Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/571
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Práticas de comunicação integrada na Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) e formação de plateia para música de concerto |
Autor(es): | Barbosa Júnior, Protásio de Morais |
Orientador(a): | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Gayoso, Celso Francisco |
Resumo : | O trabalho, na interface entre comunicação e música, descreve e analisa as estratégias de comunicação integrada da Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) na formação de vínculos sociais com seus diversos públicos: imprensa, escolas, comunidades rurais e urbanas, artistas e público. Na perspectiva da comunicação como cultura (LIMA, 2001), a pesquisa considera o processo de divulgação da música de concerto como atividade relevante na formação de plateias. Dessa forma foi relevante avaliar quantidade e alcance de conteúdo jornalístico publicado em revistas (especializadas ou não), programas de televisão, jornais impressos, rádios, sites, mídias sociais digitais e apresentações exibidas pela internet, gravadas ou ao vivo. Somam-se a isso as publicações oficiais da OEMT, como o livro Programa de Concerto lançado a cada temporada contendo informações sobre repertórios, compositores, instrumentistas e maestros, exibindo agenda anual completa. Por fim, faz-se necessário reservar parte dos estudos à formação de campo (BOURDIEU, 2007) e às características de comunicação integrada, delineadas por Margarida Kunsch. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work, at the interface between communication and music, describes and analyzes the integrated communication strategies of the Orquestra of Mato Grosso (OEMT) in its goal of creation of social ties with its diversity of publics: the press (local and national), schools, rural communities and urban artists and the general public. From the perspective of communication as culture (LIMA, 2001), considers the process of dissemination of concert music as a relevant activity in the formation of audiences. Thus, we analyzed interviews and newspaper articles, magazines (specialized or not), television, radio, websites, social media and digital presentations displayed on the internet. Added to this the official publications of OEMT, as the book Concert Program launched each season containing information about repertoires, composers, instrumentalists and conductors with annual calendars. Furthermore, albums, DVDs, videos and documentaries produced from the Center for Communication OEMT. Finally, it is necessary to reserve part of the study to the creation of the field (Bourdieu, 2007) and the characteristics of the integrated communication, delineated by Margarida Kunsch. |
Palavra-chave: | Música de concerto Formação de plateia Comunicação integrada Orquestra do Estado de Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Concert music Training audience Integrated communication Orchestra of Mato Grosso State |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | BARBOSA JÚNIOR, Protásio de Morais. Práticas de comunicação integrada na Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) e formação de plateia para música de concerto. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/571 |
Data defesa documento: | 30-Aug-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Protasio de Morais Barbosa Junior.pdf | 5.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.