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Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino da peteca esportiva : a participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental
Autor(es): Silva, Astolfo de Goes
Orientador(a): Gomes, Cléo Ferreira
Membro da Banca: Gomes, Cléo Ferreira
Membro da Banca: Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Membro da Banca: Kawashima, Larissa Beraldo
Membro da Banca: Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Juliani, Moacir
Resumo : Esta pesquisa investiga a participação dos alunos através da implementação de uma unidade didática de peteca enquanto esporte de rede. Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, considerando as diversas possibilidades de envolvimento nas aulas durante o ensino da peteca esportiva. Esse esporte mantém estreitas relações com os povos originários brasileiros, além de ser uma modalidade diversa entre as divulgadas pela mídia no Brasil. Sobre a participação dos alunos, buscamos ampliar a discussão de um conceito que comumente é relacionado apenas à execução das atividades práticas presentes nas aulas, porém propomos indagar a participação em outras funções possíveis de serem desenvolvidas durante o ensino dos esportes. A pesquisa se deu através de uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida na Escola Estadual Governador “José Garcia Neto”, em Várzea Grande-MT, com alunos do 9° ano, seguindo os pressupostos metodológicos de pesquisa-ação. A unidade escolar em questão não possui quadra de esportes, apenas um pátio, o que influenciou diretamente o estudo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários abertos, sendo o primeiro um diagnóstico para perceber suas experiências anteriores nas aulas de Educação Física e seus conhecimentos prévios relacionados à disciplina, a partir desse instrumento foi elaborado um plano de intervenção através da elaboração de uma unidade didática para o ensino da peteca esportiva. Ao término desta unidade didática, foi aplicado o segundo questionário para compreender o impacto da unidade didática na participação dos estudantes, bem como verificar sua opinião sobre o ensino dessa modalidade esportiva. Outra estratégia que adotamos neste estudo envolveu o uso do diário de campo, quando realizamos a observação participante, registrando anotações referentes aos fatos ocorridos no decorrer das aulas. Todos os dados coletados foram analisados, organizados e relacionados de acordo com as teorias estudadas, utilizando como referência a análise das categorias de codificação proposto por Bogdan e Biklen. A análise e discussão dos resultados aconteceram a partir de duas categorias: “Elaboração e implantação da unidade didática sobre peteca: potencialidades e desafios" e "A participação dos alunos nas aulas de peteca". Assim, constatamos que uma abordagem mais ampla da peteca esportiva, oferecendo a participação como jogador, mas também como árbitro, mesário e auxiliar de arbitragem, potencializou a participação dos alunos nas aulas. A diversificação das atividades, atingindo as dimensões conceituais e atitudinais, também favoreceu o engajamento dos estudantes com a peteca esportiva. Entre as dificuldades, identificamos o local das aulas e o excesso de faltas durante a implementação da unidade didática. Por fim, concluímos que uma abordagem mais integral dos conteúdos esportivos pode potencializar a participação dos alunos e contribuir com sua formação acadêmica.
Resumo em lingua estrangeira: This research investigates student participation through the implementation of a didactic unit on shuttlecock as a net sport. Thus, this study aims to analyze student participation in Physical Education classes, considering the various possibilities for involvement in classes during the teaching of shuttlecock sport. This is a sport with close ties to the native peoples of Brazil, as well as being one of the most diverse sports in Brazil. About student participation, we sought to broaden the discussion of a concept that is commonly related only to the execution of practical activities present in classes, but we propose to investigate participation in other possible functions to be developed during the teaching of sports. The research used a qualitative approach and was carried out at the Governador Garcia Neto State School, in Várzea Grande-MT, with 9th-grade students, following the methodological assumptions of action research. The school in question does not have a sports court, only a patio, which directly influenced the study. Two open-ended questionnaires were used as data collection instruments, the first being a diagnosis to understand their previous experiences in Physical Education classes and their prior knowledge related to the subject. Based on this instrument, an intervention plan was drawn up through the development of a didactic unit for teaching the sports shuttlecock. At the end of this didactic unit, the second questionnaire was applied to understand the impact of the didactic unit on student participation, as well as to check their opinion on teaching this sport. Another strategy we adopted in this study involved the use of a field diary, where we carried out participant observation, recording notes on the events that took place during the lessons. All the data collected was analyzed, organized, and related according to the theories studied, using the analysis of coding categories proposed by Bogdan and Biklen as a reference. The analysis and discussion of the results were based on two categories: "Development and implementation of the didactic unit on shuttlecocks: potential and challenges" and "Student participation in shuttlecock classes". Thus, we found that a broader approach to shuttlecock sport, offering participation as a player, but also as a referee, coach, and assistant referee, boosted student participation in classes. The diversification of the activities, reaching both the conceptual and attitudinal dimensions, also favored the students' engagement with the shuttlecock. Among the difficulties, we identified the location of the classes and the excess of absences during the implementation of the didactic unit. Finally, we conclude that a more holistic approach to sports content can enhance student participation and contribute to their academic training.
Palavra-chave: Esporte
Esporte de rede/quadra dividida
Peteca
Palavra-chave em lingua estrangeira: School physical education
Sport
Net sport
Shuttlecock
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: SILVA, Astolfo de Goes. O ensino da peteca esportiva: a participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental. 2023. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6685
Data defesa documento: 7-Dec-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

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