Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5479
Tipo documento: Tese
Título: Cidade, inconsciente e poesia : uma triangulação na obra de Roberto Piva
Autor(es): Brito, Rodrigo Fernandes Ferreira
Orientador(a): Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Reis, Célia Maria Domingues da Rocha
Membro da Banca: Castro, Fausto Calaça Galvão de
Membro da Banca: Martinelli Filho, Nelson
Resumo : A presente tese tem como objetivo discutir a triangulação entre cidade, inconsciente e poesia em Paranoia (1963), de Roberto Piva e Duke Lee, e Piazzas (1964), obra de Roberto Piva. Revela-se a necessidade de refletir sobre a modernidade e os desdobramentos para a vida psíquica e urbana. A partir da conexão do triângulo piviano com a modernidade, as contribuições de Freud (2010, 2010, 2015, 2015, 2016 e 2016), Lacan (1990 e 1998) e Dunker (2015) se fazem necessárias para aprofundamento temático em diálogo com as particularidades contextuais da São Paulo da década de 1960. No primeiro capítulo da tese, a análise centra-se nos poemas "Visões 1961" (PIVA; DUKE LEE, 2009) e "Piazzas I" (PIVA, 1980). No início, os poemas são apresentados na íntegra e, durante a interpretação, os versos estudados são apreciados em close reading para privilegiar os efeitos estéticos e psíquicos da leitura. A constatação de que o eu-lírico seja um andarilho em São Paulo constrói metáforas da cidade que, em seus becos, galerias e ruas Aurora e Rio Branco, constitui a presença da modernidade, o que repercute em fatos sociais e no inconsciente. No capítulo dois, as fotos de Duke Lee guiam para a análise da triangulação, na qual se faz imprescindível a conexão da linguagem fotográfica com a investigação psicanalítica. O capítulo é dividido em duas seções para a compreensão acerca do olhar e da memória. Em ambas, o inconsciente será o ponto principal de reflexão, mas ainda privilegiando os outros pontos do triângulo: a poesia e a cidade. Embora haja a escolha de iniciar o percurso interpretativo com foco no inconsciente, a tese também busca subsídios teóricos em Aumont (1993), Dubois (1998), Sontag (1994) e Barthes (1994) para esmiuçar novas significações com base nos estudos literários e da linguagem fotográfica.
Resumo em lingua estrangeira: The present thesis aims to discuss the triangulation between city, unconscious and poetry in Paranoia (1963), by Roberto Piva and Duke Lee, and Piazzas (1964), a work by Roberto Piva. The need to reflect on modernity and its unfoldings for psychic and urban life is revealed. From the connection of the triangle of Piva with modernity, the contributions of Freud (2010, 2010, 2015, 2015, 2016 and 2016), Lacan (1990 and 1998) and Dunker (2015) are necessary for thematic deepening in dialogue with the contextual particularities of São Paulo of the 1960s. In the first chapter of the thesis, the analysis focuses on the poems "Visions 1961" (PIVA; DUKE LEE, 2009) and "Piazzas I" (PIVA, 1980). At the beginning, the poems are presented in their entirety and during the interpretation the studied verses are appreciated in close reading to privilege the aesthetic and psychic effects of the reading. The fact that the lyric self is a wanderer in São Paulo builds metaphors of the city, which in its alleys, galleries, and Aurora and Rio Branco streets constitutes the presence of modernity, which has repercussions in social facts and in the unconscious. In the second chapter, Duke Lee's photographs lead to an analysis of triangulation, in which the connection between photographic language and psychoanalytic investigation is essential. The chapter is divided into two sections for the understanding about the gaze and memory. In both, the unconscious will be the main point of reflection, but still privileging the other points of the triangle: poetry and the city. Although there is the choice of starting the interpretative path focusing on the unconscious, the thesis also seeks theoretical subsidies in Aumont (1993), Dubois (1998), Sontag (1994) and Barthes (1994) to scrutinize new meanings based on literary studies and photographic language.
Palavra-chave: Roberto Piva
Modernidade
Cidade
Inconsciente
Poesia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Roberto Piva
Modernity
City
Unconscious
Poetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: BRITO, Rodrigo Fernandes Ferreira. Cidade, inconsciente e poesia: uma triangulação na obra de Roberto Piva. 2023. 111 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5479
Data defesa documento: 26-Apr-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Rodrigo Fernandes Ferreira Brito.pdf2.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.