Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6309
Tipo documento: Dissertação
Título: Uso da técnica projetiva do desenho da casa-árvore-pessoa (HTP) na atuação do profissional psicólogo(a)
Autor(es): Resende, Sheyla Magalhães Morski
Orientador(a): Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
Resumo : A prática da Avaliação Psicológica permite ao(à) psicólogo(a) a utilização de instrumentos para auxiliar a investigação dos fenômenos psicológicos. O teste do Desenho da Casa-ÁrvorePessoa (HTP) atualmente é o único método projetivo gráfico, com parecer favorável pelo SATEPSI, que os(as) psicólogos(as) podem utilizar em sua prática profissional. O teste proporciona, por meio da análise projetiva, a identificação de elementos da personalidade obtidos no contexto clínico. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou como os(as) profissionais psicólogos(as) que fazem uso do HTP em sua prática de Avaliação Psicológica percebem seu modo de utilização do instrumento. Participaram do estudo 191 psicólogos(as), das cinco regiões brasileiras, que responderam a um questionário online, composto por questões sobre dados pessoais, formação profissional e manejo do teste, além das opiniões sobre as dificuldades, vantagens e desvantagens na utilização do teste. Foram realizadas análises descritivas de frequência, média e desvio padrão, e análise de conteúdo nas questões abertas. Os resultados revelaram a predominância dos participantes do sexo feminino 83%, com média de idade de 38,2 anos, provenientes de instituições privadas, em sua maioria especialistas, atuantes na área clínica. Sobre o HTP os participantes referiram aplicar o teste para o público de crianças, adolescente e adultos (20%), com o objetivo de avaliar aspectos da personalidade, motivados pelos resultados obtidos com o teste (74,9%). 96,9% fazem utilização do manual e do material correto, para a aplicação das duas fases (acromática e cromática). Com relação às dificuldades relacionadas ao manejo do teste, identificou-se que 31,9% dos respondentes relataram a falta de aprimoramento teórico e prático dos(as) profissionais que os utilizam, além da necessidade da correção de falhas em itens do teste e do manual (9,9%) e da demanda por atualizações (9,4%). Acerca das vantagens do teste, foram mencionados, com 82,2%, a condição de o teste atender ampla população e 74,9% de ser de fácil aplicação. Já a desvantagem elencada pelos participantes foi relacionada as dificuldades nos itens do teste (aplicação, correção, interpretação) (27,2%). Tais resultados se mostraram úteis para promover a discussão acerca da formação do(a) profissional psicólogo(a) quanto ao manejo e uso desse teste psicológico, além de evidenciar a necessidade de novos estudos relacionados ao instrumento no Brasil.
Resumo em lingua estrangeira: The practice of Psychological Assessment allows the psychologist to use instruments to assist the investigation of psychological phenomena. The Drawing of the House-Tree-Person (HTP) test is currently the only graphic projective method, with a favorable opinion by SATEPSI, that psychologists can use in their professional practice. The test provides, through projective analysis, the identification of personality elements obtained in the clinical context. In this sense, the present research investigated how the professional psychologists who make use of the HTP in their practice of Psychological Assessment perceive their way of using the instrument. The study included 191 psychologists from the five Brazilian regions, who answered an online questionnaire composed of questions about personal data, professional training, and test management, as well as questions aboutthedifficulties, advantages and disadvantages in using the test. Descriptive analyses of frequency, mean and standard deviation and content analysis were performed in the open questions. The results revealed the predominance of female participants 83%, with a mean age of 38.2 years, coming from private institutions, mostly specialists, working in the clinical area. Regarding the HTP, the participants reported applying the test to the public of children, adolescents, and adults (20%), with the objective of evaluating aspects of the personality, motivated by the results obtained with the test (74.9%). 96.9% make use of the manual and the correct material, for the application of the two phases (achromatic and chromatic). Regarding the difficulties related to the management of the test, it was identified that 31.9% of the respondents reported the lack of theoretical and practical improvement of the professionals who use them, in addition to the need to correct failures in items of the test and the manual (9.9%) and the demand for updates (9.4%). Regarding the advantages of the test, 82.2% mentioned the condition that the test meets thepopulation and 74.9% is easy to apply. The disadvantage listed by the participants was related todifficulties in the test items (application, correction, interpretation) (27.2%). These results proved to be useful to promote the discussion about the training of professional psychologists regarding the management and use of this psychological test, in addition to evidencing the need for further studies related to the instrument in Brazil.
Palavra-chave: Avaliação psicológica
Técnicas projetivas
Desenho da casa-árvore-pessoa
Formação profissional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Psychological assessment
Projective techniques
Drawing of the tree-person-house
Professional qualification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: RESENDE, Sheyla Magalhães Morski. Uso da técnica projetiva do desenho da casa-árvore-pessoa (HTP) na atuação do profissional psicólogo(a). 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6309
Data defesa documento: 24-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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