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Tipo documento: Tese
Título: O ciclo didático e as etnociências como proposta de contextualização do ensino de Ciências na Educação Básica
Autor(es): Ferreira, Gecilane
Orientador(a): Guarim Neto, Germano
Membro da Banca: Guarim Neto, Germano
Membro da Banca: Duarte, Temilze Gomes
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Macedo, Miramy
Membro da Banca: Freire, Ermelinda Maria De Lamonica
Resumo : O pouco empenho observado nas universidades brasileiras ao formarem professores para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental reflete uma prática pedagógica incapaz de atender aos anseios dos alunos, tornando a aprendizagem num simples processo de memorização e consequentemente levando aos baixos índices quando é avaliado. Esta pesquisa desenvolveu-se em uma comunidade tradicional localizada próxima ao município de Wanderlândia no Estado do Tocantins. Dividiu-se em duas etapas sendo que em destas etapas, utilizando-se dos métodos estabelecidos pela etnografia e pesquisa participante, para obtenção de dados coletados na Comunidade denominada Canto de Areia e a outra etapa realizada na Escola Pública Municipal da comunidade, denominada Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. Por meio de observação participante foram realizadas visitas na comunidade com a intenção de conhecer seus valores e costumes aqui denominados de Conhecimentos Tradicionais, para então, por meio do que denominamos de Ciclo Didático utilizar tais conhecimentos para um Ensino de Ciências contextualizado. As entrevistas e visitas na comunidade tiveram início no ano de 2011 estendendo-se até novembro de 2013. Os dados a serem coletados foram estabelecidos por meio de categorias previamente criadas, não com intenção de pré-estabelecer o que se pretende investigar, mas como norteador das ações a serem desenvolvidas na trajetória da pesquisa e também com a intenção de que o pesquisador pudesse guiar sua procura sem se perder na imensidão de fenômenos que se revelam em uma pesquisa etnográfica. Após a coleta dos dados foram feitas as análises e agrupamentos dos resultados, de forma que pudessem ser revelados os valores, crenças, fatos e fenômenos presentes na comunidade. Foram realizadas visitas e entrevistas com 43 das 45 famílias da comunidade. Uma lista de espécies de plantas e de animais utilizados na medicina tradicional foi elaborada com base nestas entrevistas. A manutenção desta tradição foi verificada por meio de uma atividade realizada na escola onde as crianças citaram muitas destas espécies anteriormente verificadas na comunidade. A produção de farinha de forma comunal, o manejo do solo e a criação de gado, os mitos e lendas locais foram também registrados e analisados. Em seguida, uma série de técnicas de ensino foi agregada no que se estabeleceu como Ciclo Didático. O Ciclo Didático é aqui entendido como um aglomerado de ações propostas pelo professor, na intenção de aproximar as Etnociências da Ciência Ocidental entendendo que assim, os conteúdos estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais poderão ser melhor entendidos, assimilados e compreendidos pelos alunos uma vez que são apresentados de forma contextualizada e próxima de sua realidade. Vale lembrar que todo o conhecimento apreendido na Comunidade Canto de Areia bem como todo o processo do Ciclo Didático desenvolvido na escola, tem características peculiares, provenientes do local e contexto onde estão inseridos. Sendo assim, devem ser tomados como modelos e inspirações para futuros trabalhos dessa natureza, uma vez que cada região, cada localidade tem suas particularidades e é exatamente a valorização dessas diferentes realidades e riqueza que garantirá o sucesso do processo de ensino que utilizar-se desta forma de ação.
Resumo em lingua estrangeira: The insufficient commitment observed in Brazilian universities to graduate teachers for the Teaching of Science in Elementary Education reflects on a teaching practice unable to fulfill the students’ needs, making learning a simple process of memorization and consequently leading to low levels when evaluated. This research was developed in a traditional community located near the town of Wanderlândia in the State of Tocantins. It was divided into two stages which in one of these steps, it was used the methods established by ethnography and participant survey to obtain data listed in the Community denominated Canto da Areia and another step performed at the community’s Municipal Public School, called Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. By means of participant observation visits were conducted in the community with the intention of knowing their values and customs, here named as Traditional Knowledge, and then, through what we call Didactic Cycle use such knowledge for a contextualized Teaching of Science. The interviews and visits in the community began in 2011 extending to November 2013. The data to be collected were established through categories previously created, not with the intention of preestablishing what is wanted to be investigated but as a guide for actions to be developed in the course of the research and also with the intention that the researcher could guide their search without getting lost in the immensity of phenomena that are revealed in ethnographic research. After collecting the data, the analysis and clusters of the results were made so that the values, beliefs, facts and present phenomena in the community could be revealed. Visits and interviews were held with 43 of the 45 families in the community. A species’ list of plants and animals used in traditional medicine was prepared based on these interviews. The maintenance of this tradition has been verified by an activity performed at school where children mentioned many of these species previously recorded in the community. The communally production of flour, soil management and livestock, local myths and legends were also recorded and analyzed. Then, a series of teaching techniques was aggregated in what was settled as Didactic Cycle. The Didactic Cycle is here understood as a cluster of actions proposed by the teacher, in intention to bring the Ethnosciences of Western Science understanding that thus the contents set by the National Curriculum Parameters may be better understood, assimilated and comprehended by students once they are submitted to a contextualized and close to its reality form. It is worth recalling that all the knowledge acquired in the Community of Canto da Areia and the whole process of Didactic Cycle developed in the school, have peculiar characteristics derived from the site and context they are inserted. Therefore, should be taken as models and inspirations for future work of this nature, since each region, each locality has its peculiarities and is exactly the value of these different realities and wealth that will guarantee the success of the educational process that utilizes this form of action.
Palavra-chave: Educação básica
Etnografia
Multiculturalismo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Didactic cycle
Ethnography
Multiculturalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: FERREIRA, Gecilane. O ciclo didático e as etnociências como proposta de contextualização do ensino de Ciências na Educação Básica. 2014. 172 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5190
Data defesa documento: 17-Jul-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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