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Tipo documento: Dissertação
Título: Poesia, memória e dizeres : um estudo nas obras Areôtorare e Sarobá, de Lobivar Matos
Autor(es): Amaral, Angélica de Oliveira Ivo
Orientador(a): Almeida, Marinei
Membro da Banca: Matos, Epaminondas de
Membro da Banca: Almeida, Marinei
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Resumo : Em Areôtorare (1935) e Sarobá (1936), Lobivar Matos nos apresenta uma poesia que traz elementos que revelam as mazelas de um contexto social que pouco compareciam nas produções literárias que surgiam em Mato Grosso na primeira metade do século XX, período em que prevaleciam poemas pautados numa visão exótica e romantizada que enaltece sujeitos e as paisagens naturais do estado. Na contramão do estilo poético matogrossense de seu tempo, Lobivar Matos se torna um dos pioneiros em clamar em favor de grupos marginalizados e negligenciados socialmente, equiparando-se a escritores de reconhecimento nacional, como Manuel Bandeira, Monteiro Lobato e outros. Diante disso, investimos uma atenção especial aos poemas em que a mulher, em alguns casos a mulher negra, surge como o leitmotiv de seus versos. Analisamos, assim, a representatividade da mulher em poemas como “Lavadeiras”, do livro Areôtorare (1935), “Maria Bolacha” e “Mulata Isaura”, de Sarobá (1936). Além desses, analisamos “O pequeno engraxate”, de Areôtorare (1935) e “Negrinho lambido”, de Sarobá (1936), em que vemos a criança como vítima de violência e injustiças sociais. Além da atenção voltada a esses, outros poemas foram trazidos em diálogos com os respectivos temas abordados. Nosso foco analítico, portanto, está pautado na reflexão das diferentes formas de violência apresentadas poeticamente em cada um desses poemas, buscando estabelecer uma relação dialógica entre suas abordagens. Ao longo da nossa análise buscamos aporte em alguns teóricos e críticos do gênero poesia, da literatura engajada e dos estudos póscoloniais, para que assim pudéssemos compreender as relações de poder que estão imbricadas no desenrolar dos poemas. Nesse estudo também levamos em consideração a premissa, afinal, de que: é fato ainda hoje nos sentirmos incomodados por elementos oriundos de heranças racistas que surgiram, provavelmente, num período conhecido historicamente como as “grandes navegações” (QUIJANO, 2005, p.117), sobretudo com a concretização dessa empreita por meio da ocupação colonial. A memória de tal evento na contemporaneidade nos assombra, nos inquieta e nos instiga a investigar as consequências das forças coloniais ainda ativas em nossa sociedade, mesmo que sob outras formas, como o ato de exploração, opressão e violência de grupos que se percebem como superiores a outros.
Resumo em lingua estrangeira: In Areôtorare (1935) and Sarobá (1936), Lobivar Matos presents a poetry that brings elements that reveal the evils of a social context, which were not very common in the literary productions that appeared in Mato Grosso on the first half of the 20th century, a period in which poems based on an exotic and romanticized vision that praised subjects and the state's natural landscapes prevailed. Against the backdrop of the Mato Grosso poetic style of his time, Lobivar Matos became one of the pioneers to cry out in favor of marginalized and socially neglected groups, equaling writers of national recognition, such as Manuel Bandeira, Monteiro Lobato, and others. In view of this, we have invested special attention to the poems in which the woman, in some cases the black woman, appears as the leitmotif of her verses. Thus, we analyze the representation of women in poems like “Lavadeiras”, from the book Areôtorare (1935), “Maria Bolacha” and “Mulata Isaura”, from Sarobá (1936). In addition to these we examine “O pequeno engraxate”, from Areôtorare (1935) and “Negrinho lambido”, from Sarobá (1936), in which we see the child as a victim of violence and social injustices. In addition to the attention focused on these, other poems were brought in dialogues with the respective themes addressed. Our analytical focus, therefore, is based on the reflection of the different forms of violence poetically presented in each of these poems, seeking to establish a dialogical relationship between their approaches. Throughout our analysis, we sought support from some theorists and critics of the poetry genre, of engaged literature, and of post-colonial studies, so that we could understand the power relations that are imbricated in the poems' development. In this study we also took into consideration the premise that: it’s a fact that even today we are still bothered by elements arising from racist legacies that probably emerged in a period known historically as the “great navigations” (QUIJANO, 2005, p.117), especially with the achievement of this venture through colonial occupation. The memory of such an event, even today, haunts us, worries us and instigates us to investigate the consequences of colonial forces still active in our society, even if under other forms, such as the act of exploitation, oppression and violence of groups that perceive themselves as superior to others.
Palavra-chave: Lobivar Matos
Areôtorare
Saborá
Memória
Poesia
Violência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Lobivar Matos
Areôtorare
Saborá
Memory
Poetry
Violence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: AMARAL, Angélica de Oliveira Ivo. Poesia, memória e dizeres: um estudo nas obras Areôtorare e Sarobá, de Lobivar Matos. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5447
Data defesa documento: 17-Aug-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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