Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5435
Tipo documento: Tese
Título: Gênero e educação em Moçambique : acesso e permanência da mulher rural no ensino superior
Autor(es): Tambe, Telma Amorgiana Fulane
Orientador(a): Costa, Candida Soares da
Coorientador: Gonçalves, Antonio Cipriano Parafino
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Gonçalves, Antonio Cipriano Parafino
Membro da Banca: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Membro da Banca: Cordeiro, Ana Luisa Alves
Membro da Banca: Lopes, José de Sousa Miguel
Resumo : Moçambique vem vivenciando reformas nas suas políticas públicas que estabelecem um paralelismo entre as políticas globais mercadológicas e as novas formas de modelação do sujeito para responder às demandas do mercado que vêm ocorrendo por quase todo o mundo. Trata-se de discursos de “inclusão de todos”, interligados com discursos hegemônicos que pretendem a inclusão de um direito de todos para todos. Assim, com este estudo tencionamos compreender as estratégias de acesso e permanência no ensino superior por mulheres rurais, em Moçambique, problematizando as condições de acesso e permanência da mulher à educação superior. De forma particular, pretendemos analisar as estratégias de acesso e permanência no ES utilizadas por mulheres, em Moçambique, com foco naquelas provenientes das regiões rurais. A pesquisa tem como objeto de estudo estratégias utilizadas por mulheres rurais no acesso e permanência ao ES público, em Moçambique. Para o efeito, optamos por uma abordagem qualitativa (MINAYO, 1992, 2002; GERHADT et al, 2009), ancorada na Análise do Discurso. Optamos, também, por enveredar pelo estudo de textos sobre políticas educacionais (BALL; BOWE, 1992; BALL e MAINARDES, 2006; NKRUMAN, 1977, AFIGBO, 2010; GARCIA, 2005, GONÇALVES, 2018), literatura sobre o feminismo (CASIMIRO, 2014; PERROT, 2003, 2005; HILDETE, 2018; AMARAL, 2010; GONZALÉZ, 2006, 2015, GUERRA, 2013, SEGATO, 2012), articulados à História Política e à Histórica Cultural (CHARTIER, 2002; GEERTZ, 1989).Os nossos achados apontam que um dos principais desafios para o acesso e permanência da mulher no ES é o pouco volume informacional que possuem ou acumulam sobre o mundo universitário e políticas a ele inerentes; contam também sua classe social, raça/etnia, sua proveniência e cultura. Entretanto, essas mulheres negras, inseridas em uma estrutura patriarcal, machista, capitalista, têm construído estratégias de acesso e permanência: redes de sociabilidade, exames de admissão, negócios, bolsas de estudo, dentre outras.
Resumo em lingua estrangeira: Mozambique has been experiencing reforms in its public policies that establish a parallel between global marketing policies and new ways of modeling the subject to respond to market demands that have been taking place throughout most of the world. These are discourses of “inclusion of all”, intertwined with hegemonic discourses that intend to include a right of all for all. Thus, with this study we intend to understand the strategies of access and permanence in higher education by rural women in Mozambique, questioning the conditions of access and permanence of women in higher education. In particular, we intend to analyze the access and permanence strategies in HE used by women in Mozambique, focusing on those from rural areas. The research has as object of study strategies used by rural women in accessing and staying in public HE in Mozambique. For this purpose, we opted for a qualitative approach (MINAYO, 1992, 2002; GERHADT et al, 2009), anchored in Discourse Analysis. We also chose to study texts on educational policies (BALL; BOWE, 1992; BALL and MAINARDES, 2006; NKRUMAN, 1977, AFIGBO, 2010; GARCIA, 2005, GONÇALVES, 2018), literature on feminism (CASIMIRO, 2014; PERROT, 2003, 2005; HILDETE, 2018; AMARAL, 2010; GONZALÉZ, 2006, 2015, GUERRA, 2013, SEGATO, 2012), articulated to Political History and Cultural History (CHARTIER, 2002; GEERTZ, 1989). our findings point out that one of the main challenges for women's access and permanence in HE is the little amount of information they have or accumulate about the university world and policies inherent to it; they also count their social class, race/ethnicity, origin and culture. However, these black women, inserted in a patriarchal, sexist, capitalist structure, have built access and permanence strategies: sociability networks, admission exams, business, scholarships, among others.
Palavra-chave: Gênero
Acesso e permanência
Políticas públicas
Moçambique
Mulher rural
Palavra-chave em lingua estrangeira: Gender
Access and permanence
Public policy
Mozambique
Rural woman
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: TAMBE, Telma Amorgiana Fulane. Gênero e educação em Moçambique: acesso e permanência da mulher rural no ensino superior. 2023. 327 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5435
Data defesa documento: 15-Feb-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Telma Amorgiana Fulane Tambe.pdf2.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.