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Tipo documento: Tese
Título: Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de Genética à luz da Teoria Fundamentada
Autor(es): Silva, Cirlande Cabral da
Orientador(a): Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Batista, Ieda Hortêncio
Membro da Banca: Nagem, Ronaldo Luiz
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Nicot, Yuri Expósito
Resumo : O presente trabalho diz respeito ao ensino de Genética, pois essa é uma das áreas de difícil compreensão, devido à complexidade dos assuntos que por ela são abordados. Portanto, é imprescindível buscar alternativas, meios, estratégias e recursos didático-pedagógicos que possam cada vez mais facilitar o processo ensino aprendizagem dessa disciplina. Diante de tal panorama, baseado na Teoria Fundamentada, investigou-se a possibilidade de construção de uma Teoria Substantiva capaz de contribuir para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem de Genética no curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Iniciaram-se, então, os estudos analisando as primeiras transcrições (os dados) a partir das entrevistas feitas a alunos e professores e se começou a separar, classificar e sintetizar esses dados por meio da codificação analítica (aberta, axial e seletiva), com questionamentos e comparações sucessivas. Os primeiros códigos foram agrupados, observando aqueles que já se apresentavam inicialmente como subcategorias emergentes, isto é, códigos com capacidade de agrupar uma grande quantidade de códigos brutos. No prosseguimento, nossas subcategorias emergentes não apenas coalescem (juntamse), mas também tornam-se sistematizadas por meio de agrupamentos hierárquicos. As subcategorias foram agrupadas em termos de propriedades e dimensões e se obteve, assim, as primeiras categorias analíticas. As relações entre elas forneceram um instrumento conceitual sobre a experiência estudada, isto é, a Teoria Substantiva que disserta sobre o fenômeno investigado. A Teoria Substantiva obtida foi legitimada e convalidada através do Método Delphi que é reconhecido como um dos melhores instrumentos de previsão qualitativa. Este método estatístico demonstrou que os indicadores usados na validação da teoria (entrevistas, códigos, subcategorias, categorias e categoria central) se revelaram muito relevantes para a Teoria Substantiva proposta. É importante destacar que a análise da Teoria Substantiva revelou uma categoria central “Reorientando a prática docente” e cinco categorias analíticas, que foram: 1) “Diversificando a aula para facilitar o entendimento”; 2) “Percebendo a complexidade do assunto”; 3) “Procurando o entendimento do assunto”; 4) “Modificando o estilo de aula”; 5) “Modificando a maneira de ensinar”. Na análise da contribuição dessa Teoria Substantiva para o ensino de Genética no IFAM, destacam-se duas contribuições importantes: a) A primeira contribuição sugere um Curso de Formação continuada aos professores de Genética, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), organizado em módulos teórico-práticos presenciais e módulos de atividades não presenciais que teria por objetivo geral propiciar atualização em Genética através da abordagem de temas contemporâneos, priorizando um enfoque contextualizado do conhecimento, onde os professores poderão reestruturar seus conhecimentos além de propor e trocar experiências sobre as metodologias de ensino para essa área da Biologia; b) A utilização de meios e recursos didático-pedagógicos (estratégias didáticas diferenciadas) adequados, mas que tenham um embasamento teórico-epistemológico a partir de critérios estabelecidos, ou seja, que as metodologias aplicadas no ensino de Genética não fiquem apenas no campo subjetivo, mas que levem em conta as categorias encontradas nesta pesquisa.
Resumo em lingua estrangeira: The present work concerns the teaching of genetics, because this is an area difficult to understand due to the complexity of the issues that are covered by it. Therefore, it is essential to seek alternatives, means, strategies and teaching-learning resources that may increasingly facilitate the teaching learning process of this discipline. Faced with this panorama was investigated as a substantive theory could be built to contribute to the teaching and learning of genetics in the course of Licentiate in Biological Sciences from the Federal Institute of Amazonas (IFAM). Started began our studies analyzing the first transcripts (data) from interviews with students and teachers and began to separate, classify and summarize these data by means of analytical coding (open, axial and selective), with successive questions and comparisons. The first codes are grouped, noting those already initially presented as emerging subcategories, i.e. codes with the ability to group a large amount of raw codes. In pursuit, not only our emerging sub coalesce (join), but also become systematized by hierarchical clustering. The subcategories were grouped in terms of properties and dimensions, and there was thus obtained, the first analytical categories. The relations between them provided us with a conceptual instrument on the experience studied, ie, substantive theory lecturing on the phenomenon investigated. A substantive theory was obtained convalidada and legitimized through the Delphi Method is recognized as one of the best tools for qualitative prediction. This statistical method revealed that the indicators used in the validation of the theory (interviews, codes, subcategories, categories and core category) were highly relevant to the proposed substantive theory. Importantly, the analysis of Substantive Theory has revealed a central category ("Reorienting the teaching practice") and five analytical categories which been: 1) "Diversifying the classroom to facilitate understanding"; 2) "Realizing the complexity of the subject"; 3) "Looking for the understanding of the subject"; 4) "Changing the style class", 5) "Changing the way of teaching." Analyzing the contribution of this substantive theory for teaching genetics at IFAM, can highlight two important contributions: a) The first is the continuing training of teachers of Genetics, between the Federal University of Amazonas (Amazonas University), the University of State of Amazonas (UEA) and the Federal Institute of Amazonas (IFAM) organized classroom theoretical and practical modules and non-classroom activities that would the objective to provide updates through the Genetics of contemporary themes modules approach, prioritizing a focus contextualized knowledge where teachers can restructure their knowledge and to propose and exchange experiences on teaching methodologies in this area of biology; b) The use of media and teaching resources teaching (differentiated teaching strategies), adequate but they have a theoreticalepistemological foundation from the established criteria. In other words, the methodologies applied in the teaching of genetics not only stay in the subjective field and take into account the categories found in this research.
Palavra-chave: Ensino de genética
Teoria fundamentada
Categorias
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching genetics
Grounded theory
Categories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SILVA, Cirlande Cabral da. Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de Genética à luz da Teoria Fundamentada. 2014. 187 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5313
Data defesa documento: 24-Nov-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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