Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5184
Tipo documento: Tese
Título: Estado da arte da pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos : um estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil na primeira década do século XXI
Autor(es): Ribeiro, Emerson da Silva
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Fiorentini, Dario
Membro da Banca: Melo, Marisol Vieira
Membro da Banca: Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis
Resumo : Este trabalho tem como objetivo mapear, analisar e descrever tendências temáticas e metodológicas da pesquisa brasileira no contexto da Educação Matemática de Jovens e Adultos, bem como suas contribuições e implicações para as práticas educativas e para a pesquisa nesse contexto. Em termos de aportes teóricos, ressaltamos sua sustentação em autores que se dedicam aos estudos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Matemática, e mesmo sobre Educação Matemática de Jovens Adultos. Metodologicamente, o admitimos como sendo uma pesquisa do tipo estado da arte e como uma investigação de abordagem qualitativa, tendo como material de análise dez teses e 111 dissertações relacionando e articulando Educação Matemática e EJA como objeto de estudo, defendidas no Brasil, no período de 2001 a 2010, encontradas a partir dos seus resumos disponibilizados pelo Banco de Teses da CAPES e disponíveis no Portal Domínio Público, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e bibliotecas de programas brasileiros de pós-graduação. Para a análise desse material assumimos o caráter essencialmente interpretativo e a análise de conteúdo, adotando categorias de análise não definidas a priori, organizadas em sete temas e seus respectivos subtemas, emergentes do foco/objeto de estudo principal de 117 (dez teses e 107 dissertações) das 121 pesquisas levantadas neste trabalho, uma vez que não foram encontradas quatro das 111 dissertações: Concepções/Significados/Percepções (14); Currículo de Matemática na EJA (9); Didática/Metodologia de Ensino (28); Etnomatemática (7); Formação/Atuação de Professores (13); Práticas Matemáticas de Estudantes da EJA (26); e Psicologia da Educação Matemática (20). Entre as considerações deste trabalho, concluímos que as pesquisas no campo da Educação Matemática de Jovens e Adultos demonstram ter crescido ao longo da primeira década do século XXI, embora como resultado de iniciativas aparentemente isoladas e desarticuladas. Essas pesquisas trazem à tona, entre suas contribuições e implicações, a reafirmação e o resgate de aspectos pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática na EJA, salientados e apontados por teóricos e estudiosos das áreas de Educação Matemática e EJA, incluindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa modalidade, além de acrescentarem diversos outros elementos importantes à consolidação e ressignificação de práticas pedagógicas, e à formação de professores, em condições de atender as especificidades e demandas da EJA. Essas pesquisas reforçam ainda a importância desse campo, e ressaltam a necessidade de novos estudos e a continuidade e aprofundamento das investigações realizadas, visando à produção de conhecimentos que possibilitem aos educadores e professores que ensinam Matemática na EJA realizarem seu trabalho pedagógico no atendimento às características socioculturais dos educandos jovens e adultos.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This study aims to map, analyze and describe thematic and methodological tendencies of the brazilian research in the context of the Mathematics Education of Youth and Adults, as well as their contributions and implications for educational practices and research in this context. In terms of theoretical support, we emphasize his sustain in authors who are dedicated to studies on Education of Youth and Adults (EJA) and Mathematics Education, and even on Mathematics Education of Youth and Adults. Methodologically, admit it as a research of the type state of the art and as an investigation of qualitative approach, having as material of analysis ten theses and 111 dissertations relating and articulating Mathematics Education and EJA as object of study, defended in Brazil, in the period of 2001-2010, found from the his abstracts provided by the Bank of Thesis of the CAPES and available in Portal Public Domain, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and libraries of brazilian programs of postgraduate. For the analysis of this material assume the essentially interpretative character and content analysis, adopting categories of analysis not defined a priori, organized into seven themes and their respective sub-themes, emerging of the main focus/object of study of 117 (ten theses and 107 dissertations) of 121 research raised in this work, since there no were found four of the 111 dissertations: Conceptions/Meanings/Perceptions (14); Curriculum of Mathematics in EJA (9); Didacticism/ Methodology of Teaching (28); Ethnomatematics (7); Formation/Acting of Teachers (13); Mathematical Practices of Students of the EJA (26); and Psychology of Mathematics Education (20). Among the considerations of this work, come to the conclusion that researches in the field of Mathematics Education of Youth and Adults demonstrate to have grown throughout the first decade of the XXI century, although as a result of initiatives seemingly isolated and unarticulated. These researches bring to the fore, between their contributions and implications, reaffirmation and rescue of relevant aspects of the teachinglearning of Mathematics in EJA, highlighted and pointed by theorists and scholars from the fields of Mathematics Education and EJA, including the National Curriculum Guidelines for this modality, besides may add several other important elements for the consolidation and resignificance of pedagogical practices, and for the teacher training, able to fit the specificities and demands of the EJA. These researches also reinforce the importance of this field, and highlight the need of new studies and the continuation and deepening of investigations performed, aimed at producing knowledge that enable educators and teachers who teach mathematics at EJA realize their pedagogical work in attendance the socio-cultural characteristics of the learners young and adults.
