Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6713
Tipo documento: Dissertação
Título: Olimpíadas de filosofia : por um ensino significativo
Autor(es): Machado, Marcos Antonio Dimas
Orientador(a): Jesus, Rodrigo Marcos de
Membro da Banca: Jesus, Rodrigo Marcos de
Membro da Banca: Silva, Alécio Donizete da
Membro da Banca: Ferraz, Lara Sayão Lobato de Andrade
Resumo : Este trabalho visa desenvolver a didática para o evento conhecido como Olimpíada de Filosofia para a educação do estado do Mato Grosso, a partir das experiêcias empíricas em sala de aula das escolas estaduais e particulares da cidade de SorrisoMT. Para tanto, inicia-se por definir qual é a concepção de Filosofia que adotamos. Em seguida, traçamos um breve histórico das olimpíadas de Filosofia no Mundo, nas América do Sul e no Brasil, com foco na que serviu de inspiração para esse trabalho, que é a Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, que faz uso da concepção de Filosofia do professor uruguaio Maurício Langón, que desenvolve o modelo de olimpíada filosófica não competitiva. Demonstramos como desenvolvemos o filosófico de Langón em sala de aula e, por fim, propomos um possível modelo para ser desenvolvida as fases da Olimpíada de Filosofia no Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to develop didactics for the event known as the Philosophy Olympiad for education in the state of Mato Grosso, based on empirical experiences in the classroom of state and private schools in the city of Sorriso-MT. To this end, we begin by defining the conception of Philosophy that we adopt, then we outline a brief history of the Philosophy Olympiads in the world, in South America and in Brazil, focusing on the one that served as inspiration for this work, which is the Rio de Janeiro Philosophy Olympiad, which uses the conception of Philosophy of Uruguayan professor Mauricio Langón, who develops the model of a non-competitive philosophical Olympiad. We demonstrate how we developed Langón's philosophy in the classroom and, finally, we propose a possible model for developing the phases of the Philosophy Olympiad in Mato Grosso.
Palavra-chave: Filosofia brasileira
Olimpíada de filosofia
Filosófico
Rigor filosófico
Maurício Langon
Palavra-chave em lingua estrangeira: Philosophy
Philosophy olympiad
Philosophical teaching
Philosophical rigor
Mauricio Langon
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO
Referência: MACHADO, Marcos Antonio Dimas. Olimpíadas de filosofia: por um ensino significativo. 2024. [125] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6713
Data defesa documento: 10-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Marcos Antonio Dimas Machado.pdf2.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.