Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6713
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Olimpíadas de filosofia : por um ensino significativo |
Autor(es): | Machado, Marcos Antonio Dimas |
Orientador(a): | Jesus, Rodrigo Marcos de |
Membro da Banca: | Jesus, Rodrigo Marcos de |
Membro da Banca: | Silva, Alécio Donizete da |
Membro da Banca: | Ferraz, Lara Sayão Lobato de Andrade |
Resumo : | Este trabalho visa desenvolver a didática para o evento conhecido como Olimpíada de Filosofia para a educação do estado do Mato Grosso, a partir das experiêcias empíricas em sala de aula das escolas estaduais e particulares da cidade de SorrisoMT. Para tanto, inicia-se por definir qual é a concepção de Filosofia que adotamos. Em seguida, traçamos um breve histórico das olimpíadas de Filosofia no Mundo, nas América do Sul e no Brasil, com foco na que serviu de inspiração para esse trabalho, que é a Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, que faz uso da concepção de Filosofia do professor uruguaio Maurício Langón, que desenvolve o modelo de olimpíada filosófica não competitiva. Demonstramos como desenvolvemos o filosófico de Langón em sala de aula e, por fim, propomos um possível modelo para ser desenvolvida as fases da Olimpíada de Filosofia no Mato Grosso. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to develop didactics for the event known as the Philosophy Olympiad for education in the state of Mato Grosso, based on empirical experiences in the classroom of state and private schools in the city of Sorriso-MT. To this end, we begin by defining the conception of Philosophy that we adopt, then we outline a brief history of the Philosophy Olympiads in the world, in South America and in Brazil, focusing on the one that served as inspiration for this work, which is the Rio de Janeiro Philosophy Olympiad, which uses the conception of Philosophy of Uruguayan professor Mauricio Langón, who develops the model of a non-competitive philosophical Olympiad. We demonstrate how we developed Langón's philosophy in the classroom and, finally, we propose a possible model for developing the phases of the Philosophy Olympiad in Mato Grosso. |
Palavra-chave: | Filosofia brasileira Olimpíada de filosofia Filosófico Rigor filosófico Maurício Langon |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Philosophy Philosophy olympiad Philosophical teaching Philosophical rigor Mauricio Langon |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO |
Referência: | MACHADO, Marcos Antonio Dimas. Olimpíadas de filosofia: por um ensino significativo. 2024. [125] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6713 |
Data defesa documento: | 10-Apr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Marcos Antonio Dimas Machado.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.