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http://ri.ufmt.br/handle/1/5213
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de geografia para surdos : os jogos no âmbito dos materiais didáticos |
Autor(es): | Luz, Antuerber Arthur Alves Farias da |
Orientador(a): | Zamparon, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira |
Membro da Banca: | Amorim, Wilma Regina de |
Membro da Banca: | Costa, Ercilia Veronica Barcelo da |
Membro da Banca: | Zamparoni, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira |
Membro da Banca: | Cantóia, Silvia Fernanda |
Resumo : | O ensino de Geografia para surdos com a utilização de jogos como material didático nas aulas de Geografia possibilita maneiras de aprender o conteúdo através da curiosidade e dos desafios propostos por meio das regras dos jogos. A pesquisa traz a indagação de um problema que ocorre com a educação de alunos surdos em escolas regulares na cidade de Cuiabá, quais são os materiais didáticos geográficos inclusivos para discentes surdos que os professores têm à disposição no seu labor? Esta pesquisa tem como proposta metodológica trabalhar com os jogos geográficos educacionais inclusivos para o ensino de Geografia para estudantes surdos, tendo como alicerce a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Escolheram-se os jogos como fonte de material didático para o trabalho dos docentes. Esses jogos têm o viés da inclusão. A construção de jogos geográficos educacionais inclusivos para trabalhar os anos finais do ensino fundamental é o principal objetivo desse trabalho. Para alcançar esse objetivo o caminho para a concretização é analisar a estrutura da Base Nacional Comum Curricular para que os jogos estejam de acordo com as habilidades da ciência geográfica. Demostrar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia ao encontrar com alunos surdos em sua sala de aula, que geralmente ocorre por não haver material didático para trabalhar com o público de estudantes surdos. A elaboração de jogos geográficos educacionais inclusivos que trabalhem conceitos de difícil compreensão por parte de todos os discentes surdos e ouvintes é essencial para todos os educandos, esses jogos possibilitam a interação de surdos e ouvintes. A criação dos jogos reforça os referenciais teóricos sobre a aprendizagem das crianças por meio de jogos e dá ao professor de Geografia a possibilidade de ter material didático inclusivo para trabalhar com alunos surdos em sala de aula. Os jogos geográficos educacionais inclusivos tendo como viés a utilização da datilologia e da língua portuguesa permite que todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental que está em processo de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais e, ao mesmo tempo, da língua portuguesa possam aprender a datilologia e a língua portuguesa. Os resultados mostram que foi alcançado o objetivo principal do trabalho que foi a construção de jogos geográficos educacionais inclusivos voltados para o público de discentes surdos dos anos finais do ensino fundamental, tendo como base os conceitos geográficos que está descrito dentro da Base Nacional Comum Curricular. As considerações finais apresentam as contribuições como repensar o currículo para que seja inclusivo de fato, oportunizar o aprendizado de maneira responsiva e igualitária perante as diferenças entre os educandos, criar interação entre os discentes surdos e ouvintes a partir dos jogos geográficos educacionais inclusivos, possibilitar a aprendizagem dos estudantes por meio de novas metodologias de ensino. A partir do trabalho realizado, essas contribuições possibilitam aplicar uma nova metodologia de ensino para auxiliar os professores quando os mesmos se deparam com alunos surdos em sala de aula. |
Resumo em lingua estrangeira: | The teaching of geography for the deaf using games as teaching material in geography classes enables ways to learn the content through curiosity and challenges proposed through the rules of games. The research brings the question of a problem that occurs with the education of deaf students in regular schools in the city of Cuiabá, what are the inclusive geographic teaching materials for deaf students that teachers have at their disposal in their work? This research has as a methodological proposal to work with inclusive educational geographic games for the teaching of Geography for deaf students, having as foundation the Common National Curriculum Base (BNCC). Games were chosen as a source of teaching material for the work of teachers. These games have an inclusion bias. The construction of inclusive educational geographic games to work the final years of elementary school is the main objective of this work. To achieve this goal, the way to achieve it is to analyze the structure of the Common National Curriculum Base so that the games are in accordance with the skills of geographic science. Demonstrate the difficulties faced by Geography teachers when meeting deaf students in their classroom, which usually occurs because there is no teaching material to work with the public of deaf students. The development of inclusive educational geographic games that work on concepts that are difficult to understand by all deaf and hearing students is essential for all students, these games enable the interaction of deaf and hearing students. The creation of games reinforces the theoretical references about children's learning through games and gives the Geography teacher the possibility of having inclusive teaching material to work with deaf students in the classroom. The inclusive educational geographic games, having as a bias the use of touch typing and the Portuguese language, allows all students in the final years of elementary school who are in the process of knowing the Brazilian Sign Language and, at the same time, the Portuguese language, to learn to typing and the Portuguese language. The results show that the main objective of the work was achieved, which was the construction of inclusive educational geographic games aimed at the public of deaf students in the final years of elementary school, based on the geographic concepts that are described within the Common National Curriculum Base. The final considerations present contributions such as rethinking the curriculum so that it is truly inclusive, providing opportunities for learning in a responsive and egalitarian way in the face of differences between students, creating interaction between deaf and hearing students from inclusive educational geographic games, enabling student learning through new teaching methodologies. Based on the work carried out, these contributions make it possible to apply a new teaching methodology to help teachers when they encounter deaf students in the classroom. |
Palavra-chave: | Jogos geográficos educacionais inclusivos Ensino de geografia para surdos Base nacional comum curricular Escola Professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Inclusive educational geographic games Teaching geography for the deaf Common national curriculum base School Teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Referência: | LUZ, Antuerber Arthur Alves Farias da. Ensino de geografia para surdos: os jogos no âmbito dos materiais didáticos. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5213 |
Data defesa documento: | 12-Nov-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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