Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5234
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O ensino da geografia, a formação do educador e educadora e as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos de magistério |
Autor(es): | Oliveira, Maurício dos Santos de |
Orientador(a): | Cantóia, Silvia Fernanda |
Membro da Banca: | Cantóia, Silvia Fernanda |
Membro da Banca: | Jesuz, Cleberson Ribeiro de |
Membro da Banca: | Zamparoni, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira |
Membro da Banca: | Ferracini, Rosemberg Aparecido Lopes |
Resumo : | Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia vinculado ao Instituto de Geografia, História e Documentação – IGHD / UFMT-Cuiabá, está inserida na linha de pesquisa Eixo Transversal: Ensino de Geografia e tem como objetivo geral a análise do ensino de geografia a formação de educadores e educadoras dando ênfase aos desafios do início de carreira. Dentre os objetivos específicos, analisamos o estudo e sistematização do ensino de geografia na Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá, compreendendo a maneira que procede a formação de professores e professoras do curso de licenciatura em geografia, além de investigar quais as principais dificuldades enfrentadas no início da carreira dos docentes desta disciplina. A pesquisa foi realizada durante o período pandêmico causado pela Covid-19, o que demandou novas metodologias para superar as adversidades e atingir as metas propostas. Entre as ações metodológicas realizou-se constante revisão bibliográfica e fundamentação teórica, acrescida de análises documentais e aplicação de questionários que tornou possível desenvolver uma pesquisa organizada em quatro capítulos que abordam os estudos dos aspectos relacionados á formação a atuação dos profissionais da educação, passando no pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de geografia, a formação dos professores e professoras de geografia na UFMT Cuiabá. Também analisam quais são as principais dificuldades do início de carreira dos profissionais desta área de conhecimento e por fim foram feitas as analises geográficas evidenciando que o ensino de geografia a formação de educadores e educadoras e os problemas no início de carreira, são situações que demandam inúmeras discussões e análises, que pode trazer melhoras significativas aos processos de formação e atuação dos docentes consequentemente beneficiando o ensino e a aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is part of the Graduate Program in Geography linked to the Institute of
Geography, History and Documentation - IGHD / UFMT-Cuiabá, it is part of the
research line Axis Transversal: Teaching Geography and has as its general objective the
analysis of the teaching of geography the training of educators, emphasizing the
challenges of the beginning of their careers. Among the specific objectives, we analyze
the study and systematization of the teaching of geography at the Federal University of
Mato Grosso campus Cuiabá, understanding the way in which teachers and professors
of the degree course in geography are trained, as well as investigating the main
difficulties faced in the beginning of the career of teachers in this discipline. The
research was carried out during the pandemic period caused by Covid-19, which
required new methodologies to overcome adversities and achieve the proposed goals.
Among the methodological actions, a constant bibliographic review and theoretical
foundation were carried out, in addition to document analyzes and the application of
questionnaires, which made it possible to develop a research organized into four
chapters that address the studies of aspects related to training the performance of
education professionals, passing through the by the National Common Curricular Base
(BNCC), the teaching of geography, the training of geography teachers at UFMT
Cuiabá. They also analyze what are the main difficulties in the beginning of the career
of professionals in this area of knowledge and finally the geographic analyzes were
carried out, showing that the teaching of geography, the training of educators and the
problems at the beginning of their careers, are situations that demand countless
discussions and analyses, which can bring significant improvements to the processes of
formation and performance of teachers, consequently benefiting teaching and learning. RESUMEN: Esta investigación forma parte del Programa de Posgrado en Geografía vinculado al Instituto de Geografía, Historia y Documentación - IGHD/UFMT-Cuiabá, forma parte de la línea de investigación Eje Transversal: Enseñanza de la Geografía y tiene como objetivo general el análisis de la enseñanza de geografía la formación de educadores, enfatizando los desafíos del inicio de sus carreras. Entre los objetivos específicos, analizamos el estudio y sistematización de la enseñanza de la geografía en la Universidad Federal de Mato Grosso campus Cuiabá, comprendiendo la forma en que se forman los profesores y profesores de la carrera de geografía, así como indagando las principales dificultades enfrentados en el inicio de la carrera de los docentes de esta disciplina. La investigación se llevó a cabo durante el período de pandemia ocasionado por el Covid-19, lo que requirió de nuevas metodologías para superar las adversidades y alcanzar las metas propuestas. Entre las acciones metodológicas se realizó una constante revisión bibliográfica y fundamentación teórica, además del análisis documental y la aplicación de cuestionarios, lo que permitió desarrollar una investigación organizada en cuatro capítulos que abordan los estudios de aspectos relacionados con la formación del desempeño. de profesionales de la educación, pasando por la Base Curricular Común Nacional (BNCC), la enseñanza de la geografía, la formación de profesores de geografía en la UFMT Cuiabá. También analizan cuáles son las principales dificultades en el inicio de la carrera de los profesionales de esta área del conocimiento y finalmente se realizaron los análisis geográficos mostrando que la enseñanza de la geografía, la formación de los educadores y los problemas al inicio de la sus carreras, son situaciones que demandan innumerables discusiones y análisis, que pueden traer mejoras significativas a los procesos de formación y actuación de los docentes, beneficiando consecuentemente la enseñanza y el aprendizaje. |
Palavra-chave: | Covid-19 Educação Educadores Precarização Trabalho |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Covid-19 Education Educators Precariousness Work Covid-19 Educación Precariedad Educadores Trabajo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Referência: | OLIVEIRA, Maurício dos Santos de. O ensino da geografia, a formação do educador e educadora e as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos de magistério. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5234 |
Data defesa documento: | 1-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Maurício dos Santos de Oliveira.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.