Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5263
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Quanto Vale ou é por Quilo : uma proposta de discussão racializada de cinema no ensino de história |
Autor(es): | Luz, Manoel Edivan Gomes da |
Orientador(a): | Trovão, Flavio Vilas Boas |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Trovão, Flavio Vilas Boas |
Membro da Banca: | Borges, Ana Carolina da Silva |
Membro da Banca: | Freitas, Talitta Tatiane Martins |
Resumo : | O presente trabalho é uma produção sobre a relação entre cinema e ensino de história. Contextualiza a ascensão das imagens na sociedade contemporânea, bem como, em contrapartida, certo declínio dos textos impressos. Chama atenção, ainda, para as discussões em torno dos filmes e suas utilidades à história e ao ensino desta. Para as formas de representação contidas nas películas, do mesmo modo que as exemplifica. Demonstra como novas possibilidades vêm sendo apresentadas na historiografia, ao passo que também colabora. Discute as imagens e suas relações com o ensino e a cidadania, em uma perspectiva cultural sobre as imagens em movimento e o cinema como ferramenta para um ensino de uma história antirracista. Por fim, apresenta uma possibilidade de uso prático destas abordagens fazendo uma relação entre a obra cinematográfica Quanto Vale ou É Por Quilo?, e outras fontes, numa proposta de atividades a partir de recortes dessa película que culminarão em discussões sobre temas específicos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work is a production on the relationship between cinema and history teaching. It contextualizes the rise of images in contemporary society, as well as, on the other hand, a certain decline of printed texts. It also draws attention to the discussions around films and their uses for history and its teaching. For the forms of representation contained in the films, in the same way that he exemplifies them. It demonstrates how new possibilities have been presented in historiography, while also collaborating. Discusses images and their relationship with teaching and citizenship, in a cultural perspective on moving images and cinema as a tool for teaching an anti-racist history. Finally, it presents a possibility of practical use of these approaches making a relationship between the cinematographic work Quanto Vale ou É Por Quilo?, and other sources, in a proposal of activities based on clippings of this film that will culminate in discussions on specific themes. |
Palavra-chave: | Produção e difusão de narrativas históricas Ensino de história Cultura visual Mídias e linguagens Relações étnico-raciais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Production and dissemination of historical narratives History teaching Visual culture Media and languages Ethnic-racial relations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | LUZ, Manoel Edivan Gomes da. Quanto Vale ou é por Quilo: uma proposta de discussão racializada de cinema no ensino de história. 2022. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5263 |
Data defesa documento: | 28-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Manoel Edivan Gomes da Luz.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.