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Tipo documento: Tese
Título: Tradição literária mato-grossense : a natureza na poesia produzida por sacerdotes no século XX
Autor(es): Santos, Michael Jhonatan Sousa
Orientador(a): Reis, Célia Maria Domingues da Rocha
Membro da Banca: Reis, Célia Maria Domingues da Rocha
Membro da Banca: Silva, Rosana Rodrigues da
Membro da Banca: Joanoni Neto, Vitale
Membro da Banca: Souza, Marinete Luzia Francisca de
Membro da Banca: Lopes, Marcos Aparecido
Resumo : Esta tese investiga e revela uma tradição literária mato-grossense fundada em imagens poéticas da natureza, que interliga as obras de Dom Francisco de Aquino Corrêa, Pe. Antônio Rodrigues Pimentel e Dom Pedro Casaldáliga ao longo do século XX. Para tanto, realça o processo de estruturação dos poemas analisados, expondo a tradição por meio de dados textuais, históricos e sociais, sem perder de vista o caráter singular de cada escritor. Na obra de Aquino, do início do século, destacamos o encontro dos tempos (BOSI, 1977) poético e ideológico, com ênfase nas relações de negatividade e positividade que a poesia aquineana estabelece com a ideologia dominante. A partir do ano de 1964, o produto dessas relações é depurado por Pimentel, que amplifica o fator negativo e o utiliza, assim como a outros dados da cultura cuiabana, especificamente, mas também do estado de Mato Grosso como um todo, como elemento poético de resistência na configuração de um conflito entre tradição e modernidade. Considerada a partir do ano de 1971, a poesia de Casaldáliga se conecta à dos demais escritores por meio de três eixos de semelhanças textuais, indicativos da tradição literária mato-grossense. O primeiro ocorre porque a estruturação dos poemas absorve situação socioeconômica e política semelhante; o segundo, pela absorção estrutural de pressupostos culturais comuns; o terceiro concerne às coincidências linguísticas atinentes à construção de certas imagens poéticas da natureza, as quais ultrapassam o caráter fortuito quando são consubstanciadas por pelo menos um dos dois primeiros eixos. Metodologicamente, empregamos o conceito de tradição literária segundo Antonio Candido (2000), combinado com o de intertextualidade em Kristeva (2005) e Jenny (1979), mobilizados em conformidade com os apontamentos sobre literatura comparada de Nitrini (2015). Para análise formal mobilizamos a teoria dos estratos no âmbito da fenomenologia da obra literária, conforme Ramos (2011). Por essa via, a obra permite o reconhecimento de fatores externos a si que cooperaram para sua configuração; dentre eles, a pesquisa destacou, principalmente, os referentes à cultura e à história de Mato Grosso, e os de caráter existencial, considerados a partir da perspectiva de Heidegger (1992, 1998, 1999), Agostinho (2002) e Derrida (1973).
Resumo em lingua estrangeira: This thesis investigates and reveals a literary tradition of Mato Grosso, founded on poetic images of nature, which interconnects the works of Dom Francisco de Aquino Corrêa, Fr. Antônio Rodrigues Pimentel and Dom Pedro Casaldáliga, throughout the 20th century. In order to do that, it highlights the structuring process of the analyzed poems, exposing the tradition through textual, historical and social data, without losing sight of the unique character of each writer. In Aquino's work, from the beginning of the century, we highlight the poetic and ideological encounter of times (BOSI, 1977), with emphasis on the relations of negativity and positivity that Aquino's poetry establishes with the dominant ideology. As of 1964, the product of these relations is refined by Pimentel, who amplifies the negative factor and uses it, as well as other data from Cuiabá and Mato Grosso culture, as a poetic element of resistance in the setting of a conflict between tradition and modernity. Considered from 1971 onwards, Casaldáliga's poetry is connected to that of other writers through three axes of textual similarities, indicative of Mato Grosso literary tradition. The first occurs because the structure of the poems absorbs a similar socioeconomic and political situation; the second comes from the structural absorption of common cultural assumptions; and the third concerns the linguistic coincidences concerning the construction of certain poetic images of nature, which go beyond the fortuitous character when they are substantiated by at least one of the first two axes. Methodologically, we use the concept of literary tradition, in Antonio Candido (2000), combined with that of intertextuality, in Kristeva (2005) and Jenny (1979), mobilized in accordance with the notes on comparative literature by Nitrini (2015). For formal analysis, we employed the Strata-Model in the scope of the phenomenology of literary work, according to Ramos (2011). In this manner, the work allows the recognition of factors external to itself that cooperated in its configuration; among them, the research highlighted, primarily, those referring to the culture and history of Mato Grosso, and those of an existential nature, considered from the perspective of Heidegger (1992, 1998, 1999), Agostinho (2002) and Derrida (1973).
Palavra-chave: Dom Francisco de Aquino Corrêa
Pe. Antônio Rodrigues Pimentel
Dom Pedro Maria Casaldáliga Plá
Poesia e tradição literária
Palavra-chave em lingua estrangeira: Dom Francisco de Aquino Corrêa
Fr. Antônio Rodrigues Pimentel
Dom Pedro Maria Casaldáliga Plá
Poetry
Literary tradition
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SANTOS, Michael Jhonatan Sousa. Tradição literária mato-grossense: a natureza na poesia produzida por sacerdotes no século XX. 2021. 295 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5466
Data defesa documento: 30-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

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