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http://ri.ufmt.br/handle/1/6691
Tipo documento: | Tese |
Título: | Saberes e fazeres no espaço urbano de Barra do Garças e Pontal do Araguaia a partir da benzeção |
Autor(es): | Peres, Gleison Peralta |
Orientador(a): | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Costa, Janaina Santana da |
Membro da Banca: | Mocci, Gisele |
Membro da Banca: | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Membro da Banca: | Domingues, Andrea Silva |
Resumo : | O presente estudo está inserido na linha de pesquisa "Movimentos Sociais, Política e Educação Popular", desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Educação (GEPTE), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Assim sendo, a tese parte dos princípios da educação não escolar, que ocorrem em outros espaços, abordando a relação entre os saberes da medicina popular. Apresenta como objetivo geral analisar a medicina popular como um processo de resistência, cura e cuidado, que está intimamente relacionado à saúde física e mental, enquanto os objetivos específicos incluem investigar as práticas de medicina popular que ocorrem no espaço urbano de Barra do Garças e Pontal do Araguaia por meio dos/as benzedores/eiras; identificar os elementos que compõem esses saberes populares; apresentar a fé como um meio de cura na medicina popular, buscando expor elementos que possam complementar a medicina oficial e discutir como a prática do benzimento pode subsidiar os saberes da medicina oficial para promover melhores resultados na saúde das pessoas. A justificativa está baseada na relevância social desses saberes populares e na necessidade de compreender como eles podem complementar a medicina oficial. A metodologia deste estudo envolve a utilização do materialismo histórico como referencial teórico. Trata-se de uma pesquisa participante (Brandão, 2007), baseando-se na observação, nas entrevistas, nas fotografias e no acompanhamento de sessões de benzimento, além de estar fundamentada no referencial teórico do campo relacionado ao materialismo histórico-dialético (Kosik, 1976; Saviani, 2007; Marx, 1984), eleito como método deste estudo. Os dados empíricos, coletados por meio de conversas e reflexões com pessoas da comunidade que praticam ou acreditam na benzeção como forma de cura e cuidado, ou seja, homens e mulheres moradores das cidades de Pontal do Araguaia/MT e Barra do Garças/MT, apontam suas perspectivas e seus modos de ensinar, aprender e intermediar a cura a partir do diálogo com a natureza, religião e cultura, com humanos e não humanos. Por fim, a cura pela fé ocorre de forma que tanto a relação dos/as benzidos/as quanto benzedores/eiras se constitui como instrumentos que podem contribuir com a saúde e tratamentos realizados na medicina oficial. Destaca-se que essas práticas da medicina popular, seja a partir das rezas, plantas ou orientações, buscam alinhar corpo e espírito, que necessitam de cuidados que perpassam a medicina oficial e se complementam. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study is part of the research line "Social Movements, Politics, and Popular Education," developed within the Group for Studies and Research in Work and Education (GEPTE) at the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso (PPGE/UFMT). In this regard, the thesis is based on the principles of non-formal education, which occur in other spaces, addressing the relationship between the knowledge of folk medicine. Its general objective is to analyze folk medicine as a process of resistance, healing, and care, which is closely related to physical and mental health. The specific objectives include investigating the practices of folk medicine occurring in the urban space of Barra do Garças and Pontal do Araguaia through healers; identifying the elements that comprise this popular knowledge; presenting faith as a means of healing in folk medicine, seeking to expose elements that may complement official medicine and discussing how the practice of blessing can support the knowledge of official medicine to promote better health outcomes. The justification is based on the social relevance of this popular knowledge and the need to understand how it can complement official medicine. The methodology of this study involves the use of historical materialism as a theoretical framework. It is a participatory research (Brandão, 2007), based on observation, interviews, photographs, and the accompaniment of blessing sessions, and is grounded in the theoretical framework related to dialectical historical materialism (Kosik, 1976; Saviani, 2007; Marx, 1984), chosen as the method for this study. The empirical data, collected through conversations and reflections with community members who practice or believe in blessings as a form of healing and care—namely, men and women living in the cities of Pontal do Araguaia/MT and Barra do Garças/MT—reflect their perspectives and their ways of teaching, learning, and mediating healing through dialogue with nature, religion, and culture, involving both human and non-human entities. Ultimately, faith-based healing occurs in such a way that both the relationship of the blessed individuals and the healers constitutes instruments that can contribute to health and treatments performed in official medicine. It is noteworthy that these practices of folk medicine, whether through prayers, plants, or guidance, seek to align body and spirit, necessitating care that transcends official medicine and serves to complement it. |
Palavra-chave: | Trabalho e educação Educação não escolar Cura Ciência Fé |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Work and education Non-formal education Healing Science Faith |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PERES, Gleison Peralta. Saberes e fazeres no espaço urbano de Barra do Garças e Pontal do Araguaia a partir da benzeção. 2024. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6691 |
Data defesa documento: | 14-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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