Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5911
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma sequência didática com auxílio do lúdico para o estudo de física de partículas no ensino médio
Autor(es): Amaral Filho, Francisco Bandeira
Orientador(a): Carara, Sabrina Silva
Membro da Banca: Carara, Sabrina Silva
Membro da Banca: Barrelo Junior, Nelson
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Resumo : Nesta dissertação apresento uma proposta para adequação do currículo do Ensino Médio através da inserção de Física de Partículas Elementares. Como a componente curricular de Física vem perdendo espaço com a reforma do Ensino Médio, a qual reduz o número de aulas, ensinar Física de Partículas Elementares torna-se um grande desafio para o docente. Como ministro aula de Física para os estudantes do terceiro ano desde 2015, foi observado que os alunos, além de demonstrarem desinteresse pelo estudo de Física ocasionado pela utilização do método da aprendizagem mecânica, possuem dificuldades relacionadas à definição e compreensão dos conceitos envolvendo o que constitui a matéria e o átomo. Para isso, aplicamos uma sequência didática diferenciada para trazer sugestões sobre o conteúdo a partir das metodologias de Ausubel (Aprendizagem Significativa - AS) e de Delizoicov e Angotti (Os Três Momentos Pedagógicos - 3MP). As atividades foram desenvolvidas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio no período vespertino da Escola Estadual Ulisses Guimarães, na cidade de Campo Verde – MT. A proposta apresentada e testada tem como principal objetivo avaliar a eficácia do produto no quesito de melhora na identificação e compreensão dos constituintes fundamentais da matéria e suas interações, utilizando construções de mapas conceituais, uso de simuladores para a compreensão dos modelos atômicos, visita virtual ao CERN, glossário com as principais informações das partículas elementares e o jogo de cartas “Quem sou eu? Com as partículas elementares”. Os resultados obtidos foram averiguados durante o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, bem como com a aplicação dos questionários pré-teste e pós-teste. Verificou-se que, além de potencializar uma melhor compreensão dos conceitos da estrutura fundamental da matéria, essa proposta também pode vir a contribuir de forma positiva às interações interpessoais, pois a maioria dos alunos participaram ativamente das atividades descritas na sequência didática.
Resumo em lingua estrangeira: In this dissertation i present a proposal for the adequacy of the High School curriculum through the insertion of Elementary Particle Physics. Based on the fact that the curricular component of Physics has been losing ground with the reform of High School, which reduces the number of classes and makes teaching Elementary Particle Physics a great challenge for the teacher. As a Physics class minister for third year students since 2015, it was observed that the students, in addition to showing a lack of interest in the study of Physics caused by the use of the mechanical learning method, also have difficulties related to the definition and understanding of concepts involving the that makes up matter and the atom. Based on that, we applied a differentiated didactic sequence to bring suggestions about the content from the methodologies of Ausubel (Significant Learning - AS) and Delizoicov and Angotti (The Three Pedagogical Moments - 3MP). The activities were carried out in two classes of the third year of high school in the afternoon of the State School Ulisses Guimarães, in the city of Campo Verde - MT. The proposal presented and tested has as main objective to evaluate the effectiveness of the product in the questions of improvement in the identification and understanding of the fundamental constituents of the matter and its interactions, using constructions of mental maps, use of simulators for the understanding of atomic models, virtual visit to the CERN, glossary with the main information of elementary particles and the card game “Who am I? With elementary particles”. The results obtained were verified during the development of theoretical and practical activities, as well as with the pre-test and post-test questionnaires. It was found that, in addition to enhancing a better understanding of the concepts of the fundamental structure of the subject, this proposal can also contribute positively to interpersonal interactions, as most students actively participated in the activities described in the didactic sequence.
Palavra-chave: Física de partículas elementares
Aprendizagem significativa
Lúdico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Elementary particle physics
Meaningful learning
Ludic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: AMARAL FILHO, Francisco Bandeira. Uma sequência didática com auxílio do lúdico para o estudo de física de partículas no ensino médio. 2022. 175 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5911
Data defesa documento: 4-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Francisco Bandeira Amaral Filho - Prod. Educacional.pdf6.6 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Francisco Bandeira Amaral Filho.pdf11.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.