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Tipo documento: Dissertação
Título: A “experiência” no ensino de filosofia : possibilidades de uma educação humanizada no CASE-Cuiabá
Autor(es): Silva, Rogério Gonçalves e
Orientador(a): Olea, Hilda Regina Pereira Menezes
Membro da Banca: Fernandes, Raquel Martins
Membro da Banca: Olea, Hilda Regina Pereira Menezes
Membro da Banca: Silva, Alécio Donizete da
Resumo : O presente trabalho visa apontar resultados da pesquisa de Mestrado Profissional de Filosofia da UFMT cujo objetivo foi identificar uma metodologia adequada para o ensino de Filosofia no atendimento a adolescentes privados de liberdade, que aborde conteúdos capazes de proporcionar um ensino humanizado a estes(as) jovens que cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá. Os textos utilizados para fazer parte das aulas de filosofia foram selecionados objetivando-se fazer reflexões, diálogos e problematizar o cotidiano dos alunos, onde, a utilização de recortes de séries televisivas para sensibilização e apontamentos foi a linha mestra desta pesquisa, sendo constatado durante a pesquisa que a readequação das aulas de filosofia oportunizou um ensino, em que o falar e escutar, escrever e ler acontecessem de forma singular, ativa, e que não estivesse normatizado por nosso saber, colaborando assim para o efetivo ato de filosofar. Esta proposta exalta a relevância da “experiência” em uma perspectiva larrosiana, esperando-se assim, concretizar o ato de filosofar, colocando em comum o que pensamos, elaborando com o outro o sentido ou a ausência de sentido do que nos acontece, buscando explorar a vivência dos alunos, não apenas de modo superficial, mas enfatizando a liberdade de decisão, possibilitando que o(a) aluno(a) participe conscientemente na construção de conhecimentos, desenvolvendo, com isso, seu senso crítico. Em virtude da Pandemia do Covid-19, as aulas foram suspensas no Centro Socioeducativo e a pesquisa não foi concretizada em sua integralidade conforme planejado. A transformação da unidade didática desta dissertação em um material didático a ser utilizado futuramente nestes ambientes de ressocialização de adolescentes, abre espaço para um caminho original na construção da compreensão da realidade, representa uma contribuição bastante incisiva no processo de ressocialização.
Resumo em lingua estrangeira: The present work aims to point out the results of the Professional Masters in Philosophy research at UFMT, whose objective was to identify an adequate methodology for teaching Philosophy in the care of adolescents deprived of their liberty, which addresses content capable of providing a humanized teaching to these young people. who comply with socio-educational measures at the Socio-educational Service Center in Cuiabá. The texts used to be part of the philosophy classes were selected aiming to make reflections, dialogues and problematize the students' daily lives, where the use of clippings from television series for sensitization and notes was the main line of this research, being verified during the research that the readjustment of philosophy classes provided an opportunity for teaching, in which speaking and listening, writing and reading happened in a unique, active way, and that was not regulated by our knowledge, thus collaborating for the effective act of philosophizing. This proposal extols the relevance of “experience” in a Larrosian perspective, hoping thus to materialize the act of philosophizing, putting in common what we think, elaborating with the other the meaning or absence of meaning of what happens to us, seeking to explore students' experience, not only superficially, but emphasizing freedom of decision, allowing the student to consciously participate in the construction of knowledge, thus developing their critical sense. Due to the Covid-19 Pandemic, classes were suspended at the Socio-Educational Center and the research was not carried out in its entirety as planned. The transformation of the didactic unit of this dissertation into a didactic material to be used in the future in these environments of resocialization of adolescents, opens space for an original path in the construction of the understanding of reality, represents a very incisive contribution in the process of resocialization.
Palavra-chave: Formação humana
Socioeducativo
Ensino de filosofia
Experiência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Human formation
Socio-educational
Teaching philosophy
Experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO
Referência: SILVA, Rogério Gonçalves e. A “experiência” no ensino de filosofia: possibilidades de uma educação humanizada no CASE-Cuiabá. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5269
Data defesa documento: 14-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

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