Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6348
Tipo documento: Dissertação
Título: A contribuição da educação matemática crítica, para o processo de ensino e aprendizagem baseada na resolução colaborativa de problemas
Autor(es): Magalhães, Benedita Neire Almeida de
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Resumo : A pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. A investigação se insere no campo da Educação Matemática, onde buscamos investigar as contribuições da Educação Matemática Crítica a partir da Resolução colaborativa de problemas, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Em aspecto metodológico, a pesquisa é de Abordagem qualitativa e segue a perspectiva histórico-cultural como orientadora da investigação, apoiando-se nas ideias de Vygotsky, porquanto se trata de uma abordagem facilitadora para a compreensão dos fenômenos a partir da realidade, tendo como foco principal a Educação Matemática Crítica, por meio do experimento didático, desenvolvido com 20 alunos do 5º ano, da Escola Estadual Modelo Santo Antônio, em Jaciara-MT. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a revisão bibliográfica, pesquisa de campo com a participação dos alunos e o experimento didático, envolvendo professor e alunos, com base na metodologia de ensino sequência didática, conforme os temas: “A vacinação de criança contra a Covid-19”, “As Queimadas no Pantanal” e o “Uso do Plástico doméstico”. A busca de informações pelos alunos sobre os temas propostos ocorreu na internet. Iniciamos com uma roda de conversa com a apresentação dos respectivos temas, de modo que os alunos fizeram suas considerações e indagações a respeito dos temas. Em seguida, houve a aplicação da Resolução Colaborativa de Problemas Matemáticos, resolvidos em grupos. A análise dos dados produzidos por meio desta pesquisa revela que os alunos da turma em questão vivenciaram o ensino e a aprendizagem a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica e da Resolução Colaborativa de Problemas Matemáticos, em 2022, e que, em sua maioria, não tinham experimentado atividades de matemática com pesquisa escolar de temas do cotidiano e do trabalho em grupo. Os resultados apontam a contribuição em trabalhar com alunos da turma do 5º ano levando-se em consideração a aprendizagem crítica da abordagem da Educação Matemática Crítica, tendo como ponto de partida a Resolução Colaborativa de Problemas. Durante o desenvolvimento das sequências, percebemos a contribuição para o aprimoramento de várias habilidades, a saber: estímulo ao pensamento crítico que contribui para o debate e discussão em grupo; aluno ativo e cooperativo com os seus pares; habilidades da comunicação oral; melhora na aprendizagem dos alunos; e a participação destes em desafios de aprendizagem nas atividades propostas em sala de aula, assim como na pesquisa. Portanto, faz-se necessário ressignificar e desmistificar o ensino da matemática nos anos iniciais, a fim de promover as formas de pensar e ser dos alunos e professores em relação ao ensinar e aprender a matemática com significado.
Resumo em lingua estrangeira: The research was carried out with the Postgraduate Program in Education (PPGE), from the Institute of Education at the Federal University of Mato Grosso (UFMT), in the research Line Education in Science and Mathematics. The research belongs to the field of Mathematics Education, where we seek to investigate the contributions of Critical Mathematics Education based on Collaborative Problem Solving, with 5th-grade students. From a methodological point of view, the research has a Qualitative approach and follows the cultural-historical perspective as a guideline for the investigation, based on Vygotsky’s ideas, since it is a facilitating approach for the understanding of phenomena from reality, having as its main focus Critical Mathematics Education, by means of a didactic experiment, developed with 20 5th-grade students, from the Modelo Santo Antônio State School, in Jaciara-MT. The research was carried out in two steps: a literature review, field research with the participation of students, and a didactic experiment, involving teacher and students, based on the didactic sequence teaching methodology, according to the themes: “The vaccination of children against Covid-19”, “Burning in the Pantanal” and the “Use of domestic Plastic”. The Students’ search for information about the proposed themes took place on the internet. We started with a round of conversations with the presentation of the respective themes so that the students made their considerations and questions about the themes. Afterward, there was the application of Collaborative Mathematical Problem Solving, resolved in groups. The analysis of the data produced through this research reveals that the students in the classroom in question experienced teaching and learning from the perspective of Critical Mathematics Education, and Collaborative Mathematical Problem Solving, in 2022, and that, in their majority, they had not experienced mathematics activities with school research of everyday topics and group work. The results point to the contribution of working with 5th-grade students taking into account the critical learning from the Critical Mathematics Education approach, with Collaborative Problem Solving as the starting point. During the development of the sequences, we noticed the contribution to the improvement of several skills, namely: stimulus to critical thinking that contributes to group debate and discussion; an active and cooperative student with their pairs; oral communication skills; improved student learning; and student participation in learning challenges in the proposed classroom activities, as well as in research. Therefore, it is necessary to re-signify and demystify the teaching of mathematics in the early years, to promote the ways of thinking and being of students and teachers concerning the teaching and learning of mathematics in a meaningful way.
Palavra-chave: Educação matemática crítica
Resolução de problemas
Experimento didático
Anos iniciais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Critical mathematics education
Problem solving
Didactic experiment
Early years
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MAGALHÃES, Benedita Neire Almeida de. A contribuição da educação matemática crítica, para o processo de ensino e aprendizagem baseada na resolução colaborativa de problemas. 2023. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6348
Data defesa documento: 28-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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