Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5332
Tipo documento: Tese
Título: Representações sociais de alunos acerca do que é ser estudante em uma universidade pública federal
Autor(es): Dias, Solange Thomé Gonçalves
Orientador(a): Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Musis, Carlo Ralph de
Membro da Banca: Freire, Maria de Lourdes Bandeira Lamonica
Membro da Banca: Lima, Rita de Cassia Pereira
Membro da Banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Resumo : Neste estudo intentou-se conhecer as representações sociais apresentadas por um grupo de discentes sobre o que é ser aluno em uma universidade pública federal. A análise empreendida destacou a dimensão mítica das representações. O referencial teórico sobre o qual a pesquisa se assenta está centrado na Teoria das representações sociais de Serge Moscovici (1978), e na Teoria do núcleo central de Jean-Claude Abric (1998), em um diálogo entre estas e os estudos sobre processos identitários, memória social e dimensão mítica, numa perspectiva psicossocial. Destacam-se como principais pressupostos: a relação entre representação social e representação identitária; a dimensão mítica da representação social compreendida como uma forma idealizada de significação da realidade; a representação intergrupal na relação com a memória social e, os processos de identificação e diferenciação no diálogo com as instâncias de pertencimento das representações sociais (transubjetivas, intersubjetivas e subjetivas). A coleta dos dados foi dividida em duas fases. Na primeira, realizou-se dez entrevistas com professores universitários do campus de Cuiabá que serviram para o acercamento do contexto, através do levantamento das possíveis categorias nas quais, os mesmos, supostamente, organizam seus discursos sobre o objeto em questão. A análise compreensiva foi utilizada para a leitura dos dados. Na segunda fase da coleta, os sujeitos foram alunos universitários. Nesta, realizou-se a recolha das informações, em uma primeira etapa, com um grupo de 177 discentes fazendo-se uso de um questionário contendo dados censitários e a associação livre de palavras. O material angariado foi processado pelo software EVOC. A seguir, em uma segunda etapa, buscou-se uma incursão no universo nocional dos sujeitos mediante a aplicação de entrevistas abrangendo-se um total de 80 alunos. A análise lexical foi realizada a partir do processamento dos dados pelo software ALCESTE. Os resultados referentes ao discurso dos professores mostraram os docentes ancorando suas representações em uma imagem idealizada da instituição sustentada por uma função identitária que lhes confere a legitimidade do pertencimento. No que concerne aos alunos, às análises sugerem que, as representações sociais que fazem de si por serem alunos de universidade pública federal apresentam uma multiplicidade de dimensões que envolvem a família, a sociedade, as inter-relações e a própria instituição, marcadas por dois aspectos: um que se situa no plano do ideal, no qual os alunos constroem as imagens de si apoiados nos discursos enraizados na memória social. Assim observa-se uma relação de indiferenciação entre a universidade e o aluno. Outro, que é da ordem do real no qual a imagem de si se constrói na análise do vivido e revela-se no discurso pela presença de elementos como, competência, amadurecimento, apoiando-se na necessidade de sobrevivência subjetiva frente às limitações institucionais e frente à relação com o conhecimento, sugerindo um processo de diferenciação do Eu a partir da universidade. Dessa forma os resultados indicam que as representações sociais encontradas que se situam no plano do real, apoiam-se no discurso reflexivo a partir das vivências cotidianas e, as que se situam no plano do ideal ancoram-se em imagens que atestam a presença de pensamento mítico refletido nas representações sociais.
Resumo em lingua estrangeira: This study aims at getting to know the social representations elaborated by a group of students concerning being student in a public federal university. The analysis highlighted the mythical dimension of the representations. The theoretical basis on which this research was structured is the Social Representations Theory of Serge Moscovici (1978) and the Central Nucleus Theory of Jean-Claude Abric (1998). A dialogue between both theories and the studies concerning the identity processes, social memory and mythical dimension, according to a psychosocial perspective were also presented. It was outlined as main assumptions the following issues: the relationship between representation and social identity representation, the mythical dimension of social representation thought as an idealized form of reality meanings; intergroup representation related to the social memory, and the processes of identification and differentiation in the dialogue with the perspectives of belonging of the social representations (transubjetives, intersubjective and subjectives). The data collection was divided into two phases. In the first period 10 interviews with university professors of campus Cuiabá were carried out. These talks served for circumscribing the context, in order to access the possible categories in which, they supposedly organize their discourses concerning the studied object. The comprehensive analysis was used for reading the data. In the second phase of data collection, the participants were university students. In this phase the gathering of the information was done. In a first part, a group of 177 students answered a questionnaire compounded with census data and the free association of words. This verbal material was processed by the software EVOC, subsequently, in a second stage; it was aimed to access the notional universe of the students by carrying out interviews covering a total of 80 students. The lexical analysis was done based on the data processed by the software ALCESTE. The findings concerning the discourse of the professors revealed professionals who anchored their representations in an idealized image of the institution supported by an identity function that offers them legitimacy of belonging. Concerning the students, the analyzes suggested that the social representations about themselves as being students in a public federal university have a multitude of dimensions that involve the family, the society, the interrelationships and the institution itself, manifested by two aspects: one that lies in the plane of the ideal, in which students construct the images of themselves supported by the discourses rooted in the social memory. Thus, it is observed an indifferentiation relationship between the university and the student. Another, is in the order of the real image the students have of themselves elaborated on the analysis of the lived experiences and revealed in the discourse by the presence of elements such as competence, maturity, relying on the subjective survival faced on institutional constraints and the association with knowledge, suggesting a process of differentiation of the self, starting from the university. Consequently the findings indicate that the social representations lie at the plane of the real, relying on reflective discourse of everyday experiences and those positioned in the plane of the ideal anchored in images that attest the presence of the mythical thought reflected in the social representations.
Palavra-chave: Educação
Representações sociais
Alunos
Universidade
Dimensão mítica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Social representations
Students
University
Mythical dimension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: DIAS, Solange Thomé Gonçalves. Representações sociais de alunos acerca do que é ser estudante em uma universidade pública federal. 2013. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5332
Data defesa documento: 25-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2013_Solange Thome Gonçalves Dias.pdf4.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.