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Tipo documento: Tese
Título: Linguagem micropolítica na educação permanente em saúde : estudo de caso em comissões integração ensino-serviço de Mato Grosso
Autor(es): Rojas, Fagner Luiz Lemes
Orientador(a): Kehrig, Ruth Terezinha
Membro da Banca: Kehrig, Ruth Terezinha
Membro da Banca: Barsaglini, Reni Aparecida
Membro da Banca: Santos, Neuci Cunha dos
Membro da Banca: Ceccim, Ricardo Burg
Membro da Banca: Biato, Emília Carvalho Leitão
Resumo : O estudo tem por objetivo compreender como emergem micropolíticas na operação local e regional da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A gestão interfederativa das 16 regiões de saúde existentes em Mato Grosso é realizada por Comissões Intergestoras Regionais (CIR), com representação dos municípios e também da Secretaria Estadual de Saúde, através de suas respectivas instâncias descentralizadas, os Escritórios Regionais de Saúde. Nesse âmbito, há em cada região de saúde uma Comissão Integração Ensino-Serviço que delibera sobre os planos e ações de Educação Permanente em Saúde, construídos nas instâncias estadual e locorregionais bipartites. Método: estudo de caso de quatro regiões de saúde do estado de Mato Grosso – Porto Alegre do Norte, Peixoto de Azevedo, Sinop e Barra do Garças. Foram eleitas essas regiões por terem sido melhor avaliadas em estudo anterior sobre a implementação da PNEPS. Seus Planos de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde (PAREPS) atingiram maior similaridade ao previsto para elaboração do PAREPS na PNEPS (de 2007). A coleta de dados foi realizada via grupo focal, atentando-se à ciranda das falas dos sujeitos das respectivas CIES, analisadas na perspectiva da análise de discurso referenciado em Michel Foucault e sua microfísica do poder; e na micropolítica de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Resultados e Discussão: constatou-se que as CIES regionais estudadas apresentaram expertises nas intervenções em torno da PNEPS, o que as fortaleceu com ações que privilegiaram a intersetorialidade da saúde no âmbito municipal, que operam micropolíticas na EPS. Considerações finais: a identificação de uma linguagem singular que representa especificamente que a EPS, em cada território informou diferentes estratégias de natureza micropolítica que repercutem na regionalização e reorganização do SUS local.
Resumo em lingua estrangeira: The study aims to emerge micro-politics in the local and regional operation of the National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS). The interdisciplinary management of the 16 health regions exposed in Mato Grosso is executed by International Regional Commissions (CIR), with the presence of the cityes and also the State Health Secretary for the respetives decentralized instances, the Regional Health Offices. In this context, there is in each health region a Regional Teaching-Service Integration Committee that deliberates on the plans and actions of Permanent Education in Health constructed in the local instances and specific bipartites regions. Method: case study of four health regions in the state of Mato Grosso - Porto Alegre do Norte, Peixoto de Azevedo, Sinop and Barra do Garças. These regions were chosen because they were better evaluated in an earlier study on PNEPS implementation. The Regional Action Plans for Permanent Education in Health (PAREPS) achieved greater similarity to that envisaged for the elaboration of PAREPS in PNEPS (2007). The data collect was carried out via a focus group, considering the recurrent of the speeches of the subjects of the respective CIES, analyzed from the perspective of the discourse speech referenced by Michel Foucault his microphysics of power; and the micropolitics of Gilles Deleuze and Félix Guattari. Results and Discussion: it was verified that the regional CIES studied presented expertises in the interventions around the PNEPS that strengthened them with actions that favored the intersectoral collaboration of health in the municipal scope, that operate micropolitics in EPS. Final considerations: an identification of a singular language that specifically represents that EPS in each health region, expressed different strategies of the micropolitics field that had repercussions on the regionalization and reorganization of the local SUS - BR.
Palavra-chave: Política de saúde
Educação permanente em saúde - educação continuada
Microfísica do poder
Micropolítica
Comitê de profissionais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Health policy
Permanent education in health - Continuing education.
Microphysics of power
Micropolitics
Professionals committee
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Referência: ROJAS, Fagner Luiz Lemes. Linguagem micropolítica na educação permanente em saúde: estudo de caso em comissões integração ensino-serviço de Mato Grosso. 2019. 124 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5225
Data defesa documento: 18-Oct-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ISC - PPGSC - Teses de doutorado

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