Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5448
Tipo documento: Dissertação
Título: Do fetiche à subversão feminina : a construção do ethos discursivo no cinema de Paul Verhoeven
Autor(es): Silva, Brenda Nathalie da
Orientador(a): Vilela-Ardenghi, Ana Carolina Nunes da Cunha
Membro da Banca: Vilela-Ardenghi, Ana Carolina Nunes da Cunha
Membro da Banca: Khalil, Lucas Martins Gama
Membro da Banca: Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Resumo : Nesta dissertação, buscamos unir a sétima arte à Análise do Discurso Francesa ao verificar de que forma se dá a construção de duas personagens femininas presentes na filmografia do diretor holandês Paul Verhoeven, a saber: Catherine Tramell de Basic Instinct (1992), ou “Instinto Selvagem”, e Michèle Leblanc, de Elle (2016), e também como a própria figura do diretor se materializa nos efeitos de sentidos gerados nesse processo. Por se tratar de um campo cuja linguagem é única e inseparável dos significados presentes em cada filme, nos valemos de referências diversas sobre a obra de Verhoeven e o cinema em geral, mas procurando articulálas sempre a uma perspectiva discursiva. Inicialmente, nossa hipótese residia em uma possível resposta sobre os sentidos produzidos nos filmes a partir do ethos das personagens e aspectos que pudessem ser ligados ou não a Verhoeven - vide os adjetivos comumente associados a ele e sua obra - entretanto, ao longo da pesquisa, vimos que, assim como a questão autoral, a solução para esse impasse não é tão simples, uma vez que as análises indicaram não se tratar de uma dicotomia, mas justamente o limite entre essas leituras. Para tanto, nos valemos das reflexões postuladas por Dominique Maingueneau (2018) no que tange a autoria, mas mobilizando-as do campo literário para o cinematográfico, bem como a noção de paratopia ao olharmos para o processo criativo de Verhoeven e sua figura enquanto realizador. Citamos ainda a noção de ethos discursivo teorizada para o quadro da AD também por Maingueneau (2018, 2020), além de uma faceta recente da referida categoria que ele intitula de ethos encaixado (2020); dimensão essa que diz respeito a situações em que uma enunciação está representando outra.
Resumo em lingua estrangeira: In this research, we seek to unite the seventh art to the French Discourse Analysis by verifying how the construction of two female characters from the filmography of the Dutch director Paul Verhoeven happens, namely: Catherine Tramell from Basic Instinct (1992), or “Instinto Selvagem”, and Michèle Leblanc from Elle (2016), and also how the director's figure materializes in the meaning effects generated in this process. As it is a field whose language is unique and inseparable from the meanings in each film, we make use of several references to Verhoeven's work and cinema in general but always trying to articulate them from a discursive perspective. In the beginning, our hypothesis resided in a possible answer about the meanings produced in the films based on the ethos of the characters and also aspects that could be associated or not with Verhoeven - see the adjectives commonly associated with him and his work - however, throughout the research, we saw that, like the authorial question, the solution to this impasse is not so simple, since the analysis indicated that it is not about a dichotomy, but precisely the limit between these readings. To this end, we avail ourselves of the reflections postulated by Dominique Maingueneau (2018) regarding authorship, but mobilizing them from the literary field to a cinematographic one, as well as the notion of paratopia when looking at Verhoeven’s creative process and his figure as a director. We also name the notion of discursive ethos theorized for the AD framework also by Maingueneau (2018, 2020), in addition to a recent facet of the aforementioned category that he titles embedded ethos (2020); a dimension that concerns situations in which one ennunciation is representing another.
Palavra-chave: Ethos
Cinema
Paul Verhoeven
Arquienunciador
Representações do feminino
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ethos
Cinema
Paul Verhoeven
Archenunciator
Female representation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SILVA, Brenda Nathalie da. Do fetiche à subversão feminina: a construção do ethos discursivo no cinema de Paul Verhoeven. 2022. 193 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5448
Data defesa documento: 30-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Brenda Nathalie da Silva.pdf11.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.