RESUMEN: Este estudio tiene como objetivo mapear, analizar y describir las tendencias temáticas y metodológicas de la investigación brasileña en el contexto de la Educación Matemática de Jóvenes y Adultos, así como sus contribuciones e implicaciones para las prácticas educativas y de investigación en este contexto. En términos de aportes teóricos, este trabajo tiene base en autores que se dedican a los estudios sobre Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y Educación Matemática, e incluso en Educación Matemática de Jóvenes Adultos. Metodológicamente, la presente investigación es del tipo estado del arte, con una abordaje cualitativa, que tiene como material de análisis diez tesis y 111 disertaciones vinculando y articulando Educación Matemática y EJA como objeto de estudio, sustentadas en Brasil, en el período 2001-2010, encontradas a través de sus resúmenes proporcionados por el Banco de tesis de la CAPES y disponible en Portal Dominio Público, Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones y bibliotecas de programas brasileños de postgrado. Para el análisis de este material se asumió un carácter esencialmente interpretativo y análisis de contenido, adopción de categorías de análisis no definida a priori, organizadas en siete temas y sus respectivos subtemas, emergiendo de la principal enfoque/objeto de estudio de 117 (diez tesis y 107 disertaciones) de 121 investigación planteada en este trabajo, ya que no se encontraron cuatro de las 111 disertaciones: Concepciones/Significados/Percepciones (14); Currículo de Matemáticas en EJA (9); Didáctica/Metodología de la Enseñanza (28); Etnomatemática (7); Formación/ Actuación del Personal Docente (13); Prácticas Matemáticas de Estudiantes de la EJA (26); y Psicología de la Educación Matemática (20). Entre las consideraciones de este trabajo, llegamos a la conclusión de que las investigaciones en el campo de la Educación Matemática de Jóvenes y Adultos demuestran que han crecido a lo largo de la primera década del siglo XXI, pero como resultado de iniciativas aparentemente aisladas y desarticuladas. Estas investigaciones reflejan, entre sus contribuciones e implicaciones, la reafirmación y el rescate de los aspectos relevantes del proceso de enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas en la EJA, resaltados y señalados por los teóricos y estudiosos de los campos de la Educación Matemática y EJA, incluidas las Directrices Curriculares Nacionales para esta modalidad, además pueden añadir varios otros elementos importantes para la consolidación y el replanteamiento de las prácticas pedagógicas, y para la formación de profesores, capaz de adaptarse a las características y demandas de la EJA. Estas investigaciones también refuerzan la importancia de este campo, y resaltan la necesidad de nuevos estudios y la continuidad y profundización de las investigaciones realizadas, con el objetivo de producir conocimientos que permitan a los educadores y maestros que enseñan matemáticas en EJA realizar su trabajo pedagógico para atender las características socioculturales de los alumnos jóvenes y adultos.
Palavra-chave: Educação matemática
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Estado da arte
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Education for Youth and Adults - EJA
State of the art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: RIBEIRO, Emerson da Silva. Estado da arte da pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos: um estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil na primeira década do século XXI. 2014. 329 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5184
Data defesa documento: 8-Dec-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2014_Emerson da Silva Ribeiro.pdf3.84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.