Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5187
Tipo documento: Tese
Título: Cultura histórica e RPG : a aprendizagem histórica de estudantes de ensino médio a partir de uma experiência com o jogo O Desafio dos Bandeirantes
Autor(es): Silva, Caio Cobianchi da
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
Membro da Banca: Souza, Éder Cristiano de
Resumo : A presente tese tem por objetivo analisar como os estudantes de ensino médio de uma escola pública de Cuiabá-MT produzem sentido histórico a partir do contato com as experiências históricas estetizadas pelo role-playing game (RPG) O Desafio dos Bandeirantes. Essa pesquisa é situada no campo de investigação da Educação Histórica, o qual busca conhecer as carências de orientação temporal dos estudantes a fim de fornecer métodos, estratégias e instrumentos necessários para o desenvolvimento da consciência histórica, a partir da produção de narrativas históricas com sentido para as suas próprias vidas. Parte-se do pressuposto de que o RPG é um artefato cultural da humanidade ligado à cultura jovem contemporânea que, para além de permitir aos jovens expressarem sua identidade, ao abordar temas históricos em sua narrativa, integra-se à cultura histórica disponível ao organizar determinadas representações temporais. A hipótese é a de que quando os jogadores entram em contato com essa forma de representação temporal, eles produzem sentido histórico e podem atingir níveis sofisticados de pensamento histórico ligados ao exercício da alteridade, empatia histórica e multiperspectividade. A pesquisa foi dividida em três etapas: a) investigação das ideias prévias e carências de orientação temporal dos jovens a partir da relação com conceitos epistemológicos e substantivos (estes últimos relativos ao que se convencionou chamar de período colonial brasileiro); b) execução do jogo; c) investigação de possíveis mudanças no pensamento histórico. O método de análise dos resultados foi a teoria fundamentada, por entender que sua flexibilidade na categorização dos dados não conflita com as categorias trabalhadas na Educação Histórica, mas permite explorá-los em sua complexidade e, em alguns casos, sua contradição. Os resultados permitiram construir categorias relacionadas à explicação histórica e ao julgamento histórico dos estudantes, lançando luz à inter-relação entre ambas na configuração das narrativas históricas no seio da cultura histórica.
Resumo em lingua estrangeira: The present thesis aims to analyze how high school students from a public school in Cuiabá produce historical meaning from the contact with the historical experiences aestheticized by the role-playing game (RPG) The Challenge of the Bandeirantes. This research is situated in the field of investigation of History Education, which seeks to know the lack of temporal orientation of students in order to provide methods, strategies and instruments necessary for the development of historical consciousness, from the production of historical narratives with meaning for their own lives. It is assumed that RPG is a cultural artifact of humanity linked to contemporary youth culture that, besides allowing young people to express their identity by addressing historical themes in its narrative, integrates itself into the available historical culture by organizing certain temporal representations. The hypothesis is that when players come into contact with this form of temporal representation, they produce historical meaning and can attain sophisticated levels of historical thinking linked to the exercise of otherness, historical empathy, and multiperspectivity. The research was divided in three stages: a) investigation of the previous ideas and lacks of temporal orientation of the young people from the relation with epistemological and substantive concepts (the latter relating to what has been called the Brazilian colonial period); b) execution of the game; c) investigation of possible changes in historical thinking. The method for analyzing the results was grounded theory, for understanding that its flexibility in categorizing the data does not conflict with the categories worked in History Education, but allows exploring them in their complexity and, in some cases, their contradiction. The results allowed us to build categories related to historical explanation and historical judgment of students, shedding light on the interrelation between both in the settings of historical narratives within historical culture.
Palavra-chave: RPG
Cultura histórica
Consciência histórica
Período colonial brasileiro
Bandeirantes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Role-playing games
Historical culture
Historical consciousness
Brazilian
Colonial period
Bandeirantes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: SILVA, Caio Cobianchi da. Cultura histórica e RPG: a aprendizagem histórica de estudantes de ensino médio a partir de uma experiência com o jogo O Desafio dos Bandeirantes. 2023. 322 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5187
Data defesa documento: 6-Feb-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Caio Cobianchi da Silva.pdf2.29 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.