Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/647
Tipo documento: Dissertação
Título: As mudanças ocorridas no livro didático de matemática e a sua influência na prática pedagógica do professor
Autor(es): Turíbio, Solange Ramos Teixeira
Orientador(a): Silva, Adelmo Carvalho da
Membro da Banca: Silva, Adelmo Carvalho da
Membro da Banca: Cavalcanti , Almir César Ferreira
Membro da Banca: Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Resumo : Esta pesquisa busca compreender as práticas dos professores permeadas pelo uso do livro didático, uma vez que este se trata de um importante instrumento de apoio para o trabalho docente. As investigações produzidas no âmbito dessa perspectiva permitiram verificar a existência de um considerável referencial teórico referentes às temáticas - Ensino de Matemática e Geometria - porém no que se refere ao papel do Livro Didático na prática do professor a bibliografia é restrita. O objetivo desta pesquisa foi investigar o grau da influência da organização do conteúdo do livro didático de Matemática na prática pedagógica dos professores que ensinam Matemática nos últimos anos do Ensino Fundamental. O presente estudo teve como propósito responder às seguintes questões: a) como a Matemática é ensinada na escola? b) os professores utilizam o livro didático para ensinar? c) como utilizam? d) se utilizam, como é feita a seleção do livro didático de Matemática? e) a organização do conteúdo expressa no livro exerce influência na prática pedagógica do professor? Para tanto, norteia-se, inicialmente, nas reflexões sobre a importância do livro didático no contexto escolar apresentadas por Soares (1996), Lajolo (1996), Choppin (2004), Bittencourt (2004) e Carvalho e Lima (2010). Quanto às ponderações sobre a Matemática e seu ensino os estudos se pautaram nos pressupostos de D’Ambrósio (1993), Gadotti (1995), Fiorentini (1995, 2002), Polya (1997), Gáscon (1998), Dante (1998), Pais (2002), Onuchic (2004), D’Ambrósio (1990, 2012), Silva (2009), Cavalcanti (2010) e Freire (2013). As considerações sobre o ensino de geometria ancoraram-se em Dana (1994), Grande (1994), Usiskin (1994), Vitti (1994) e Nacarato (2002). Utiliza-se dos fundamentos teóricos da pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação, entrevista e análise documental. Para verificar as mudanças ocorridas na forma de organização dos conteúdos nos livros didáticos escolhidos para a pesquisa, foi utilizado a análise de conteúdo, e para a análise dos apontamentos referentes às práticas dos professores em sala de aula empregou-se o método interpretativo. A análise dos livros demonstrou mudanças significativas em relação à forma de apresentação dos conteúdos, principalmente da geometria. Contudo, é possível admitir que, apesar da geometria se fazer presente em diversos conteúdos trabalhados, o seu estudo propriamente dito ainda é deixado para segundo plano, pois a mesma continua sendo apresentada nos capítulos finais do livro didático. Durante as observações foi possível perceber que, apesar do professor ter domínio de conteúdo e também autonomia para selecionar os temas que julga necessários ao conhecimento de seus alunos, há momentos em que é preciso recorrer ao livro didático. A investigação ora proposta não se apresenta com a pretensão de propor novas metodologias ou soluções para os problemas referentes ao mau uso do livro didático em sala de aula, mas como um canal para levantar questões que levem à reflexão sobre a importância desse instrumento em sala de aula.
Resumo em lingua estrangeira: This paper aims to comprehend teachers’ practices through in-class textbook use, since this is an important supportive tool for the teaching task. The investigations carried out following such perspective made it possible to verify the existence of a considerable theoretical background regarding the theme - Mathematics and Geometry Teaching - yet, regarding the role of the textbook effect on teacher’s practice, there is not much bibliography available. The aim of this research was to investigate the level of influence on the Mathematics textbook syllabus organization considering the pedagogical practice of the professionals who teach Mathematics to senior students in Board School. This very paper was intended to answer the following questions: a) how is Mathematics taught at school? b) do the teachers make use of a textbook to teach? c) how do they use it? d) if they use it, how is the selecting process of the Mathematics textbook like? e) does the content organization expressed in the textbook influence the teacher’s pedagogical practice? In order to achieve its goal, it initially follows the reflections on the importance of the textbook in the schooling context by Soares (1996), Lajolo (1996), Choppin (2004), Bittencourt (2004) and Carvalho e Lima (2010). Regarding the ponderings about Mathematics itself as well as its teaching, such study followed the ideas by D’Ambrósio (1993), Gadotti (1995), Fiorentini (1995, 2002), Polya (1997), Gáscon (1998), Dante (1998), Pais (2002), Onuchic (2004), D’Ambrósio (1990, 2012), Silva (2009), Cavalcanti (2010) and Freire (2013). The considerations about teaching Geometry were based on Dana (1994), Grande (1994), Usiskin (1994), Vitti (1994) and Nacarato (2002). Theoretical fundaments of qualitative research are also at use, relying on data collecting tools, observation, interview and document analysis. In order to verify changes that occurred in the way of organizing such contents in textbooks selected for the research, content analysis was prime, and the interpretative method was employed to analyze the notes related to teachers’ practices in the classroom. The textbook analysis highlighted significant changes in relation to content presentation, mostly Geometry-related ones. However, it is possible to admit that, despite Geometry’s being part of several topics that were covered, studying-teaching Geometry is not a priority yet, since it continues to be placed at the end of the textbook, as its last chapters. During the observation period, it was also possible to realize that, despite the teacher’s knowledge as well as his/her autonomy to select themes s/he considered necessary through his/her students’ life, there are moments when s/he needs to rely on the textbook itself. The investigation we focus on here does not intend to propose new methodologies or solutions to the problems involving the inadequate use of the textbook in the classroom, rather it is a way to provide questions that may lead to reflection on the importance of such tool in the classroom environment.
Palavra-chave: Livro didático
Matemática
Geometria
Ensino da matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Textbook
Mathematics
Geometry
Mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: TURÍBIO, Solange Ramos Teixeira. As mudanças ocorridas no livro didático de matemática e a sua influência na prática pedagógica do professor. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/647
Data defesa documento: 3-Jun-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Solange Ramos TeixeiraTuribio.pdf2.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.