Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5276
Tipo documento: Dissertação
Título: As ações de responsabilidade social empresarial em Mato Grosso no contexto da reestruturação produtiva
Autor(es): Oliveira, Ana Aparecida Morais de
Orientador(a): Santos, Tânia Maria Santana dos
Membro da Banca: Santos, Tânia Maria Santana dos
Membro da Banca: Silva, Ivone Maria Ferreira da
Membro da Banca: Velasco, Erivã Garcia
Resumo : O presente estudo busca analisar a relação entre as ações de Responsabilidade Social Empresarial – RSE de empresas em Mato Grosso e as Transformações do Mundo do Trabalho, com o objetivo de desvelar como as ações desenvolvidas por tais empresas apresentam relação com aspectos da reestruturação produtiva. Foram pesquisadas seis empresas que receberam da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso o Certificado de Responsabilidade Social, instituído pela Lei 7.687/MT/2002. Estas desenvolveram ações expressas em seus balanços sociais e em seus relatórios de sustentabilidade; destinando-as a três grupos: o seu público interno – trabalhadores, o Meio Ambiente e a filantropia empresarial. É uma pesquisa exploratória que busca desvelar as múltiplas determinações do objeto numa perspectiva crítica de totalidade. Através de densa revisão de literatura foram apresentados os determinantes históricos da responsabilidade social empresarial: como a reestruturação produtiva e acumulação flexível, ascensão do neoliberalismo no mundo e a contrarreforma do Estado Brasileiro na década de 1990. A Responsabilidade Social Empresarial-RSE foi detalhada por meio da contextualização sóciohistórica e concepções, bem como os mecanismos de legitimação da mesma. Por fim foi feita uma discussão a partir do resultado da análise das ações de RSE das empresas pesquisadas, buscando relacioná-las com as realidades sócio-históricas de Mato Grosso e com o referencial teórico utilizado, a fim de encontrar respostas aos pressupostos da pesquisa.
Resumo em lingua estrangeira: O presente estudo busca analisar a relação entre as ações de Responsabilidade Social Empresarial – RSE de empresas em Mato Grosso e as Transformações do Mundo do Trabalho, com o objetivo de desvelar como as ações desenvolvidas por tais empresas apresentam relação com aspectos da reestruturação produtiva. Foram pesquisadas seis empresas que receberam da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso o Certificado de Responsabilidade Social, instituído pela Lei 7.687/MT/2002. Estas desenvolveram ações expressas em seus balanços sociais e em seus relatórios de sustentabilidade; destinando-as a três grupos: o seu público interno – trabalhadores, o Meio Ambiente e a filantropia empresarial. É uma pesquisa exploratória que busca desvelar as múltiplas determinações do objeto numa perspectiva crítica de totalidade. Através de densa revisão de literatura foram apresentados os determinantes históricos da responsabilidade social empresarial: como a reestruturação produtiva e acumulação flexível, ascensão do neoliberalismo no mundo e a contrarreforma do Estado Brasileiro na década de 1990. A Responsabilidade Social Empresarial-RSE foi detalhada por meio da contextualização sóciohistórica e concepções, bem como os mecanismos de legitimação da mesma. Por fim foi feita uma discussão a partir do resultado da análise das ações de RSE das empresas pesquisadas, buscando relacioná-las com as realidades sócio-históricas de Mato Grosso e com o referencial teórico utilizado, a fim de encontrar respostas aos pressupostos da pesquisa.
Palavra-chave: Reestruturação produtiva
Responsabilidade social empresarial
Trabalhador
Palavra-chave em lingua estrangeira: Reestruturação produtiva
Responsabilidade social empresarial
Trabalhador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: OLIVEIRA, Ana Aparecida Morais de. As ações de responsabilidade social empresarial em Mato Grosso no contexto da reestruturação produtiva. 2013. 229 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5276
Data defesa documento: 20-Sep-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Ana Aparecida Morais de Oliveira.pdf4.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.