Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5234
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino da geografia, a formação do educador e educadora e as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos de magistério
Autor(es): Oliveira, Maurício dos Santos de
Orientador(a): Cantóia, Silvia Fernanda
Membro da Banca: Cantóia, Silvia Fernanda
Membro da Banca: Jesuz, Cleberson Ribeiro de
Membro da Banca: Zamparoni, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira
Membro da Banca: Ferracini, Rosemberg Aparecido Lopes
Resumo : Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia vinculado ao Instituto de Geografia, História e Documentação – IGHD / UFMT-Cuiabá, está inserida na linha de pesquisa Eixo Transversal: Ensino de Geografia e tem como objetivo geral a análise do ensino de geografia a formação de educadores e educadoras dando ênfase aos desafios do início de carreira. Dentre os objetivos específicos, analisamos o estudo e sistematização do ensino de geografia na Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá, compreendendo a maneira que procede a formação de professores e professoras do curso de licenciatura em geografia, além de investigar quais as principais dificuldades enfrentadas no início da carreira dos docentes desta disciplina. A pesquisa foi realizada durante o período pandêmico causado pela Covid-19, o que demandou novas metodologias para superar as adversidades e atingir as metas propostas. Entre as ações metodológicas realizou-se constante revisão bibliográfica e fundamentação teórica, acrescida de análises documentais e aplicação de questionários que tornou possível desenvolver uma pesquisa organizada em quatro capítulos que abordam os estudos dos aspectos relacionados á formação a atuação dos profissionais da educação, passando no pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de geografia, a formação dos professores e professoras de geografia na UFMT Cuiabá. Também analisam quais são as principais dificuldades do início de carreira dos profissionais desta área de conhecimento e por fim foram feitas as analises geográficas evidenciando que o ensino de geografia a formação de educadores e educadoras e os problemas no início de carreira, são situações que demandam inúmeras discussões e análises, que pode trazer melhoras significativas aos processos de formação e atuação dos docentes consequentemente beneficiando o ensino e a aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: This research is part of the Graduate Program in Geography linked to the Institute of Geography, History and Documentation - IGHD / UFMT-Cuiabá, it is part of the research line Axis Transversal: Teaching Geography and has as its general objective the analysis of the teaching of geography the training of educators, emphasizing the challenges of the beginning of their careers. Among the specific objectives, we analyze the study and systematization of the teaching of geography at the Federal University of Mato Grosso campus Cuiabá, understanding the way in which teachers and professors of the degree course in geography are trained, as well as investigating the main difficulties faced in the beginning of the career of teachers in this discipline. The research was carried out during the pandemic period caused by Covid-19, which required new methodologies to overcome adversities and achieve the proposed goals. Among the methodological actions, a constant bibliographic review and theoretical foundation were carried out, in addition to document analyzes and the application of questionnaires, which made it possible to develop a research organized into four chapters that address the studies of aspects related to training the performance of education professionals, passing through the by the National Common Curricular Base (BNCC), the teaching of geography, the training of geography teachers at UFMT Cuiabá. They also analyze what are the main difficulties in the beginning of the career of professionals in this area of knowledge and finally the geographic analyzes were carried out, showing that the teaching of geography, the training of educators and the problems at the beginning of their careers, are situations that demand countless discussions and analyses, which can bring significant improvements to the processes of formation and performance of teachers, consequently benefiting teaching and learning.
RESUMEN: Esta investigación forma parte del Programa de Posgrado en Geografía vinculado al Instituto de Geografía, Historia y Documentación - IGHD/UFMT-Cuiabá, forma parte de la línea de investigación Eje Transversal: Enseñanza de la Geografía y tiene como objetivo general el análisis de la enseñanza de geografía la formación de educadores, enfatizando los desafíos del inicio de sus carreras. Entre los objetivos específicos, analizamos el estudio y sistematización de la enseñanza de la geografía en la Universidad Federal de Mato Grosso campus Cuiabá, comprendiendo la forma en que se forman los profesores y profesores de la carrera de geografía, así como indagando las principales dificultades enfrentados en el inicio de la carrera de los docentes de esta disciplina. La investigación se llevó a cabo durante el período de pandemia ocasionado por el Covid-19, lo que requirió de nuevas metodologías para superar las adversidades y alcanzar las metas propuestas. Entre las acciones metodológicas se realizó una constante revisión bibliográfica y fundamentación teórica, además del análisis documental y la aplicación de cuestionarios, lo que permitió desarrollar una investigación organizada en cuatro capítulos que abordan los estudios de aspectos relacionados con la formación del desempeño. de profesionales de la educación, pasando por la Base Curricular Común Nacional (BNCC), la enseñanza de la geografía, la formación de profesores de geografía en la UFMT Cuiabá. También analizan cuáles son las principales dificultades en el inicio de la carrera de los profesionales de esta área del conocimiento y finalmente se realizaron los análisis geográficos mostrando que la enseñanza de la geografía, la formación de los educadores y los problemas al inicio de la sus carreras, son situaciones que demandan innumerables discusiones y análisis, que pueden traer mejoras significativas a los procesos de formación y actuación de los docentes, beneficiando consecuentemente la enseñanza y el aprendizaje.
Palavra-chave: Covid-19
Educação
Educadores
Precarização
Trabalho
Palavra-chave em lingua estrangeira: Covid-19
Education
Educators
Precariousness
Work
Covid-19
Educación
Precariedad
Educadores
Trabajo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: OLIVEIRA, Maurício dos Santos de. O ensino da geografia, a formação do educador e educadora e as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos de magistério. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5234
Data defesa documento: 1-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Maurício dos Santos de Oliveira.pdf1.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.