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http://ri.ufmt.br/handle/1/856
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Formação inicial e áreas de atuação profissional de egressos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do período de 2004 - 2009 |
Autor(es): | Uliana, Edna Regina |
Orientador(a): | Beraldo, Tânia Maria de Lima |
Membro da Banca: | Ferreira, Márcia Serra |
Membro da Banca: | Callil, Claudia Tasso |
Membro da Banca: | Beraldo, Tânia Maria de Lima |
Membro da Banca: | Guarim, Vera Lucia Monteiro dos Santos |
Resumo : | A constatação de que a escassez de professores do Ensino Médio é uma das mazelas da educação brasileira motivou a realização deste estudo cuja finalidade é analisar a formação inicial e atuação profissional de egressos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (período de 2004 a 2009) da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, buscando estabelecer relações entre essas duas dimensões do processo de profissionalização. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de análise de documentos (leis, decretos, resoluções, projeto pedagógico, entre outros) de questionários e de entrevistas realizadas com egressos. As análises indicam que, durante muito tempo, a formação promovida no curso de Ciências Biológicas seguiu o modelo de ensino denominado esquema “3+1”. Esta denominação está relacionada com o fato de que os três primeiros anos destinam-se ao estudo de conhecimentos específicos e o último ao estudo das questões didático-pedagógicas. Considera-se que este modelo de ensino, associado à racionalidade técnica, tornou a licenciatura um bônus do bacharelado. As numerosas e contundentes críticas a esse modelo apontam a necessidade de definição clara da identidade do licenciado. Neste sentido, aponta-se como caminho a adoção de um ‘novo’ modelo de formação pautado na racionalidade prática. As mudanças propostas deslocam o foco da formação do ensino de conteúdos específicos para a prática, o que exige considerar o professor como um produtor de conhecimentos. O discurso que faz a defesa da racionalidade prática está presente na literatura da área e, de forma explícita, nas Diretrizes Curriculares Nacionais que, na atualidade, orientam a formação de professores da educação básica. Todavia, dados deste estudo indicam que embora as citadas diretrizes tenham impelido à distinção entre bacharelado e licenciatura, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas foram formuladas na perspectiva de atender tanto o bacharelado como a licenciatura, caracterizando-se, portanto, como um texto híbrido. Este hibridismo foi observado no projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFMT, uma vez que, esse objetivou tanto à formação de biólogos e como de professores. Dados deste estudo indicam, com relação às áreas de atuação profissional, os egressos do curso licenciatura em questão atuam em diversos campos seja como biólogos e/ou como docentes. Na opinião dos sujeitos do estudo houve fragilidade na formação pedagógica. No entanto, o aspecto mais relevante do curso mais apontado foi a formação para a pesquisa possibilitada em especial pelas disciplinas de Ecologia, como também pelos estágios de iniciação científica (PIBIC ou VIC). Em suma, o conjunto de dados deste estudo permite afirmar que a maioria dos egressos considerou a formação “hibrida” promovida pelo curso como de boa qualidade, pois favorece a atuação dos dois perfis profissionais. Este fato dá evidências de que o problema da formação de professores não se restringe à cisão entre bacharelado e licenciatura e consequente definição da identidade clara de ambos. Há razões para crer que o problema da escassez de professores da área das Ciências da Natureza está relacionado particularmente com a não atratividade do magistério, expressa na precarização do trabalho docente. Entendemos que esta questão só pode ser resolvida com políticas públicas que valorizem o magistério pela garantia de formação de qualidade, condições adequadas de trabalho e salários dignos, requisitos fundamentais para a construção da profissionalização docente. |
Resumo em lingua estrangeira: | The finding that the shortage of teachers of secondary school is one of the shortcomings of Brazilian education motivated this study whose purpose is to analyze the initial training and professional performance of graduates of the course of Full Degree in Biological Sciences (from 2004 to 2009) Federal University of Mato Grosso, Cuiabá campus, seeking to establish relations between these two dimensions of the professionalization process. This is a case study approach with qualitative and quantitative. Data were obtained through analysis of documents (laws, decrees, resolutions, the education program, among others) of questionnaires and interviews with graduates. The analysis indicates that for a long time, promoted the formation in the course of Biological Sciences followed the model of teaching scheme called "3 +1". This designation is related to the fact that the first three years are for the study of specific knowledge and the latest study of the didactic and pedagogical issues. It is considered that this teaching model, coupled with technical rationality, a bonus has a degree of bachelor. The numerous and damning criticism of this model indicate the need for clear definition of the identity of the licensee. In this sense, it is pointed out as a way to adopt a 'new' model of education based on practical rationality. The proposed changes would shift the focus of the training of teaching content specific to the practice, which requires considering the teacher as a producer of knowledge. The speech that makes the defense of practical rationality is present in the literature, and explicitly in the National Curriculum Guidelines that, at present, direct the training of teachers of basic education. However, data from this study indicate that although the aforementioned guidelines have driven the distinction between bachelor's degree and the National Curriculum Guidelines for Biological Sciences courses were formulated with a view to serve both as a BA degree, characterized therefore as a hybrid text. This hybridization was observed in the pedagogical project of the degree course in Biological Sciences UFMT, since this was aimed both at biologists and training as teachers. Data from this study indicate, with respect to the areas of professional practice, graduates of the undergraduate course in question is operating in various fields such as biologists and / or as teachers. In the opinion of the study subjects was weakness in teacher training. However, the most relevant aspect of the course was aimed more training for the research made possible especially by the disciplines of ecology, but also through the stages of scientific initiation (PIBIC or VIC). In short, the set of data from this study to suggest that the majority of graduates found the training "hybrid" promoted by the course as good quality because it facilitates the work of two professional profiles. This fact gives evidence that the problem of teacher training is not restricted to the split between baccalaureate and graduate and consequent clear definition of the identity of both. There are reasons to believe that the shortage of teachers in the area of Natural Sciences is related particularly to the nonattractiveness of teaching, expressed in the casualization of teaching. We understand that this question can only be resolved by public policies that enhance the teaching profession by ensuring quality education, adequate working conditions and decent wages, basic requirements for the construction of professionalization. |
Palavra-chave: | Licenciatura em ciências biológicas Egressos Atuação profissional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Degree in biological sciences Graduates Professional practice |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ULIANA, Edna Regina. Formação inicial e áreas de atuação profissional de egressos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do período de 2004-2009. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/856 |
Data defesa documento: | 1-Jul-2011 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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