõe haver a necessidade de mais referenciais sobre a implementação da resolução de problemas no processo de ensino aprendizagem da matemática, na sala de aula. Buscando contribuir com uma solução para esta problemática, nesta pesquisa, o autor apresenta um Modelo Pedagógico construído sobre a base da teoria da Aprendizagem Significativa, no qual a Resolução de problemas de matemática constitui o elemento direcionador e reorganizador do ensino e da aprendizagem de matemática de acordo com a perspectiva metodológica de Onuchic e Allevato (2004). O modelo foi estruturado atendendo às características sócio-psicológicas dos estudantes da Disciplina Matemática Básica I, da Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), com enfoque no estudo das funções matemáticas, tema que possui grande importância para a aprendizagem no entendimento de outras disciplinas, tais como Cálculo I e II e Álgebra Linear, enfrentadas pelos estudantes no início da Graduação. O modelo foi testado com os estudantes de Licenciatura em Matemática da (UEER), futuros professores de Matemática, através da técnica da intervenção pedagógica com investigação em sala de aula. Para a construção do modelo proposto foi utilizado o Método Sistêmico Estrutural. A validação do mesmo foi feita com base nos resultados de sua implementação em sala de aula. A implementação por sua vez, foi avaliada de modo interno mediante o critério de árbitros constituídos e de modo externo, mediante o Método Delphi. A partir dos resultados deste trabalho pretende-se defender a tese de que a partir de uma adequada orientação metodológica sobre a base da implementação de um modelo pedagógico estruturando a teoria da aprendizagem significativa, é possível contribuir para o aperfeiçoamento do ensino aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas, na disciplina “Matemática Básica I”, na Universidade Estadual de Roraima (UERR), Campus Rorainópolis/RR.
Resumo em lingua estrangeira: Since the last quarter of the twentieth century it has seen a growing presence of mathematics in various fields of human activity. This fact places before the school, the question: How to make the learning process more enjoyable learning of mathematics more meaningful, more enjoyable and more applicable in everyday life? In concerning this, since 1980 the reforms that took place in the Brazilian school curriculum have highlighted Problem Solving as a teaching and pedagogical method of relevance to the intellectual development of students and to make more effective the teaching process learning Mathematics However, research carried out by graduate students Mathematics, State University of Roraima - UERR, Campus Rorainópolis, can attest to the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) which states that teachers know little about the concepts and resolution method approaches Problems. This fact implies the need to be more references on the implementation of problem solving in the process of teaching and learning of mathematics in the classroom. Seeking to contribute to a solution to this problem, in this research, the author presents a pedagogical model built on the basis of the theory of Meaningful Learning, in which mathematics trouble solving is the driver element and reorganizing the teaching and learning of mathematics according to the methodological perspective of Onuchic and Allevato (2004). The model was structured taking into account the socio-psychological characteristics of students of Mathematics Basic Course I, the Degree in Mathematics, State University of Roraima (UERR), emphasizing the study of mathematical functions, a topic that has great importance for learning in understanding from other disciplines, such as Calculus I and II and Linear algebra, faced by students in the early graduation. The model was tested with students in Bachelor of Mathematics (UEER), future teachers of mathematics, through the educational intervention technique with research in the classroom. The constructs and analyzes follow the criterion of experts, based on the investigative Systemic Structural Method. From the results of this study intends to defend the thesis that from an appropriate methodological guidance on the basis of the implementation of a pedagogical model structuring the theory of meaningful learning, can contribute to the improvement of teaching math learning through Troubleshooting in the "Basic Mathematics I" course at the State University of Roraima (UERR), Campus Rorainópolis / RR.
Palavra-chave: Processo de ensino e aprendizagem da matemática
Resolução de problemas de matemática
Funções matemáticas
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching process and learning of mathematics
Mathematics problem solving
Mathematical functions
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SANTOS, Rossiter Ambrósio dos. A implementação do processo de ensino e aprendizagem de Matemática através de resolução de problemas na perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. 174 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5182
Data defesa documento: 20-Feb-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2015_Rossiter Ambrósio dos Santos.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.