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Tipo documento: Tese
Título: Cinema brasileiro no começo do século XXI : tensão entre violência e alteridade na representação da periferia
Autor(es): Carias, Felipe Biguinatti
Orientador(a): Vieira, Thaís Leão
Membro da Banca: Vieira, Thaís Leão
Membro da Banca: Esteves, Leonardo Gomes
Membro da Banca: Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Membro da Banca: Silva, Robson Pereira da
Resumo : O cinema nacional, na aurora do novo milênio, sofreu com a intervenção maciça do mercado no que diz respeito à interação entre público e shopping centers. Porém, até que ponto tal prática arrefeceu o debate político e social das obras? A presente pesquisa tem como objetivo interpretar quatro longas-metragens do início do século XXI através da análise fílmica imanente para Ismail Xavier e da teoria da recepção de Luiz Costa Lima para compreender a atmosfera, de acordo com Gumbrecht, do tempo. Ao analisar Cronicamente Inviável (2000), de Sérgio Bianchi; O invasor (2002), de Beto Brant; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund e Madame Satã (2002), Karim Aïnouz, percebemos a constância e a preocupação de entender a violência urbana à luz da relação mútua entre atomização social e esgarçamento da violência. O neoliberalismo, a partir de diferentes estéticas, legitima essa interação na vida ordinária das personagens. Em certa medida, em razão disso, em quase todos os filmes estudados, há a interação entre criminalidade e capitalismo, ora pela gestão do tráfico de Zé Pequeno em Cidade de Deus, ora pela metamorfose de Anísio em O Invasor. O mercado, apesar da sua interferência direta através das leis de incentivo, não arrefeceu o debate político nas obras, pelo contrário, os diretores e diretoras souberam absorver a estética comercial para conversar com o público e a partir daí formular hipóteses para interpretar um período tão violento como o início do século XXI e o boom das multinacionais ao redor do globo.
Resumo em lingua estrangeira: National cinema, at the dawn of the new millennium, saw an innovative intervention in the industry with regard to the interaction between the public and the malls. However, to what extent has the market cooled the political and social debate on works? The present research aims to analyze four works from the beginning of the 21st century through immanent film analysis for Ismail Xavier and Luiz Costa Lima’s reception theory to try to understand the atmosphere, according to Gumbrecht, of the time. When analyzing Chronically Unfeasible (2000), by Sérgio Bianchi; The Trespasser (2002), by Beto Brant; City of God (2002), by Fernando Meirelles and Kátia Lund and Madame Satã (2002), Karim Aïnouz, we found the constancy and concern of understanding urban violence in light of the mutual relationship between social atomization and the breakdown of violence. Neoliberalism, based on differentiated aesthetics, legitimizes this interaction in the characters' daily lives. In a certain way, because of this, in almost all films studied, there is an interaction between crime and capitalism, sometimes through Zé Pequeno's drug trafficking management in City of God, sometimes through Anísio's metamorphosis in The Trespasser. The industry, despite its direct interference, did not cool down the political debate in the works, on the contrary, directors discovered that they absorbed commercial aesthetics to talk to the public and from there formulate hypotheses to interpret a period as violent as the beginning of the 21st century and the boom of multinationals around the globe.
Palavra-chave: Estado de violência
Atomização social
Cinema nacional
Literatura da defecção
Teoria da recepção
Palavra-chave em lingua estrangeira: State of violence
Social atomization
National cinema
Literatura da defecção
Reception theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: CARIAS, Felipe Biguinatti. Cinema brasileiro no começo do século XXI: tensão entre violência e alteridade na representação da periferia. 2023. 264 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5188
Data defesa documento: 25-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado

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